Não há dúvida: Frank Williams e Colin Chapman foram dois nomes icônicos da história da F1 - mas, qual deles foi o maior?

No último 28 de novembro, aos 79 anos, morreu um dos maiores nomes da história da Fórmula 1: Frank Williams. Fundador da equipe que leva seu sobrenome, o inglês teve uma trajetória de muita superação e com seus altos e baixos, mas conquistando resultados incríveis na maior categoria do automobilismo mundial.

Entre os garagistas ingleses, talvez apenas um outro nome tenha alcançado a mesma envergadura de Frank: Colin Chapman – o fundador da equipe Lotus. De uma geração anterior, Chapman (ainda que sem a mesma superação) também entrou para a história da F1, virando sinônimo de vitórias e genialidade.

Chapman morreu relativamente cedo – aos 54 anos, em 1982, vítima de um infarto fulminante. Porém, viveu o suficiente para conquistar resultados incríveis à frente da Lotus.

Ainda que, ressaltando mais uma vez, sejam de épocas diferentes, não deixa de ser interessante colocar Williams e Chapman lado a lado para responder: qual foi o melhor chefe de equipe?

Vamos, então, ao comparativo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Frank Williams *

Frank Williams na comemoração da ´última vitória da equipe que leva o seu sobrenome, em 2012 (Crédito: Williams)
Frank Williams na comemoração da ´última vitória da equipe que leva o seu sobrenome, em 2012 (Crédito: Williams)

Temporadas: 53 (8 da Frank Williams Racing Cars e 45 da Williams Grand Prix Engineering)
GPs: 864 (sendo 105 com a Frank Williams Racing Cars e 759 da Williams Grand Prix Engineering)
Vitórias: 114 (13,2%)
Poles: 128 (14,8%)
Títulos de Pilotos: 7 (13,2%)
Títulos de Construtores: 9 (16,9%)
* Os números incluem até o GP da Hungria de 2021, o último antes da venda da Williams para a Dorilton Capital – que efetivamente tirou Frank Williams do posto de chefe da equipe.

Colin Chapman **

Colin Chapman em 1981, pouco antes de morrer (Crédito: reprodução)
Colin Chapman em 1981, pouco antes de morrer (Crédito: reprodução)

Temporadas: 25
GPs: 284
Vitórias: 66 (23,2%)
Poles: 87 (30,5%)
Títulos de Pilotos: 6 (24%)
Títulos de Construtores: 7 (28%)
** Inclui os números da Lotus até o final da temporada de 1982, pouco antes da morte de Chapman.

Leia mais:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar