Filmes e séries para assistir no streaming durante as férias da F1

Separamos sugestões para você ver em casa, enquanto as principais categorias do automobilismo não retornam da pausa de começo de ano

Renan Martins Frade, de São Paulo


O mundo do automobilismo não para. Neste começo de ano temos Fórmula E, Rally Dakar e as 24 Horas de Daytona. Porém, sem Fórmula 1, Mundial de Motovelocidade e Indy fica aquele vazio nas vidas da maioria dos fãs da velocidade. Por isso, no que já virou uma pequena tradição aqui no GRANDE PREMIUM, reunimos nesta lista dez séries e documentários para assistir no período de férias das principais categorias da velocidade mundial.

São produções com as histórias da F1, a paixão brasileira pelo automobilismo, disputas na pista e até a relação do esporte com a corrupção.

Vale lembrar que já fizemos outras listas iguais a essa em 2017 e 2018. Boa parte daquelas sugestões ainda estão disponíveis. Por isso, a lista a seguir é um complemento das anteriores, apenas com novos filmes, séries ou temporadas.
 

1) Automotive Histories: A História da Lamborghini, no iTunes, NOW, Google Play, YouTube e Looke

Torino Lamborghini, filho do lendário Ferruccio Lamborghini, conta a história da marca dentro e fora das pistas neste filme da série documental 'Automotive Histories'.

Além dele, são ouvidos pilotos e outros envolvidos com a história da marca. A produção, também, gasta certo tempo relembrando o momento no qual Ayrton Senna testou a McLaren com motor Lamborghini - ainda que o filme não seja muito consistente nas informações deste teste e a legenda dê algumas escorregadas na tradução.

Nada, claro, que apague os méritos do documentário, que está disponível no iTunes, NOW, Google Play, YouTube e Looke.

2) Ferrari 312B, no iTunes

A Ferrari vivia um grande jejum de conquistas no começo dos anos 1970. Foi quando surgiu um carro que mudou essa história: o 312B, que introduziu o hoje lendário motor boxer de 12 cilindros. 

Este documentário italiano conta justamente a história do modelo nas pistas, enquanto acompanhamos um grupo de engenheiros, liderado pelo próprio criador do carro, Mauro Forghieri, restaurando um dos 312B para disputar o GP Histórico de Mônaco.

Já fizemos uma análise mais abrangente do documentário, que inclusive poderia servir de inspiração para a Scuderia nos dias atuais. Disponível para alugar ou comprar no iTunes.

3) Paixão, Suor e Graxa, no WatchESPN, iTunes, NOW, Google Play e YouTube

Este documentário produzido em parceria entre a ESPN e a produtora LightHouse relata a paixão brasileira pelo automobilismo.

É uma verdadeira homenagem aos pioneiros do esporte no nosso País, que correram entre os anos 1950 e 1960, narrada por ninguém menos que Emerson Fittipaldi. São lembrando nomes como Bird, Marinho, Luiz Pereira Bueno e José Carlos Pace.

Além de rico em entrevistas e pesquisa de imagens da época, traz também um belo desfile de máquinas clássicas pelo autódromo Velo Città, localizado no interior de São Paulo.

Disponível para assistir no WatchESPN ou comprar/alugar no iTunes, NOW, Google Play e YouTube.

4) Carangas x Carrões, na Netflix

Com o nome original de ‘Fastest Car’, esta série faz algo que, em um primeiro momento, parece inusitado: colocar carros esportivos famosos e atuais correndo de arrancada contra pacatos modelos de rua. Só que, na realidade, não são tão pacatos assim: na verdade são “sleeper cars”, modelos que parecem ultrapassados e normais do lado de fora, mas que escondem customizações e preparações sob o capô.

Do lado dos carrões esportivos temos Ford GT, Lamborghini Huracán, Ferrari 488 GTB e McLaren MP4, enquanto o time das carangas conta com Ford Pinto 1971, Ford Thudderbird 1989, Dodge Ram 3500 2005 e Chevrolet Monte Carlo SS 1987.

“Óbvio que os carrões ganham”, você deve estar pensando. Bom, sem fazer spoilers, diria que não é bem assim…

Com oito episódios, a série está disponível na Netflix. Uma segunda temporada já foi encomendada pela plataforma.

5) Grand Prix Driver, no Prime Video

Com acesso sem precedentes aos bastidores da McLaren, ‘Grand Prix Driver’ é narrada pelo ator Michael Douglas e traz os bastidores da pré-temporada do time inglês em 2017. E, sem eles saberem inicialmente, registra um momento importante: do fim da liderança de Ron Dennis na empresa fundada por Bruce McLaren. A partir disso, a produção acompanha as decisões da nova gestão, comandada por Zak Brown, que incluem o retorno à cor laranja. 
 
Também vemos as primeiras voltas de Fernando Alonso (que reclama bastante dos motores Honda) e os compromissos comerciais de Stofeel Vandoorne, entre outros momentos. Já falamos com mais detalhes sobre a série aqui no GP*.
 
‘Grand Prix Driver’ está disponível para assistir no Amazon Prime Video.

6) /Drive, no Prime Video e YouTube

‘/Drive’ é um canal de sucesso no YouTube há alguns anos, onde pilotos e jornalistas testam carros, andam por circuitos e conversam com engenheiros, sempre trazendo ótimos conteúdos e belas cenas de pilotagem. Com o sucesso na internet, acabou virando série no canal norte-americano NBC - e que, aqui no Brasil, está disponível no Prime Video.
 
São quatro temporadas da série, todas com episódios bem curtos, entre 20 e 22 minutos. Entre os carros testados estão Hennesey Venom GT, McLaren P1, Citroën 57, LaFerrari, Porsche 918 e vários outros. 
 
Para assistir, acesse o canal do YouTube ou confira a série de TV no Amazon Prime Video.

7) The 24 Hour War, no Prime Video

No começo dos anos 1960, Henry Ford II quis comprar a Ferrari - mas acabou esbarrando da soberba de Enzo Ferrari. Engolindo seco a resposta do italiano, o norte-americano fez uma promessa: derrotar a Scuderia em seu habitat natural, justamente as pistas de corrida. Assim nasceu o projeto para vencer as 24 Horas de Le Mans, que resultaria no belo Ford GT40. 
 
Este documentário elogiadíssimo conta a história desse embate entre Ferrari e Ford. Mas, mais do que o relato de uma corrida histórica, é também um registro de duas das mais fascinantes figuras da história do automóvel. 
 
Vale dizer que toda essa história vai virar filme de ficção. ‘Ford v. Ferrari’ será dirigido por James Mangold (de ‘Logan’) e estrelado por Christian Bale, Matt Damon e Josh Bernthal. A estreia está prevista para meados deste ano.
 
Por enquanto você pode conferir o documentário, que está disponível no Prime Video.

 

8) O Retorno, no Prime Video

‘O Retorno’ pode ser considerado, de certa forma, como a continuação de ‘The 24 Hour War’. Depois de 60 anos daquela estreia e de vencer as 24 Horas de Le Mans entre 66 e 69, a Ford retornou a Le Sarthe em 2016, disputando em parceria com a Chip Ganassi - e é justamente esse retorno o tema do documentário.
 
O filme também traz os detalhes do desenvolvimento da segunda geração do Ford GT, baseado no legado do GT40. 
 
É outra produção desta lista disponível no Prime Video.

 

9) The Grand Tour, no Prime Video

‘The Grand Tour’, como você sabe, é a nova série dos três apresentadores da segunda encarnação da série ‘Top Gear’, da BBC. Até agora foram duas temporadas, com a terceira programada para estrear no Prime Video no dia 18 de janeiro, sexta-feira
 
Como aconteceu nos anos anteriores, os episódios serão disponibilizados semanalmente. O primeiro, ‘Motown Funk’, traz Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May em Detroit. Lá eles vão pilotar muscle cars americanos altamente customizados, além de se surpreender com o estado de deterioração no qual a antiga capital do automóvel está. 
 
Esta também deverá ser a última temporada da série no atual formato, que passará por mudanças no próximo ano.

 

10) Na Rota do Dinheiro Sujo, na Netflix

Ok, esta não é uma série sobre carros e velocidade. Na verdade, trata-se de uma produção sobre corrupção e lavagem de dinheiro. Acontece que há dois episódios da primeira temporada que merecem especial atenção dos fãs de corridas de automóvel.
 
Um deles é justamente o primeiro, ‘Emissões Mortais’, que relata o Escândalo de Emissão de Poluentes da Volkswagen - ou Dieselgate, quando a fabricante alemã adulterou resultados de testes de emissão de gás carbônico e de óxido de nitrogênio. 
 
Já o segundo episódio é sobre Scott Tucker, empresário e apaixonado por corridas, que correu nas 24 Horas de Le Mans e disputou a American Le Mans Series, entre outras categorias. O documentário ‘Daytona Dream’, inclusive, é sobre uma das iniciativas de Tucker nas pistas. 
 
Só que ‘Indústria do Consignado’, capítulo de ‘Na Rota do Dinheiro Sujo’ sobre o piloto, não é sobre os feitos dele na pista. Na verdade, Tucker, por meio da empresa AMG Services, se envolveu em empréstimos fraudulentos e lavagem de dinheiro. Para você ver que, nas pistas, existe muita sujeira além da borracha dos pneus. 
 
Produção disponível na Netflix.