Siga-nos

Análise

Alonso que ladra morde na F1

O bicampeonato mundial não dá licença para o piloto desfilar a sua grosseria, mas, mesmo sem ser brilhante contra Ocon, a evolução com a Alpine é empolgante para quem certamente não desaprendeu a pilotar

Fernando Alonso, Alpine, GP de Portugal 2021,
(Foto: Reprodução/Twitter/@AlpineF1Team)

Fernando Alonso é a personificação do piloto amado na mesma proporção em que é odiado. Bicampeão mundial de Fórmula 1, colecionou, e coleciona, inimizades ao longo das suas 18 temporadas na categoria. Inegavelmente, no entanto, ainda morde apesar de ladrar muito mais alto. O espanhol terminou o GP de Portugal neste domingo (2) em uma promissora oitava colocação, só uma posição atrás de Esteban Ocon, seu companheiro de Alpine. 

Lá na frente, Lewis Hamilton venceu com alguma dificuldade, mas o suficiente para frustrar os sonhos de Max Verstappen, o segundo. Valtteri Bottas completou o pódio da terceira das 23 provas previstas no calendário. O compromisso seguinte é já no próximo fim de semana, com o GP da Espanha. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.

Fernando Alonso, Alpine, GP de Portugal 2021,
Alonso se mostrou mais à vontade com carro da Alpine (Foto: Reprodução/Twitter/@AlpineF1Team)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Os dois títulos conquistados, com 97 pódios, sendo 32 vitórias, 22 pole-positions e tantos mais números interessantes na carreira, não dão licença para o espanhol desfilar a grosseria monossilábica no paddock em Portimão, como no episódio com a repórter Mariana Becker, da Band, ainda no sábado de classificação. Sobre a classificação, inclusive, é claro que ele estava frustrado com a 13ª posição, sete atrás de Ocon. Mesmo assim, é difícil de contemporizar.

Alonso não foi brilhante na montanha-russa que é o circuito de Portugal. Entre as subidas e descidas impostas pelo circuito, Ocon apareceu muito mais com brigas intensas com Lando Norris nas primeiras voltas e com Carlos Sainz Jr. já na parte final da prova. Para o espanhol, ficou o destaque das posições conquistadas nos últimos giros, como com uma manobra sobre Daniel Ricciardo, que arrancou aplausos dos mecânicos na garagem.

Em todas as três corridas da temporada, no Bahrein, na Emilia-Romannha e agora em Portugal, Ocon chegou à frente de Alonso: 13º, nono e sétimo; contra não completou, décimo e oitavo. Essa foi a que ele mais se sentiu à vontade no A521 — vale lembrar que Alonso havia deixado a categoria reclamando do estilo de guiar os carros, algo que Sebastian Vettel, outro grande nome, também já questionou. Na classificação dos pilotos, nada muito discrepante em relação a Ocon, com dois e um ponto para cada um dos pilotos.

Esteban Ocon, Alpine, GP de Portugal 2021,
Ocon brigou mais para conseguir sua posição em Portugal (Foto: Reprodução/Twitter/@AlpineF1Team)

É notória, no entanto, a evolução do piloto espanhol que completará 40 anos em julho. A gana ainda para conseguir bons resultados é a mesma de um jovem de 24, como no caso do companheiro francês. Com um maior entendimento e até evolução do carro parece evidente que a Alpine andará mais para frente. Para ajudar, potenciais concorrentes em um pelotão intermediário como AlphaTauri, Aston Martin e Alfa Romeo ainda estão patinando neste começo de temporada.  

O Príncipe das Asturias está de volta, e focado, na F1 depois de se aventurar desde 2017 por Indy, IMSA, 24 Horas de Daytona, de LeMans, temporada completa no WEC e até o Rali Dakar. A readaptação não seria das mais fáceis, mas pouca gente pensava que fosse tão difícil. A ponto inclusive de se ver longe de Ocon em determinados momentos. No fim das contas, alguém com tanta experiência em seja lá qual for o carro de corrida dificilmente desaprende a pilotar.

Alonso só precisa maneirar o quanto ladra, ou morder ainda mais para justificar de vez o estilo empregado. 

Leia mais:

+ A Honey Ryder de Vettel vai melhorar ainda mais na Aston Martin

Mercedes 2019/20 x Mercedes 2020/21 na FE

CBA pune tarde na Stock Car. Por que isso é ruim?

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect