Temporada da MotoGP marca início de nova era em meio a cenário com sequelas de guerra

A MotoGP abre 2016 dando o chute inicial em uma nova fase. A Bridgestone sai de cena dando lugar à Michelin, com a Magneti Marelli aparecendo para fornecer eletrônica padronizada para todo mundo

Juliana Tesser, de São Paulo

Assim como acontece desde 2007, o circuito de Losail, no Catar, vai receber neste fim de semana a abertura da temporada da MotoGP. Desta vez, entretanto, o traçado localizado nas cercanias de Doha vai ser o ponto de partida para uma nova era no Mundial.

Do lado técnico, são duas importantes novidades: a chegada da Michelin e a introdução de uma eletrônica padrão fornecida pela Magneti Marelli. Mas não é só isso. 2016 também verá novidades no regulamento esportivo e até mesmo no calendário.

Por si só, os novos pneus e a eletrônica padrão já seriam dois importantes atrativos, mas 2016 começa ainda na sombra de toda a polêmica do ano passado. Expoente máximo da MotoGP, Valentino Rossi declarou guerra a Marc Márquez e, de quebra, Jorge Lorenzo acabou se envolvendo no imbróglio. 

Além de ofuscar o título de Lorenzo, a briga entre Rossi e Márquez deixou sequelas e o piloto da Yamaha não mostra a menor disposição em reparar velhas mágoas. Como diria o poeta do mundo moderno Eminem, as feridas saram, mas as cicatrizes permanecem as mesmas.

Quer ler esta matéria na íntegra?