O que faria uma categoria ser cancelada?

Calma: o GRANDE PRÊMIO não quer o fim de nenhum campeonato do esporte a motor. Apenas pensa: se a moda de "cancelar" pessoas pega, cada categoria seria atacada por qual motivo?

Felipe Noronha, de São Paulo

A verdade é que a sociedade contemporânea é dominada e tem seus rumos ditado pela internet - mesmo que ações realizadas fora do mundo virtual definam situações específicas (afinal, você precisa sair de casa para votar, por exemplo), estas são, usualmente, baseadas em conhecimento adquiridos online. Resumindo: a maioria do país votou por algo que recebeu no WhatsApp. A internet manda, a gente obedece.

Só que a internet tem suas culturas próprias, que muitas vezes não se traduzem fora das 'bolhas' lá encontradas. Um exemplo recente é a "Cultura do Cancelamento". É a tentativa constante de "cancelar" pessoas, principalmente, por atitudes específicas. Se alguém faz algo que um nicho da internet não gosta, este último tenta "cancelar" a pessoa. 

É difícil de entender se você não está familiarizado - mas, o mais importante, é que é ridículo como parece. Ninguém é de fato cancelado: ou você viu algum artista perder seu público por que um nicho resolveu atacá-lo?

Mas o GRANDE PREMIUM é um site de esporte a motor, e não queremos cancelar ninguém. Porém, gostamos de nos adaptar ao que o mundo entrega, e até brincar com o que a internet cria - afinal, o GP é um site e está, consequentemente, na internet. Será que podemos ser cancelados?

Preferimos que não. Nem tentaremos cancelar ninguém. Mas vamos arriscar um pouco: se a "Cultura do Cancelamento" chegasse ao nosso tema principal, o que faria cada categoria ser cancelada? Abaixo, 10 delas passarão por esta situação - mas nenhuma será de fato anulada de nossa existência, afinal o GP ama a todas, sem exceção. 

Fórmula E

Motivo do cancelamento 🛑: punições tardias

A FE tem uma mania desde que surgiu; as penalizações, invariavelmente, são publicadas horas depois do fim da etapa. Ou seja, nem o público que estava nas arquibancadas da pista fica sabendo, nem quem viu pela TV, nem os jornalistas conseguem informar ao fãs rapidamente o resultado verdadeiro. Se fosse para cancelar, era o motivo claro.

Stock Car

Motivo do cancelamento 🛑: STJD

A mesma linha da FE poderia ser seguida na categoria brasileira, mas para mudar um pouco, poderíamos cancelá-la por uma razão que apareceu bastante em 2019: os resultados alterados tradiamente na justiça. Até a briga pelo título foi prejudicada, já que na semana da final o STJD mudou a pontuação de Ricardo Maurício, então vice-líder, e praticamente descartou as chances do piloto.

 

Às vezes, é bom ficar ligado na FE por algumas horas após a corrida - só assim para saber o resultado correto
FIA

Fórmula 1

Motivo do cancelamento 🛑: existência de 'F1 A' e 'F1 B'

A divisão clara de forças na F1 incomoda bastante, a ponto de a própria categoria tentar cancelá-la - claro, falamos aqui das mudanças no regulamento para 2021, com o objetivo de aproximar mais as equipes. 

Indy

Motivo do cancelamento 🛑: ovais longos

O acidente mais assustador da Indy recentemente foi o de Robert Wickens, em Pocono-2018. O mesmo palco viu Justin Wilson morrer três anos antes. A quantidade de pistas neste estilo foi diminuída, porque os sinais não eram bons.

O pódio de Carlos Sainz no Brasil foi um dos auges da 'F1 B' em 2019
McLaren

MotoGP

Motivo do cancelamento 🛑: fácil demais para Márquez

Se tem uma categoria entre as principais do mundo em que o domínio de um piloto é tão grande que pode tornar tudo chato, essa é a MotoGP. Ainda é cedo, mas mais uns cinco anos de domínio total de Marc Márquez, com a discussão sendo apenas em que etapa ele levará o título, pode forçar o cancelamento da MotoGP!

Porsche

Motivo do cancelamento 🛑: repetição de pista

Toda hora tem corrida em Interlagos. Amamos o autódromo, mas se fosse para escolher algo para cancelar, seria essa repetição. Mas melhor que repetir lá do que em pista ruim, sem dúvidas.

Márquez voando... Para a liderança
Reprodução

Superbike Brasil

Motivo do cancelamento 🛑: mortes na pista/uso de documentos falsos

A categoria brasileira tem razões bem óbvias para passar por cancelamento: recentemente, usou documentos falsos em julgamento e envolveu a FIM em escândalo; além disso, viu quatro acidentes fatais nos últimos anos

Nascar

Motivo do cancelamento 🛑: racismo

Posiçõs políticas à parte, a categoria toma diversas atitudes do que chamaríamos de "lado errado da história". E não falamos de direita, centro ou esquerda - e sim de posições preconceituosas. Simples assim. 

Imagens que valem mais que mil palavras
Nascar

WEC

Motivo do cancelamento 🛑: só uma equipe pode vencer

A principal categoria do WEC, LMP1, tem sofrido com falta de competitividade. Só dá Toyota, sem rivais capazes de apertarem o time japonês. Em 2020, a categoria teve que mudar seu regulamento para tentar uma aproximação - não tem adiantado muito, já que em três etapas da atual temporada a Toyota fez dobradinha.

DTM

Motivo do cancelamento 🛑: perda de relevância

Com a saída da R-Motorsport para 2020, o grid da categoria alemã tem apenas 14 carros garantidos, com BMW e Audi como únicas montadoras. A Mercedes já havia saído anteriormente. Uma junção com o Super GT japonês é algo que atrai, mas na primeira batalha deu Super GT 2 x 0 DTM