Tem quem não goste de Stock Car. Mas umas corridinhas da categoria brasileira fariam um bem danado agora... O que estamos perdendo com essa paralisação?

Vontade de ver uma corridinha no domingo, né meu filho?

A Stock Car é usualmente colocada em segundo (ou terceiro, quarto..) plano pelos fãs de esporte a motor, e até mesmo pelos responsáveis por sua transmissão na televisão, mas a pandemia do novo coronavírus pelo mundo mostra algo inegável: mesmo quem não gosta da categoria brasileira pagaria, e muito, para tê-la na TV aos domingos neste momento.

Mas o que veríamos? Além do tradicional grid cheio, das diversas batidas e toques e da costumeira emoção na disputa pelo título, ao menos outras 10 situações poderiam aparecer para nós, fãs, para nossa diversão, como pilotos novatos nas pistas brasileiras, evolução de jovens e adaptação de recém-chegados à equipes.

Abaixo, então, o GRANDE PREMIUM cita 10 coisas que trazem expectativa para a Stock Car 2020, ao mesmo tempo que, também, trazem a saudade daquilo que não estamos vivendo.

A Stock Car iria (ou irá?) três vezes a Interlagos em 2020 (As emoções da Grande Decisão da Stock Car 2019 em Interlagos – Foto: Duda Bairros/Vicar)

Toyota

A chegada da Toyota à Stock Car foi confirmada no final de 2019; o novo Corolla, que dividirá as pistas com o Cruze da Chevrolet, foi mostrado em testes realizados em fevereiro; mas os novos carros correndo para valer, bem, isso vai demorar. A volta da categoria ao mundo multimarcas, fato tão elogiado, está no aguardo.

Matías Rossi

A marca japonesa tenta estabelecer raízes no Brasil por meio da Argentina. É isso mesmo: bastante firmada no país vizinho, entra na categoria brasileira já trazendo um piloto de seu projeto. Matías Rossi será o primeiro 'hermano' titular na Stock Car em muito tempo e estará na Full Time, como parceiro de Rubens Barrichello. Tanto sua chegada ao Brasil, como a ida do #111 ao Super TC 2000, também pela Toyota, iniciariam em março passado.

 

Os novos Cruze e Corolla da Stock Car (Os novos Cruze e Corolla da Stock Car – Foto: Duda Bairros)

Evolução

O crescimento de diversos pilotos era esperado para 2020: Bruno Baptista, após um ano com vitória; Gaetano Di Mauro, em seu segundo ano na categoria; Guilherme Salas, de volta após ganhar com sobras a Stock Light. Será que a parada pode prejudicá-los?

Novas duplas

O mercado da Stock Car foi agitado, e diversas novas duplas foram formadas. Após anos juntos, Ricardo Zonta e Átila Abreu agora possuem novos compaheiros em diferentes equipes, por exemplo; Nelsinho Piquet agora tem Rafael Suzuki ao lado, e não mais Barrichello; Thiago Camilo tem César Ramos substituindo a grávida Bia Figueiredo. O que cada um faria com estas novas junções nos boxes ganha um pouco de suspense.

Guilherme Salas está de volta à categoria principal (Guilherme Salas – Foto: Duda Bairros/Vicar)

O trio da Ipiranga

Será que César Ramos, após anos difíceis na Blau, se adaptaria rapidamente ao carro da Ipiranga? E Thiago Camilo, conseguiria se manter como 'rei da pole' e transformar isso em título? Outra questão, agora, é sobre Bia Figueiredo: com o calendário adiado, será que há tempo para que ela dispute mais corridas do que o planejado em razão da gravidez? E se sim, Ramos terá um terceiro carro na equipe?

Rubens Barrichello

O fã de automobilismo sabe que, por mais que se fosse possível assim o faria, Barrichello não correrá para sempre. Assim, toda chance do público da Stock Car de ver o #111 na pista é bastante apreciada, como é possível acompanhar nos autódromos pelo país. Será que esta ano será um a menos para os torcedores acompanharem o ídolo?

 

Será que Bia consegue disputar mais corridas do que o planejado para 2020? (Bia Figueiredo, Fan Push)

Corrida de Duplas

Uma das coisas mais pedidas pelo público e pelos próprios pilotos era a volta da Corrida de Duplas. Em 2020 o pedido seria (será?) atendido, com a abertura da temporada no formato de 200 km divididos entre o titular e um convidado. O mundo parece conspirar contra: ainda não foi desta vez que o retorno ocorreu.

Campeão do mundo

A Stock Car tem mais um campeão do mundo em seu grid em 2020: Sérgio Jimenez, que levou o Jaguar IPace e-Trophy em 2019 e acertou com a KTF após um ano e meio de negociações para voltar à categoria brasileira. Todo este tempo esperando para, na 'hora h', a paralisação chegar…

Sérgio Jimenez tenta voltar ao Brasil, mas ainda não chegou a hora… (Sérgio Jimenez (Foto: Reprodução))

Convidados especiais

Se tudo tivesse ocorrido conforme o planejado, a esta altura do ano já teríamos visto António Félix da Costa, Bruno Senna, Filipe Albuquerque, Felipe Nasr e José María 'Pechito' López correndo com um Stock Car – todos convidados para a Corrida de Duplas, é claro. Será que todos poderão retornar caso a prova possa ser disputada mais para o final de 2020?

Briga acirrada

Por fim, um dos fatores mais utilizados pela Stock Car (com razão) para divulgação de suas provas é a disputa pelo título, sempre apertada e com diversos pilotos embolados na pontuação. Com esta longa espera, perdemos por enquanto a chane de ver se Daniel Serra luta pelo tetra consecutivo; se a mudança de equipe fará bem para Julio Campos; se Ricardo Maurício volta a disputar com o companheiro de RC Eurofarma… 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar