A Supremacia Penske

Se AJ Foyt, Rick Mears e Al Unser são os maiores pilotos vencedores da Indy 500, com 4 triunfos, nenhum dono de equipe consegue, nem de perto, ter o sucesso que Roger Penske possui no IMS. São 16 vitórias para Roger

Gabriel Curty, de São Paulo
Vencer as 500 Milhas de Indianápolis é sempre muito complicado. Por isso, o ranking histórico de triunfos entre pilotos é extremamente apertado, com apenas AJ Foyt, Al Unser e Rick Mears tendo subido ao lugar mais alto do pódio em quatro oportunidades.
 
Entretanto, a realidade na classificação geral de vitórias por donos de equipe tem uma incrível supremacia. Enquanto lendários nomes como Chip Ganassi, Foyt e Michael Andretti triunfaram quatro vezes e Lou Moore venceu edições, Roger Penske levou a melhor em inacreditáveis 16 ocasiões. Só neste século, Roger viu seus pilotos beberem o leite seis vezes.
 
A prova que abriu o caminho para o domínio de Roger nas estatísticas aconteceu em 1972. Naquele ano, apenas quatro após a estreia do time na Indy 500, Mark Donohue colocou a Penske no mapa, primeiro largando em um bom terceiro lugar, depois tomando a ponta de Jerry Grant com 12 voltas para o fim e assegurando o triunfo.
Quer ler esta matéria na íntegra?