Corridas clássicas da Indy para assistir no hiato do automobilismo

Que tal relembrar dos anos 1980 e 1990 nesta pausa causada pelo novo coronavírus?

Renan Martins Frade, de São Paulo

O Covid-19, causado pelo vírus SARS-CoV 2 (o novo coronavírus), está fazendo com que diversas categorias esportivas entrem em hiato em todo o mundo. A ação é justificada: ao se evitar grandes aglomerações, diminuí-se a proliferação de uma doença que, até a redação desta matéria, vitimou mais de 7 mil pessoas em todo o mundo.

Como a recomendação também é buscar o distanciamento social, a orientação dos especialistas de saúde é, neste momento, ficar em casa. Isso cria um cenário tedioso para o fã de esporte.

Para ajudar neste período, o GRANDE PREMIUM traz a seguir dez grandes corridas da Indy que foram disponibilizadas de graça pela própria IndyCar no YouTube. Todas transmissões da TV americana na íntegra, registradas nos saudosos anos 1980 e 1990. 

Quem sabe assim superamos tudo isso com um pouco mais de velocidade, não é mesmo?

Indy 500 - 1984

Começando com as 500 Milhas de Indianápolis de 1984, com a vitória de Ricky Mears com a Penske “Yellow Submarine”. Aquela também foi a primeira participação do brasileiro Emerson Fittipaldi no Brickyard.

Além dos dois, estavam no grid nomes como Mario Andretti, Tom Sneva, Michael Andretti (também estreante), Al Unser, A.J. Foyt, Chip Ganassi (ele mesmo, que depois seria o dono da equipe homônima), Danny Sullivan, Bobby Rahal e muito mais. 

Grande Prêmio de Toronto - 1987

A corrida em Toronto da Indy em 1987 representou a terceira vitória de Emerson Fittipaldi na categoria, em uma disputa na pista contra o Bobby Rahal. 

 

Grand Prix de Long Beach - 1989 


Long Beach é, certamente, uma das corridas mais charmosas da Indy - e já era assim em 1989. Destaque para o começo da transmissão, que mostra o belo domo e o transatlântico R.M.S. Queen Mary, ambos repousando até hoje no porto da cidade. 

Falando da corrida em si, ela foi vencida por Al Unser Jr., ainda correndo pela Galles. 

Grande Prêmio de Detroit - 1991 

Mais uma vitória do Fittipaldi nesta lista - em uma bela disputa na pista do então piloto da Penske contra Bobby Rahal e Arie Luyendyk.

Indy 500 - 1993 

Essa corrida dispensa apresentações: é a segunda vitória do Emerson nas 500 Milhas de Indianápolis, em um ano mágico do Brickyard. O também brasileiro Nelson Piquet estava estreando na pista, junto de Raul Boesel, Nigel Mansell (outro novato), Al Unser, Mario Andretti, Paul Tracy e outros grandes nomes das pistas. 

Bump Day - Indy 500 - 1995 

Ok, esta não é exatamente uma corrida, mas é um momento importante da Indy nos anos 1990. Após dominar as 500 Milhas com um motor polêmico em 1994, a Penske naufragou na classificação de 1995 - como já contamos aqui no GP*.

Este é o Bump Day, o momento derradeiro do fracasso de Roger Penske. Curiosidade: Emerson e Unser Jr. foram para pista com carros da Rahal/Hogan, já que os chassis da Penske não tinham velocidade suficiente. 

Rio 400 - 1996 


Claro que a nossa lista tinha que ter o Brasil. Mais exatamente a primeira prova da Indy em terras cariocas - e com uma histórica vitória de André Ribeiro em seu país natal. 

Saudades do circuito de Jacarepaguá, e de um grid que tinha Alessandro Zanardi, Greg Moore, Gil de Ferran e vários outros.

Grand Prix de Monterey - 1996 

O circuito de Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, traz boas lembranças para todos os fãs do automobilismo dos Estados Unidos. A corrida de 1996, então, é o ápice disso: foi quando Alex Zanardi conquistou a vitória ultrapassando Bryan Herta na última volta, na dificílima curva Saca-Rolhas. 

Grande Prêmio de Miami - 1998 


Fechamos a nossa volta ao passado em 1998, no circuito de Homestead - etapa que abriu aquela temporada. O GP teve sete trocas de liderança, em uma disputa que envolveu Greg Moore, Alex Zanardi, Gil de Ferran e Michael Andretti. 

Leia mais

No ano passado, também trouxemos aqui no GP* diversas edições das 500 Milhas de Indianápolis do passado - e você também pode assistir a estas corridas durante a paralização. Clique para acessar: parte 1, parte 2 e parte 3.