Acostumada a mandar e desmandar na Fórmula 1 desde 2014, a Mercedes está abaixo da Red Bull em 2021. O GRANDE PREMIUM lista fatores que explicam a mudança na ordem de forças

No começo de 2021, quando a pré-temporada ainda rolava, muito se falava que a Red Bull teria condições de fazer frente à Mercedes e, quiçá, ameaçar aqui e acolá. Porém, após oito etapas, a situação é outra: a Red Bull já domina e subjuga a Mercedes, que, perdida, fica atrás dos taurinos em uma posição que há muito não lhe pertencia.

Com oito corridas passadas, a Red Bull tem a ponta do Mundial de Pilotos com Max Verstappen, com 156 pontos, contra os 138 de Lewis Hamilton. Já no Mundial de Construtores, a equipe austríaca tem 252 tentos, contra os 212 dos anglo-alemães, corroborando o domínio taurino no ano. Com tudo isso na conta, o GRANDE PREMIUM elenca aqui alguns motivos que explicam o protagonismo da escuderia dos energéticos em 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Motor Honda é claramente o mais desenvolvido para 2021 (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

Evolução do motor Honda

Desde o retorno à Fórmula 1, a companhia japonesa buscava uma afirmação total de que tinha voltado à boa forma. Após protagonizar cenas vergonhosas com a McLaren, sobretudo em 2015 e 2016, a empresa passou a fornecer a unidade motriz para a Red Bull a partir de 2019.

Após ficar atrás da Mercedes e das unidades de potência da Ferrari, a Honda entrega em 2021 um verdadeiro “canhão” para os taurinos, que até o momento dominam o campeonato e apresentam um carro melhor na parte aerodinâmica e também no quesito potência.

O RB16B se adaptou melhor às mudanças de regulamento para 2021 (Crédito: Red Bull / Twitter)

Melhor compreensão do regulamento

Às vésperas da entrada do novo regulamento técnico da Fórmula 1, que passa a vigorar em 2022, pouco mudou entre 2020 e 2021. Dito isso, algumas mudanças aconteceram. A diminuição do downforce, causada pelas alterações no assoalho, as mudanças no difusor e nos dutos de freio traseiros parecem ter caído melhor para o RB16B, que evoluiu melhor que o W12 e desponta como o grande carro de 2021.

Sergio Pérez se adaptou à nova casa e já até venceu pela Red Bull, no GP do Azerbaijão (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

Chegada de Sergio Pérez

Verdade seja dita: ‘Checo’ demorou a engrenar na equipe taurina. O mexicano pediu cinco corridas para se adaptar; tão logo o prazo se esgotou, venceu o GP do Azerbaijão em atestado límpido de que estava adaptado à nova casa.

No Mundial, Pérez é o terceiro colocado, com 96 pontos, atrás apenas do líder, Max Verstappen e de Lewis Hamilton. Com um segundo piloto tão forte assim, a Red Bull anota vantagem neste quesito.

Valtteri Bottas não justifica sua permanência na Mercedes para 2022 e sofre com seguidos revezes na temporada (Foto: Mercedes)

Má fase de Valtteri Bottas

Se do lado taurino o segundo piloto é sinônimo de segurança e bons resultados, a Mercedes conta com um Valtteri Bottas mais apagado do que nunca. Cercado pela especulação de que deixará a equipe no fim de 2021, o nórdico pouco faz na pista para justificar a permanência.

Como melhores resultados, quatro terceiros lugares, no GP do Bahrein, Portugal, Espanha e mais recentemente na Estíria. Além disso, uma pole-position em Portimão se destaca no cartel do finlandês, que é apenas o quinto colocado no Mundial de Pilotos com 74 pontos, atrás inclusive de Lando Norris, da McLaren.

Além do resultado aquém nas pistas e da incerteza do futuro, Bottas ainda consegue protagonizar cenas que apenas reforçam sua saída da Mercedes, como a enfadonha rodada nos boxes no GP da Estíria e a ríspida troca de mensagens por rádio com a equipe no GP da França.

Max Verstappen celebra vitória na França (Foto: Red Bull Content Pool)

Ótima fase de Max Verstappen

Max Verstappen está melhor do que nunca. Aos 23 anos de idade, o holandês já se mostra pronto para ser campeão mundial. Sabendo dosar a genialidade com a consistência, o piloto não comete mais erros bobos ou joga fora chances preciosas.

Com quatro vitórias e três pole-positions, Verstappen alinha o ótimo RB16B que tem nas mãos com uma eficácia impressionante e tira proveito das falhas da Mercedes de maneira impiedosa. Com 156 tentos no Mundial, 18 a mais que Hamilton, o holandês abre vantagem e pavimenta o caminho rumo ao primeiro mundial da carreira.

A Red Bull, até o momento, passeia sobre a Mercedes e desponta como a equipe a ser batida em 2021 (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

Red Bull quase perfeita, Mercedes perdida

Se até 2021 a Mercedes ditava o ritmo de tudo, apresentava estratégias brilhantes, carros perfeitos e vencia com sobras, em 2021 tudo mudou. Acostumada no passado recente a ter o protagonismo, a Red Bull até perdeu o GP do Bahrein, levando um undercut dos anglo-alemães.

Porém, depois disso, com as lições devidamente aprendidas, a equipe dos energéticos passou a dar as cartas, dominar, inovar e vencer a Mercedes em estratégias e na pista, salvo o GP da Espanha, último triunfo da Mercedes em 2021. Um incrível jejum de quatro corridas fora do topo do pódio.

CHRISTIAN HORNER; RED BULL;
Christian Horner não crê que a Mercedes abandonou o desenvolvimento do W12 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Foco total em 2021

A equipe dos energéticos quer ser oportunista. Mesmo correndo o risco de iniciar 2022 atrás, quando o novo regulamento técnico da categoria entrará em vigor, a equipe foca em 2021 e na chance única de sair da fila de títulos que dura desde 2013.

Com uma era híbrida dominada pela Mercedes, a Red Bull sabe que 2021 é a oportunidade perfeita para desbancar os anglo-alemães e, até agora, cumpre à risca o papel de desafiante.

Do outro lado da briga, por mais que Lewis Hamilton não queira, a Mercedes jura de pé junto que deixou de lado o desenvolvimento do W12 e que já deposita as forças no carro da próxima temporada. Christian Horner, chefe taurino, crê em um blefe dos anglo-alemães, mas na pista a diferença é facilmente sentida.

Max Verstappen venceu o GP de Mônaco e Sergio Pérez foi o melhor nas ruas do GP do Azerbaijão (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

100% de aproveitamento nas corridas de rua

Etapas em circuitos de rua sempre trazem um tempero especial para as corridas. Em 2021, a rodada dupla de circuitos não permanentes bagunçou o campeonato e serviu como impulso para os taurinos tomarem as rédeas do certamente. Após uma corrida pífia da Mercedes, que viu Bottas abandonar por conta de um pit-stop desastroso e Hamilton finalizar apenas em sétimo, a Red Bull venceu com Verstappen.

Na rodada seguinte, nas ruas da capital azeri, Verstappen abandonou após um furo de pneu, mas ‘Checo’ Pérez fez valer a estrela e venceu, provocando um erro bizarro de Hamilton, que acabou em 15º, enquanto Bottas, discretíssimo ao longo do fim de semana, foi 12º.

TOTO WOLFF; MERCEDES; MERCEDES AMG; MERCEDES W12; FÓRMULA 1;
Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, já declarou que não irá mais desenvolver o carro de 2021, o W12 (Foto: Mercedes)

Teto orçamentário

Em 2021, o teto orçamentário de gastos começou a valer. Se por um lado as finanças estão equalizadas, por outro, quem antes tinha muito para gastar e podia injetar quantias quase infinitas de dinheiro, agora se vê sob um limite.

Ruim para a Mercedes: a equipe precisa correr atrás da rival, mas precisar também cortar investimentos em desenvolvimento e pesquisa. Melhor para a Red Bull, que se aproveita de condições financeiras semelhantes para aproveitar o momento e dominar.

Com a intensificação da medida para 2022 e a adoção do novo regulamento técnico no próximo ano, os taurinos não dão sinais de que largarão a oportunidade de triunfar em 2021.

Lewis Hamilton apresentou erros, algo impensável de se ver vindo do heptacampeão nos últimos anos (Foto: Mercedes)

Hamilton mais errático

Acostumado a mandar e desmandar nas corridas e nos campeonatos, Lewis Hamilton mostra, em 2021, uma versão bem incomum e errática. A grande cena que comprova isso foi a manobra na relargada do GP do Azerbaijão.

Além disso, mais recentemente, no GP da Áustria, Hamilton chegou a quase rodar na perseguição contra o holandês. Ao que tudo indica, o heptacampeão mundial apresenta dificuldades em deixar de lado o papel de protagonista.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar