Feitos para voar: carros de 2017 são mesmo muito rápidos

A F1 mudou os carros drasticamente para aumentar a velocidade. Se a expectativa era ver os carros mais velozes da história, terão de esperar um pouco. Mas é o carro mais veloz em ao menos 11 anos

Pedro Henrique Marum, do Rio de Janeiro

 

 

A F1 entendeu que precisava mudar para atrair de volta a atenção perdida nos últimos anos e conseguir trazer os fãs mais jovens, como tinha facilidade de fazer nos áureos tempos. Para isso, mudou drasticamente: especialmente na velocidade. A expectativa era de carros cerca de 5s mais rápidos em 2017. O que se viu na pré-temporada foi que, de fato, a mais importante alteração de regulamento está perto de alcançar o objetivo.

A régua para se basear é, obviamente, a pré-temporada de um ano atrás. Com um modelo técnico feito de tradicional e com os carros mais rápidos que aquele livro de regras poderia oferecer, a melhor volta dos testes coletivos em 2016 foi de 1min22s765. Com todas as mudanças, logo no primeiro ano da nova regulamentação, Kimi Räikkönen conseguiu emplacar 1min18s634. Os números apontam uma diferença que pode não ser de 5s, mas é brutal mesmo assim: 4s131.

A segunda comparação possível mantendo em vista o mesmo traçado, o do Circuito da Catalunha, é de alguns meses depois da pré-temporada de 2016. Na classificação para o GP da Espanha, então em maio, Lewis Hamilton conseguiu melhorar em mais de 0s7 e cravou 1min22s000 como o tempo da pole. Mesmo na melhora, a diferença ainda é uma ribanceira: 3s366. E a tendência é que esta diferença aumente até maio.

Nos últimos meses, porém, o que se criou foi uma grande expectativa além da comparação com 2016 apenas, mas com o lugar dos bólidos de 2017 na história. “Eu acho que a F1 terá em 2017 os carros mais rápidos de todos os tempos”, afirmou o diretor de engenharia da Mercedes, Aldo Costa, numa entrevista concedida à rede de TV americana CNN ainda em fevereiro, antes dos carros irem à pista. Como os monopostos novos andaram apenas numa pista por enquanto, tudo fica restrito ao que foi mostrado. A régua para a comparação histórica precisa ser também com o Circuito da Catalunha. 

 

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