Stock Car, 40 anos de recordes

Na semana em que se completam 40 anos da primeira corrida da Stock Car, o GRANDE PREMIUM separou 10 recordes que marcam a história da principal categoria do automobilismo brasileiro

Felipe Noronha, de São Paulo

A Stock Car completou nesta semana, especificamente no dia 22 de abril, 40 anos de sua primeira corrida, no autódromo de Tarumã. 

Desde então, muitos títulos foram distribuídos, muitas vitórias foram conquistadas. E, também, muitos recordes foram alcançados, batidos e estabelecidos.

Como parte da celebração do importante aniversário da maior categoria do automobilismo nacional, o GRANDE PREMIUM relembra algumas dessas marcas — algumas óbvias, outras impressionantes. 

Quais delas serão deixadas para trás, e quais seguirão firmes e fortes nos próximos 40 anos? 

Ingo Hoffmann possui 12 títulos da Stock Car
Stock Car

O maior campeão

Ingo Hoffmann é notoriamente o maior piloto da Stock Car em sua história. Ele é dono de 12 títulos e, consequentemente, o recordista. 

Mas não é só isso: com 77 vitórias, ele também é quem mais triunfou, além de ser quem mais vezes conquistou a pole-position, com 60. 

Interlagos é o principal palco da categoria
Stock Car

O circuito mais usado

Nenhuma surpresa aqui: Interlagos recebeu a Stock Car 131 vezes até o momento.

Se é o palco do mais recente título, com Daniel Serra em 2018, também recebeu o primeiro, de Paulo Gomes, em 1979.

Na Corrida do Milhão, a mais famosa etapa, também tem recorde: seis disputas — com a sétima marcada para esse ano. 

Em 2019, receberá a útima etapa: será que, mais uma vez, a decisão do título sairá em São Paulo?

António Félix da Costa fez a volta mais rápida da categoria em 2018, em Goiânia
Stock Car

A volta mais rápida

A Corrida do Milhão de 2018 foi realizada em Goiânia — mas de forma diferente. Em vez do tradicional circuito misto, a Stock Car apostou na realização da prova no anel externo.

Assim, recordes de tempo foram conquistados, já que a volta ficou mais curta: no terceiro treino livre, António Félix da Costa, que correu como convidado, marcou 47s402 e fez a volta mais rápida da história da categoria.

Thiago Camilo é o maior vencedor da Corrida do Milhão
Stock Car

Milionário

A Corrida do Milhão foi disputada por dez vezes até aqui. Seu maior vencedor é Thiago Camilo, com três triunfos: em 2011, 2012 e 2015. 

Apenas Rubens Barrichello venceu mais de uma além do recordista: levou em 2014 e em 2018.

Chico Serra é quem mais venceu em uma mesma temporada
Stock Car

Dominante

Apesar de ser o maior vencedor em diversas categorias, Ingo Hoffmann nunca teve uma temporada tão absoluta quanto Chico Serra em 1999.

Naquele ano, o piloto estabeleceu o recorde de mais vitórias numa mesma temporada, com oito. 

Felipe Fraga é o mais jovem campeão da categoria
Stock Car

O mais jovem campeão

Felipe Fraga detém a marca desde 2016, quando se tornou campeão da Stock Car aos 21 anos, 5 meses e 9 dias. 

A folga no recorde é grande: até então, a marca era de Giuliano Losacco, vencedor em 2004 aos 27 anos, 8 meses e 15 dias.

Fraga também é o vencedor mais jovem da Corrida do Milhão: no mesmo 2016, exatos 3 meses antes (11 de setembro, sendo que levantou a taça de campeão em 11 de dezembro).

Por fim, o piloto ainda é o mais jovem vencedor de uma corrida na Stock Car: em 2014, logo em sua estreia, triunfou em Interlagos na Corrida de Duplas aos 18 anos.

Ingo Hoffmann correu em 2015, ao lado de Rubens Barrichello, aos 61 anos
Stock Car

O mais velho

Ingo Hoffmann é dono de mais recordes na Stock Car do que os já citados: ele também é o mais velho campeão, aos 49 anos, em 2002; o mais velho a vencer uma corrida, em 2006, aos 53 anos; e também o mais velho a disputar uma etapa, em 2015, aos 61 anos, como convidado de Rubens Barrichello na Corrida de Duplas.

Cacá Bueno é quem levou um Stock Car à sua maior velocidade
Bruno Terena/Red Bull Content Pool

Velocidade máxima

Em 2010, Cacá Bueno foi até o deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, e estabeleceu o recorde de velocidade para um Stock Car.

Na ocasião, ele conduziu seu carro a 345 km/h, marca ainda não igualada. Antes, o recorde era de Fábio Sotto Mayor, que em 1991 levou um Stock Car a 303 km/h na rodovia Rio-Santos.

Marcel Coletta é o mais jovem a disputar uma etapa da categoria
Bruno Terena/RF1

Jovial

Um reocrde recente é o que Marcel Coletta estabeleceu na etapa do Velopark, que abriu a temporada 2019.

Ele se tornou o primeiro piloto a competir na Stock Car ainda aos 17 anos.

Alceu Feldmann demorou, mas venceu
Stock Car

Demorou, mas foi

Em 2011, Alceu Feldmann conseguiu vencer uma corrida em Santa Cruz do Sul. O resultado em nada mudou o campeonato, mas significou um recorde: após 12 temporadas e 143 corridas, Feldmann conseguiu seu primeiro triunfo na categoria, estabelecendo a marca de quem mais demorou para enfim subir no lugar mais alto do pódio da Stock Car.