Filmes e séries para assistir nas férias da F1

Começou o ano, mas o automobilismo mundial ainda está parado – tirando algumas exceções, é claro. Para ninguém sofrer de abstinência, o GP* lista dez filmes e séries para assistir enquanto a F1 e as outras categorias não recomeçam em 2018

Renan Martins Frade, de São Paulo

Férias de verão. Época de sol, calor e céu azul. E também de suor e, para piorar, sem automobilismo e motovelocidade. Ok, o Rally Dakar abriu as portas de 2018 e tem Fórmula E nas ruas de Marrocos já no dia 13 de janeiro, mas sabemos que é pouco. Por isso, enquanto o ano não engata a segunda marcha, listamos aqui no GRANDE PREMIUM alguns documentários e séries que você pode assistir – e todos estão disponíveis no streaming.

Esta lista é, na prática, uma continuação daquela de 2017. Algumas das sugestões seguem disponíveis, mas outras já saíram do catálogo da Netflix. Por isso, esta lista é completamentar. Juntando as duas, são nada menos que vinte sugestões para curtir nos primeiros finais de semana do novo ano. 

O destaque fica com o fato de três das principais equipes da Fórmula 1 terem sido tema de documentários recentemente: McLaren, Ferrari e Williams. Os filmes destacam momentos importantes dos times e, claro, da categoria. 

1) Ferrari: Rumo à Imortalidade

Lançado em 2017, este documentário retrata um tempo específico da história da Scuderia Ferrari, mais exatamente a segunda metade dos anos 1950, quando cinco grandes pilotos que corriam pelo time italiano perderam a vida quase que seguidamente: Peter Collins, Mike Hawthorn, Eugenio Castellotti, Luigi Musso e Alfonso de Portago.

O filme tem seus problemas, como o fato de ser uma produção inglesa com foco maior nos pilotos ingleses, mas compensa isso com grandes imagens da época. Já fizemos uma análise mais completa aqui no GP*.

Disponível no streaming brasileiro, ‘Ferrari: Rumo à Imortalidade’ pode ser encontrado no iTunes, NOW, Google Play e YouTube.

2) McLaren: O Homem por Trás do Volante

O nome McLaren está vivo e é sinônimo de automobilismo. No entanto, o criador da equipe, Bruce, é pouco conhecido das gerações mais novas. Com muito sucesso em uma época sem glamour e sem televisão, o neozelandês batalhou muito e conseguiu grandes resultados. Bruce McLaren venceu nada menos que as 24 Horas de Le Mans em 1966, além de ter sido bicampeão da Can-Am. Na F1, foram quatro vitórias.

‘McLaren: O Homem por Trás do Volante’ chega justamente para apresentar o legado do homem que começou tudo, com um resultado bem interessante. O filme está disponível no iTunes, NOW, Google Play e YouTube.

3) Williams

Lançada nos cinemas ingleses em 2017, a produção chegou pouco depois ao Netflix – e foi uma verdadeira comoção entre os fãs da F1 por aqui. Se você ainda não assistiu, uma rápida descrição: o filme conta o começo da equipe Williams, incluindo o calvário de Frank Williams nos primeiros anos, as dificuldades, o acidente que deixou o fundador tetraplégico e a morte de Ayrton Senna. Mas, até mais do que isso: relata a importância de Ginny Williams, esposa de Frank, e o papel da fila deles, Claire, na chefia da equipe nos dias atuais. Também fizemos uma crítica completa aqui no GP*.

Para assistir (ou reassistir), clique aqui.

4) The Grand Tour

Iniciada pelos três ex-apresentadores do ‘Top Gear' da BBC, Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May, segue os moldes da produção anterior, com os três correndo com carros incríveis (e outros nem tanto) por diversos locais da Europa. Na segunda temporada, que começou em 8 de dezembro, temos superesportivos como Lamborghini Aventator S, Ford GT, McLaren 720S e até um VW Up! GTI.

A temporada acaba no próximo dia 19 e você também pode ler a entrevista exclusiva do GP* com Jeremy Clarkson. Já a série está disponível no Amazon Prime Video

5) Top Gear

Ok, você prefere o material original, certo? Ou se empolgou com The Grand Tour e quer ver o que veio antes, né? Boa notícia: cinco temporadas de 'Top Gear' produzidas pela BBC estão na Netflix. São as de número 14, 15, 20, 21 e 22, exibidas entre 2009 e 2015 - todas com o time mais famoso de apresentadores, que hoje estão na Amazon. 

Para assistir, clique aqui.

6) A Era dos Campeões

Mudando um pouco o tom da lista. Aqui temos um documentário brasileiro com foco nos três campeões mundiais de F1 que o nosso país produziu: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Foi uma época de ouro para o Brasil, conquistando oito títulos entre 1972 e 1991.

A parte ruim é que, sem acordo com a Globo, o filme ficou privado de importantes imagens de arquivo da emissora. Ainda assim, há entrevistas tocantes e imagens de outras fontes. A produção está disponível no iTunes.

7) Le Mans: Racing is Everything

Outra produção da Amazon Prime Video, a série retrata a preparação e a disputa das 24 Horas de Le Mans de 2015. As equipes da Audi, Porsche, Toyota, Nissan e Rebellion tem espaço, assim como alguns fatos históricos – incluindo as participações de Paul Newman e Steve McQueen.

O programa tem uma edição ágio e é bem dinâmico, sabendo transpor a energia da prova para a tela. Para ler o nosso review completo, clique aqui. Ou clique aqui para assistir

8) Ignition

Aproveitando a fórmula de 'Top Gear', a revista ‘Motor Trend’ lançou uma série própria, que está disponível na Netflix aqui no Brasil e, em inglês, de graça no YouTube. Nos episódios, os apresentadores andam em carros atuais e do passado. A diferença em relação aos colegas ingleses são a presença, claro, de mais modelos americanos, além de cenários e autódromos do país (incluindo a subida de Pikes Peak). As avaliações também são levadas um pouco mais a sério, seguindo o espírito da revista. 

9) Paul Hollywood: Uma Grande Viagem pela Europa

Qual a relação entre comida, estrada e carros? Por esta série, diria que é toda. O chef de cozinha e apresentador do programa ‘The Great British Bake off’, Paul Hollywood, vem se aventurando no automobilismo desde 2015. No ano passado, Hollywood lançou a primeira temporada desta série, que tem três episódios. Neles, o chef conhece a cozinha e a tradição automobilística de França, Alemanha e Itália.

Para assistir, clique aqui.

10) Senna

Bom, provavelmente todo mundo aqui já assistiu ao documentário ‘Senna’, que traz a carreira do tricampeão brasileiro de Fórmula 1. Porém, se você quiser assistir novamente ou apresentar a trajetória do piloto a uma nova geração (em 2018 completamos 24 anos do fatídico acidente em Imola), o filme está disponível na Netflix