Rossi enfrenta nova batalha 'caseira'

Maverick Viñales chega à Yamaha disposto a superar Valentino Rossi, mas terá pela frente um adversário duríssimo. Italiano teve cinco companheiros na MotoGP e só um foi capaz de deixá-lo para trás

Vinícius Piva, de São Paulo

Em 2017, Valentino Rossi fará sua 17ª temporada na principal classe do Mundial de Motovelocidade em busca do seu tão sonhado décimo título. Aos 38 anos, Rossi parece bastante motivado para alcançar seu objetivo, mas terá pela frente um novo desafio. Antes de medir forças com a sempre competente Honda de Marc Márquez e Dani Pedrosa — como tem sido a tônica nos últimos anos —, o experiente piloto italiano terá pela frente um novo adversário dentro dos boxes da Yamaha: Maverick Viñales. 

O jovem e talentoso espanhol é a aposta da marca dos três diapasões para substituir Jorge Lorenzo, que fez as malas e se mudou para a Ducati. É o nome escolhido pelo time para o presente e para o futuro do time. Viñales, de apenas 22 anos, vem de duas ótimas temporadas pela Suzuki. Em 2015, somou pontos em 16 das 18 corridas do campeonato (terminou na 12ª colocação) e levou o prêmio de novato do ano. O ano seguinte foi ainda melhor. Conquistou a primeira vitória na MotoGP, na Inglaterra, e subiu ao pódio em outras três oportunidades: França, Japão e Austrália.

Mesmo que tenha muito a aprender com o “Doutor”, é claro que o #25 vai querer mostrar serviço e conquistar seu espaço na Yamaha. Nesse contexto, bater a lenda Rossi é, por si só, um belo cartão de visitas. E, ao menos nos testes de pré-temporada, conseguiu. Mostrou velocidade ao terminar as três sessões oficiais, na Malásia, na Austrália e no Catar, com o melhor tempo. Porém, Viñales não deve esperar vida fácil no duelo franco com Rossi. O histórico de Valentino frente a seus companheiros de equipe é amplamente favorável ao italiano. Dos cinco pilotos que dividiram os boxes com Rossi, tanto em Honda, Yamaha e Ducati, apenas um conseguiu, em alguns momentos, superá-lo. Seu nome é Jorge Lorenzo. Aliás, esse seria o principal motivo para o eneacampeão ter um relacionamento conturbado com #99?

Quer ler esta matéria na íntegra?