Felipe Massa vai para a Stock Car em 2021 e se junta a uma lista de pilotos experientes com passagens pela Fórmula 1, mas que apostaram na continuidade da carreira em pistas brasileiras. O 10+, então, lista estes
A Stock Car tem um grid que anda em grande maioria, em todas as pistas, no mesmo segundo por volta, e que a cada ano vai se tornando uma mistura maior de pilotos experientes com jovens revelações. Ou seja: ela tem conseguido renovar seu grid sem perder força, colocando nomes famosos que, além de tudo, forçam os que iniciam suas carreiras a crescerem.
Essa mistura tem um toque de Fórmula 1: cada vez mais pilotos que deixaram a principal categoria mundial passam a apostar na presença na principal categoria local. Além da qualidade nas pistas, isso aumenta exposição, mídia, curiosidade – e não só sobre eles, mas sobre seus concorrentes.
Com a chegada de Felipe Massa em 2021, os nomes recentes que fizeram este caminho, de após passagem na F1 pintarem na Stock Car, chegaram a 10. Esta sessão é a 10+ – ou seja, combinou!
Felipe Massa
F1: 2002 – 2004 a 2017
Stock Car – 2021
Massa, com a Lubrax Podium, vai fazer sua primeira temporada completa na Stock Car. Na Fórmula 1, claro, o melhor resultado foi o vice de 2008.
Rubens Barrichello
F1: 1993 a 2011
Stock Car: desde 2013
Rubinho já foi campeão no Brasil, em 2014 – logo em seu segundo ano completo – e acumula duas vitórias na Corrida do Milhão, além de disputar constantemente o título até a prova final (em 2020, foi sexto). Na Fórmula 1, foi vice em 2002 e 2004.
Ricardo Zonta
F1: 1999 a 2001 – 2004
Stock Car: desde 2007
Em 2020, Zonta disputou o título pela primeira vez na Stock Car, ficando com o vice. Na F1, foi 14° com a BAR, em 2000.
Nelsinho Piquet
F1: 2008 a 2009
Stock Car: desde 2018
Nelsinho Piquet tem se reinventado na Stock Car. Após anos passando por diversas categorias, depois da conturbada saída da Fórmula 1, veio para o Brasil em 2018 e, em 2020, ficou em sétimo lugar na classificação, batalhando pelo título até a prova final.
Lucas Di Grassi
F1: 2010
Stock Car: 2018
Em ambas a categorias, o campeão mundial de Fórmula E só fez uma temporada completa. Na F1, não pontuou com a Virgin, mas com a Hero na Stock Car, conseguiu três vitórias e foi 12°.
Antonio Pizzonia
F1: 2003 a 2005
Stock Car: 2007 a 2018
Pizzonia teve passagens por Jordan e Williams na F1, mas sem disputar temporadas completas. Na Stock Car isso mudou, mas nunca passou do nono lugar, em 2014, com a Prati-Donaduzzi.
Luciano Burti
F1: 2001
Stock Car: 2005 a 2015
Se na Fórmula 1 a carreira como piloto titular não foi longa para Burti, na Stock Car foi, com o auge em 2009, quando venceu corrida e quinto lugar na classificação final – tal como no ano de estreia.
Tarso Marques
F1: 1996 a 1997 – 2001
Stock Car: 2006 a 2008
O homem que ficou à frente de Fernando Alonso com o mesmo carro, com a Minardi de 2001, não teve carreira duradoura lá fora, e isso se repetiu no turismo brasileiro – mas, ao menos, ele tem vitórias na Stock Car.
Os dois últimos da lista não são tão recentes, mas merecem aparecer pois são os dois maiores campeões da categoria nacional entre os ex-F1. Outros que também disputaram a Stock Car após carreira na Fórmula 1 são Wilson Fittipaldi e Raul Boesel.
Chico Serra
F1: 1981 a 1983
Stock Car: 1986 a 2007
Se o 26° lugar em sua segunda temporada na Fórmula 1 foi o melhor resultado, no Brasil foi diferente: Serra levou os campeonatos de 1999, 2000 e 2001.
Ingo Hoffmann
F1: 1976 a 1977
Stock Car: 1979 a 2008
Com 12 títulos, Ingo é o maior campeão da história da Stock Car. A aposta na categoria brasileira veio logo após a mal sucedida passagem pela F1, e não poderia ter sido melhor feita.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube