Lewis Hamilton caminha a passos largos para se tornar, indiscutivelmente, o maior piloto da história da Fórmula 1. Nas marcas, tem superado uma a uma nos últimos tempos, recentemente tendo batido Michael Schumacher no número de vitórias e igualando o alemão em títulos: agora, são sete canecos para cada um dos recordistas.
Não há muito o que argumentar contra Hamilton. Ainda que uma parcela de críticos siga de forma equivocada creditando o sucesso do britânico ao carro imbatível da Mercedes, a verdade é que Lewis dominou sua geração de maneira irretocável, ofuscando alguns nomes que certamente teriam sido campeões mundiais em outras épocas.
Só que a era de domínio total e absoluto de Lewis parece estar chegando ao final. Mesmo que tudo indique que o inglês vai renovar com a Mercedes e seguir no grid em 2021 para quebrar os recordes que faltam, não parece que o novo vínculo será tão longo, já que Hamilton vem dando seguidos sinais de que está desgastado e querendo respirar novos ares na vida, tocar novos projetos.
Foi assim que surgiu a ideia de hoje no GRANDE PREMIUM: o que teria sido da F1 de 2007 para cá se Hamilton simplesmente não estivesse no grid? Bom, politicamente seria um baque gigantesco, afinal, trata-se da principal voz contestadora e de quem mais luta por mudanças estruturais na categoria. Mas e nos resultados? Quem seriam os campeões?

Antes dos resultados, já deixamos claro que a matéria e a ausência de Hamilton no GP de Sakhir foram meras coincidências e que o exercício é meramente matemático, ou seja, cada corrida teve sua zona de pontos refeita sem a presença de Hamilton. Por exemplo: se Lewis venceu prova X, o segundo colocado faz os 25 pontos – ou 10, dependendo do sistema, se Lewis foi quinto, quem se beneficia é quem chegou do sexto lugar para baixo.
O levantamento trouxe alguns dados bem interessantes e a confirmação de que, na maioria das vezes, o vice-campeão do inglês sairia beneficiado, como aconteceria com Nico Rosberg, Sebastian Vettel e até Valtteri Bottas. No entanto, 2010 foi um ano que fugiu bastante do padrão.
É que não foi um grande ano de Lewis, muito porque a McLaren já estava mergulhando de cabeça em uma espiral negativa. No fim, Hamilton ficou em quarto e relativamente perto do campeão real Vettel, mas sua ausência mexeria com o dono da taça daquele ano: teria sido Fernando Alonso.
Herdando mais pontos do inglês do que o rival alemão, o espanhol da Ferrari teria conquistado o tão sonhado título pelo time italiano, mesmo ficando preso atrás de Vitaly Petrov em Abu Dhabi. Foi, certamente, o resultado mais surpreendente do levantamento.

O balanço dos anos também traz alguns dados curiosos que acabariam com algumas das principais secas da F1. Por exemplo: nomes como Sergio Pérez, Romain Grosjean, Nick Heidfeld e Timo Glock seriam pilotos com vitória na história da categoria.
Ainda, seguindo essa linha, Bottas teria título mundial, Nico Hülkenberg finalmente conseguiria subir ao pódio e George Russell e Nicholas Latifi teriam feito a combalida Williams pontuar.
A seguir, todas as classificações finais de 2007 para cá em um cenário em que Hamilton não estivesse presente em nenhuma corrida:

Temporada 2007
O ano de estreia de Hamilton na F1 foi marcado por uma das maiores brigas da história da categoria, com o inglês, Alonso e Kimi Räikkönen disputando até a última corrida. No fim, melhor para o finlandês, que também teria sido campeão sem os resultados de Lewis. As principais novidades seriam as vitórias de Heidfeld, de BMW, e de Heikki Kovalainen, ainda na Renault.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 123 | 7 |
2 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLaren Mercedes | 117 | 5 |
3 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 102 | 3 |
4 | NICK HEIDFELD | ALE | BMW Sauber | 73 | 1 |
5 | ROBERT KUBICA | POL | BMW Sauber | 49 | 0 |
6 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | Renault | 42 | 1 |
7 | GIANCARLO FISICHELLA | ITA | Renault | 31 | 0 |
8 | NiCO ROSBERG | ALE | Williams Toyota | 27 | 0 |
9 | ALEXANDER WURZ | AUT | Williams Toyota | 17 | 0 |
10 | DAVID COULTHARD | ESC | Red Bull Renault | 17 | 0 |
11 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 15 | 0 |
12 | JARNO TRULLI | ITA | Toyota | 13 | 0 |
13 | RALF SCHUMACHER | ALE | Toyota | 8 | 0 |
14 | JENSON BUTTON | ING | Honda | 8 | 0 |
15 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Toro Rosso Ferrari | 7 | 0 |
16 | TAKUMA SATO | JAP | Super Aguri Honda | 6 | 0 |
17 | VITANTONIO LIUZZI | ITA | Toro Rosso Ferrari | 4 | 0 |
18 | ADRIAN SUTIL | ALE | Spyker Ferrari | 2 | 0 |
19 | RUBENS BARRICHELLO | BRA | Honda | 1 | 0 |
20 | SCOTT SPEED | EUA | Toro Rosso Ferrari | 1 | 0 |
21 | KAZUKI NAKAJIMA | JAP | Williams Toyota | 0 | 0 |
22 | ANTHONY DAVIDSON | ING | Super Aguri Honda | 0 | 0 |
23 | SAKON YAMAMOTO | JAP | Spyker Ferrari | 0 | 0 |
24 | CHRISTIJAN ALBERS | HOL | Spyker Ferrari | 0 | 0 |
25 | MARKUS WILKENHOCK | ALE | Spyker Ferrari | 0 | 0 |

Temporada 2008
2008 foi o ano em que Hamilton deixou para trás o trauma da perda do título da temporada de estreia e venceu o Mundial de forma inacreditável, naquela que foi a disputa mais dramática da história da F1. Sem o inglês, Felipe Massa teria saído do quase e sido campeão com certa folga em cima de Robert Kubica, Räikkönen, Heidfeld e Alonso. E Nelsinho Piquet teria vencido na Alemanha.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 103 | 7 |
2 | ROBERT KUBICA | POL | BMW Sauber | 86 | 2 |
3 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 84 | 2 |
4 | NICK HEIDFELD | ALE | BMW Sauber | 71 | 2 |
5 | FERNANDO ALONSO | ESP | Renault | 67 | 2 |
6 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | McLaren Mercedes | 59 | 1 |
7 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Toro Rosso Ferrari | 41 | 1 |
8 | JARNO TRULLI | ITA | Toyota | 37 | 0 |
9 | TIMO GLOCK | ALE | Toyota | 30 | 0 |
10 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 29 | 0 |
11 | NELSINHO PIQUET | BRA | Renault | 23 | 1 |
12 | NiCO ROSBERG | ALE | Williams Toyota | 22 | 0 |
13 | RUBENS BARRICHELLO | BRA | Honda | 14 | 0 |
14 | KAZUKI NAKAJIMA | JAP | Williams Toyota | 14 | 0 |
15 | DAVID COULTHARD | ESC | Red Bull Renault | 11 | 0 |
16 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | Toro Rosso Ferrari | 6 | 0 |
17 | JENSON BUTTON | ING | Honda | 5 | 0 |
18 | GIANCARLO FISICHELLA | ITA | Force India Ferrari | 0 | 0 |
19 | ADRIAN SUTIL | ALE | Force India Ferrari | 0 | 0 |
20 | TAKUMA SATO | JAP | Super Aguri Honda | 0 | 0 |
21 | ANTHONY DAVIDSON | ING | Super Aguri Honda | 0 | 0 |

Temporada 2009
2009 foi o ano da Brawn e não tinha nada que ninguém pudesse fazer. O início de campeonato avassalador garantiu e garantiria em qualquer cenário o título inédito de Jenson Button, que teria contagem centenária de pontos sem a presença de um Hamilton que, naquela temporada, foi bem coadjuvante. Destaque para Glock, que teria triunfado pela primeira e única vez na F1 em Singapura.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | JENSON BUTTON | ING | Brawn Mercedes | 100 | 6 |
2 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 86 | 4 |
3 | RUBENS BARRICHELLO | BRA | Brawn Mercedes | 81 | 2 |
4 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 72.5 | 2 |
5 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 55 | 2 |
6 | NICO ROSBERG | ALE | Williams Toyota | 39 | 0 |
7 | JARNO TRULLI | ITA | Toyota | 31 | 0 |
8 | FERNANDO ALONSO | ESP | Renault | 31 | 0 |
9 | TIMO GLOCK | ALE | Toyota | 29 | 1 |
10 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | McLaren Mercedes | 25 | 0 |
11 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 22.5 | 0 |
12 | ROBERT KUBICA | POL | BMW Sauber | 20 | 0 |
13 | NICK HEIDFELD | ALE | BMW Sauber | 20 | 0 |
14 | GIANCARLO FISICHELLA | ITA | Force India Mercedes | 8 | 0 |
15 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | Toro Rosso Ferrari | 8 | 0 |
16 | ADRIAN SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 5 | 0 |
17 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | Toyota | 4 | 0 |
18 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | Toro Rosso Ferrari | 2 | 0 |
19 | KAZUKI NAKAJIMA | JAP | Williams Toyota | 2 | 0 |
20 | NELSINHO PIQUET | BRA | Renault | 0 | 0 |
21 | VITANTONIO LIUZZI | ITA | Force India Mercedes | 0 | 0 |
22 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Renault | 0 | 0 |
23 | JAIME ALGUERSUARI | ESP | Toro Rosso Ferrari | 0 | 0 |
24 | LUCA BADOER | ITA | Ferrari | 0 | 0 |

Temporada 2010
O campeonato de 2010 teve uma disputa fortíssima entre Vettel, Mark Webber e Alonso, com Hamilton correndo por fora. E, sem o inglês, aí estaria a primeira troca de campeão da nossa lista, já que o espanhol levaria a melhor em cima do alemão no desempate do desempate, ou seja: 266 pontos para cada, cinco vitórias, mas Alonso com três segundos lugares contra dois de Vettel. Tudo isso com Webber 2 pontos atrás deles, uma insanidade.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | FERNANDO ALONSO | ESP | Ferrari | 266 | 5 |
2 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 266 | 5 |
3 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 264 | 5 |
4 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 235 | 4 |
5 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 166 | 0 |
6 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 158 | 0 |
7 | ROBERT KUBICA | POL | Renault | 156 | 0 |
8 | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | Mercedes | 93 | 0 |
9 | RUBENS BARRICHELLO | BRA | Williams Cosworth | 59 | 0 |
10 | ADRIAN SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 59 | 0 |
11 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | Sauber Ferrari | 45 | 0 |
12 | VITALY PETROV | FRA | Renault | 34 | 0 |
13 | VITANTONIO LIUZZI | ITA | Force India Mercedes | 33 | 0 |
14 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Williams Cosworth | 27 | 0 |
15 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | Toro Rosso Ferrari | 15 | 0 |
16 | JAIME ALGUERSUARI | ESP | Toro Rosso Ferrari | 14 | 0 |
17 | NICK HEIDFELD | ALE | Sauber Ferrari | 11 | 0 |
18 | PEDRO DE LA ROSA | ESP | Sauber Ferrari | 8 | 0 |
19 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | Lotus Cosworth | 0 | 0 |
20 | JARNO TRULLI | ITA | Lotus Cosworth | 0 | 0 |
21 | KARUN CHANDHOK | IND | Hispania Cosworth | 0 | 0 |
22 | BRUNO SENNA | BRA | Hispania Cosworth | 0 | 0 |
23 | LUCAS DI GRASSI | BRA | Virgin Cosworth | 0 | 0 |
24 | TIMO GLOCK | ALE | Virgin Cosworth | 0 | 0 |
25 | SAKON YAMAMOTO | JAP | Hispania Cosworth | 0 | 0 |
26 | CHRISTIAN KLIEN | AUT | Hispania Cosworth | 0 | 0 |

Temporada 2011
Aqui não tem nem graça, né? Vettel foi campeão com mais de 100 pontos e isso não mudaria. No entanto, em uma briga mais silenciosa, Alonso tiraria Webber do top-3, mas, em geral, poucas novidades em um ano tçao dominado pelo alemão da Red Bull.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 402 | 12 |
2 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 288 | 3 |
3 | FERNANDO ALONSO | ESP | Ferrari | 280 | 3 |
4 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 277 | 1 |
5 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 141 | 0 |
6 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 111 | 0 |
7 | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | Mercedes | 92 | 0 |
8 | ADRIAN SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 60 | 0 |
9 | VITALY PETROV | RUS | Renault | 49 | 0 |
10 | NICK HEIDFELD | ALE | Renault | 43 | 0 |
11 | PAUL DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 39 | 0 |
12 | JAIME ALGUERSUARI | ESP | Toro Rosso Ferrari | 37 | 0 |
13 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | Sauber Ferrari | 37 | 0 |
14 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | Toro Rosso Ferrari | 25 | 0 |
15 | SERGIO PÉREZ | MEX | Sauber Ferrari | 25 | 0 |
16 | RUBENS BARRICHELLO | BRA | Williams Cosworth | 6 | 0 |
17 | BRUNO SENNA | BRA | Renault | 4 | 0 |
18 | PASTOR MALDONADO | VEN | Williams Cosworth | 3 | 0 |
19 | PEDRO DE LA ROSA | ESP | Sauber Ferrari | 0 | 0 |
20 | JARNO TRULLI | ITA | Lotus Renault | 0 | 0 |
21 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | Lotus Renault | 0 | 0 |
22 | VITANTONIO LIUZZI | ITA | HRT Cosworth | 0 | 0 |
23 | JÉRÔME D’AMBROSIO | BEL | Virgin Cosworth | 0 | 0 |
24 | TIMO GLOCK | ALE | Virgin Cosworth | 0 | 0 |
25 | NARAIN KARTHIKEYAN | IND | HRT Cosworth | 0 | 0 |
26 | DANIEL RICCIARDO | AUS | HRT Cosworth | 0 | 0 |
27 | KARUN CHANDHOK | IND | Lotus Renault | 0 | 0 |

Temporada 2012
Foi em 2012 que aconteceu o segundo capítulo do duelo quente entre Vettel e Alonso. Só que, diferentemente de 2010, aqui não haveria mudanças no resultado final mesmo sem Hamilton. O alemão ficaria com o bicampeonato consecutivo, em um ano de equilíbrio total das forças no grid e que teria ainda Grosjean e Pérez como vencedores de corridas.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 297 | 6 |
2 | FERNANDO ALONSO | ESP | Ferrari | 292 | 3 |
3 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 230 | 2 |
4 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 197 | 3 |
5 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 195 | 2 |
6 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 137 | 0 |
7 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 112 | 1 |
8 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 99 | 1 |
9 | SERGIO PÉREZ | MEX | Sauber Ferrari | 83 | 1 |
10 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Force India Mercedes | 75 | 0 |
11 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | Sauber Ferrari | 68 | 0 |
12 | PAUL DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 54 | 0 |
13 | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | Mercedes | 54 | 0 |
14 | PASTOR MALDONADO | VEN | Williams Renault | 52 | 1 |
15 | BRUNO SENNA | BRA | Williams Renault | 43 | 0 |
16 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 19 | 0 |
17 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 13 | 0 |
18 | VITALY PETROV | RUS | Caterham Renault | 0 | 0 |
19 | TIMO GLOCK | ALE | Marussia Cosworth | 0 | 0 |
20 | CHARLES PIC | FRA | Marussia Cosworth | 0 | 0 |
21 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | Caterham Renault | 0 | 0 |
22 | JÉRÔME D’AMBROSIO | BEL | Lotus Renault | 0 | 0 |
23 | NARAIN KARTHIKEYAN | IND | HRT Cosworth | 0 | 0 |
24 | PEDRO DE LA ROSA | ESP | HRT Cosworth | 0 | 0 |

Temporada 2013
O cara terminou o campeonato com nove vitórias seguidas, qual a possibilidade de perder um título assim, hein? Pois é, aqui seria o tri de Vettel sem Hamilton, deixando Alonso comendo poeira na segunda colocação.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 403 | 13 |
2 | FERNANDO ALONSO | ESP | Ferrari | 253 | 2 |
3 | MARK WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 213 | 0 |
4 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 200 | 2 |
5 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 187 | 2 |
6 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 141 | 0 |
7 | FELIPE MASSA | BRA | Ferrari | 132 | 0 |
8 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 92 | 0 |
9 | SERGIO PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | 68 | 0 |
10 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | 62 | 0 |
11 | PAUL DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 62 | 0 |
12 | ADRIAN SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 42 | 0 |
13 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 28 | 0 |
14 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 18 | 0 |
15 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 7 | 0 |
16 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Williams Renault | 7 | 0 |
17 | PASTOR MALDONADO | VEN | Williams Renault | 6 | 0 |
18 | JULES BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | 0 | 0 |
19 | CHARLES PIC | FRA | Caterham Renault | 0 | 0 |
20 | HEIKKI KOVALAINEN | FIN | Lotus Renault | 0 | 0 |
21 | GIEDO VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | 0 | 0 |
22 | MAX CHILTON | ING | Marussia Cosworth | 0 | 0 |

Temporada 2014
Aqui começa a Era Híbrida e, entre 2014 e 2020, Hamilton só perdeu em 2016, de Rosberg. E seria justamente o alemão o beneficiado no período, sobrando com a dominante Mercedes e levando o título de 2014 com enorme distância para Daniel Ricciardo. Enquanto isso, Massa teria fechado o ano com triunfo em Abu Dhabi.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 376 | 13 |
2 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Red Bull Renault | 276 | 3 |
3 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Williams Mercedes | 224 | 1 |
4 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 206 | 1 |
5 | FERNANDO ALONSO | ESP | Ferrari | 193 | 0 |
6 | FELIPE MASSA | BRA | Williams Mercedes | 173 | 1 |
7 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 153 | 0 |
8 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Force India Mercedes | 121 | 0 |
9 | SERGIO PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 80 | 0 |
10 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLaren Mercedes | 74 | 0 |
11 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 74 | 0 |
12 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | Toro Rosso Renault | 30 | 0 |
13 | DANIIL KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 16 | 0 |
14 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 14 | 0 |
15 | PASTOR MALDONADO | VEN | Lotus Renault | 4 | 0 |
16 | JULES BIANCHI | FRA | Marussia Ferrari | 4 | 0 |
17 | ADRIAN SUTIL | ALE | Sauber Ferrari | 1 | 0 |
18 | MARCUS ERICSSON | SUE | Caterham Renault | 1 | 0 |
19 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 0 | 0 |
20 | MAX CHILTON | ING | Marussia Ferrari | 0 | 0 |
21 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | Caterham Renault | 0 | 0 |
22 | WILL STEVENS | ING | Caterham Renault | 0 | 0 |
23 | ANDRÉ LOTTERER | ALE | Caterham Renault | 0 | 0 |
24 | ALEXANDER ROSSI | EUA | Marussia Ferrari | 0 | 0 |

Temporada 2015
O ano seguinte seria na mesma linha. Ainda que Rosberg tenha perdido de longe para Hamilton, sem o inglês o alemão herdaria uma série de vitórias e nadaria de braçadas diante de Vettel, em seu primeiro ano com a Ferrari.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 379 | 13 |
2 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 322 | 5 |
3 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 187 | 1 |
4 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Williams Mercedes | 165 | 0 |
5 | FELIPE MASSA | BRA | Williams Mercedes | 151 | 0 |
6 | DANIIL KVYAT | RUS | Red Bull Renault | 119 | 0 |
7 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Red Bull Renault | 112 | 0 |
8 | SERGIO PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 102 | 0 |
9 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Force India Mercedes | 77 | 0 |
10 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Lotus Mercedes | 71 | 0 |
11 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Toro Rosso Renault | 66 | 0 |
12 | FELIPE NASR | BRA | Sauber Ferrari | 40 | 0 |
13 | PASTOR MALDONADO | VEN | Lotus Mercedes | 39 | 0 |
14 | CARLOS SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 30 | 0 |
15 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Honda | 25 | 0 |
16 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLaren Honda | 18 | 0 |
17 | MARCUS ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 17 | 0 |
18 | ROBERTO MERHI | ESP | Marussia Ferrari | 0 | 0 |
19 | ALEXANDER ROSSI | EUA | Marussia Ferrari | 0 | 0 |
20 | WILL STEVENS | ING | Marussia Ferrari | 0 | 0 |
21 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLaren Honda | 0 | 0 |

Temporada 2016
2016 foi quando Rosberg finalmente bateu Hamilton em um ano praticamente impecável. Sem o rival, o alemão também seria campeão, mas com margem bem mais folgada e em cima de Ricciardo. Destaque para Verstappen, que teria três triunfos na estreia pela Red Bull.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | NICO ROSBERG | ALE | Mercedes | 433 | 14 |
2 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Red Bull TAG Heuer | 302 | 3 |
3 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 252 | 1 |
4 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Red Bull TAG Heuer | 246 | 3 |
5 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 214 | 0 |
6 | SERGIO PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 128 | 0 |
7 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Williams Mercedes | 112 | 0 |
8 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Force India Mercedes | 97 | 0 |
9 | FELIPE MASSA | BRA | Williams Mercedes | 73 | 0 |
10 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLaren Honda | 69 | 0 |
11 | CARLOS SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Ferrari | 64 | 0 |
12 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 41 | 0 |
13 | DANIIL KVYAT | RUS | Toro Rosso Ferrari | 31 | 0 |
14 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Honda | 31 | 0 |
15 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | Renault | 11 | 0 |
16 | FELIPE NASR | BRA | Sauber Ferrari | 4 | 0 |
17 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | Haas Ferrari | 4 | 0 |
18 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Manor Mercedes | 2 | 0 |
19 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 2 | 0 |
20 | JOLYON PALMER | ING | Renault | 2 | 0 |
21 | MARCUS ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1 | 0 |
22 | ESTEBAN OCON | FRA | Manor Mercedes | 0 | 0 |
23 | RIO HARYANTO | INA | Manor Mercedes | 0 | 0 |

Temporada 2017
Aqui começa um período em que a Mercedes lamentaria e muito não ter um Hamilton para chamar de seu. É que Bottas chegou para a vaga de Rosberg e já de cara perderia a taça para a Ferrari de Vettel. No fim, a briga seria mesmo só entre os dois.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 359 | 9 |
2 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Mercedes | 346 | 6 |
3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Red Bull TAG Heuer | 234 | 2 |
4 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 233 | 1 |
5 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Red Bull TAG Heuer | 195 | 2 |
6 | SERGIO PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 132 | 0 |
7 | ESTEBAN OCON | FRA | Force India Mercedes | 116 | 0 |
8 | CARLOS SAINZ JR | ESP | Renault | 72 | 0 |
9 | FELIPE MASSA | BRA | Williams Mercedes | 68 | 0 |
10 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Renault | 59 | 0 |
11 | LANCE STROLL | CAN | Williams Mercedes | 54 | 0 |
12 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 44 | 0 |
13 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLaren Honda | 28 | 0 |
14 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 27 | 0 |
15 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 19 | 0 |
16 | JOLYON PALMER | ING | Renault | 13 | 0 |
17 | DANIIL KVYAT | RUS | Toro Rosso | 11 | 0 |
18 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 9 | 0 |
19 | MARCUS ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 2 | 0 |
20 | PIERRE GASLY | FRA | Toro Rosso | 0 | 0 |
21 | ANTONIO GIOVINAZZI | ITA | Sauber Ferrari | 0 | 0 |
22 | BRENDON HARTLEY | NZL | Toro Rosso | 0 | 0 |
23 | JENSON BUTTON | ING | McLaren Honda | 0 | 0 |
24 | PAUL DI RESTA | ESC | Williams Mercedes | 0 | 0 |

Temporada 2018
Em 2018, quando Vettel voltou a contestar o domínio de Hamilton, teria sido um baile do alemão sem a presença do inglês. Bottas, mais apagado que em 2017, ficaria restrito a uma briga pelo vice com o compatriota Räikkönen e com Verstappen. No fim das contas, Seb atingiria o quinto título e seria quase tão dominante na geração quanto Hamilton tem sido.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 360 | 7 |
2 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Mercedes | 303 | 4 |
3 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Red Bull TAG Heuer | 295 | 5 |
4 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 295 | 3 |
5 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Red Bull TAG Heuer | 196 | 2 |
6 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Renault | 90 | 0 |
7 | SERGIO PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 83 | 0 |
8 | CARLOS SAINZ JR | ESP | Renault | 78 | 0 |
9 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 75 | 0 |
10 | ESTEBAN OCON | FRA | Force India Mercedes | 68 | 0 |
11 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLaren Renault | 67 | 0 |
12 | CHARLES LECLERC | MON | Alfa Romeo Ferrari | 55 | 0 |
13 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 50 | 0 |
14 | PIERRE GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 41 | 0 |
15 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 22 | 0 |
16 | MARCUS ERICSSON | SUE | Alfa Romeo Ferrari | 20 | 0 |
17 | LANCE STROLL | CAN | Williams Mercedes | 11 | 0 |
18 | BRENDON HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 10 | 0 |
19 | SERGEY SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 2 | 0 |

Temporada 2019
A primeira taça de Bottas viria finalmente em 2019, coincidindo com uma queda bem grande de rendimento de Vettel e da Ferrari. Assim, herdando diversos triunfos de Hamilton, o finlandês bateria Verstappen sem maiores problemas.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Mercedes | 390 | 10 |
2 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Honda | 327 | 5 |
3 | CHARLES LECLERC | MON | Ferrari | 303 | 2 |
4 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 285 | 4 |
5 | PIERRE GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 122 | 0 |
6 | CARLOS SAINZ JR | ESP | McLaren Renault | 118 | 0 |
7 | ALEXANDER ALBON | TAI | Red Bull Honda | 117 | 0 |
8 | SERGIO PÉREZ | MEX | Racing Point Mercedes | 74 | 0 |
9 | LANDO NORRIS | ING | McLaren Renault | 74 | 0 |
10 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Renault | 70 | 0 |
11 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Alfa Romeo Ferrari | 59 | 0 |
12 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Renault | 54 | 0 |
13 | DANIIL KVYAT | RUS | Toro Rosso Honda | 53 | 0 |
14 | LANCE STROLL | CAN | Racing Point Mercedes | 31 | 0 |
15 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 27 | 0 |
16 | ANTONIO GIOVINAZZI | ITA | Alfa Romeo Ferrari | 19 | 0 |
17 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 12 | 0 |
18 | ROBERT KUBICA | POL | Williams Mercedes | 2 | 0 |
19 | GEORGE RUSSELL | ING | Williams Mercedes | 1 | 0 |

Temporada 2020*
A temporada atual ainda tem duas corridas pela frente e, ao menos a próxima, no anel externo de Sakhir, será mesmo sem Hamilton, que testou positivo para Covid-19. Num campeonato todo sem o inglês, a briga pelo título ainda estaria em aberto, com Bottas e Verstappen em boas condições.
PILOTO | PAÍS | EQUIPE | PONTOS | VITÓRIAS | |
1 | VALTTERI BOTTAS | FIN | Mercedes | 252 | 7 |
2 | MAX VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Honda | 236 | 6 |
3 | SERGIO PÉREZ | MEX | Racing Point Mercedes | 129 | 1 |
4 | DANIEL RICCIARDO | AUS | Renault | 129 | 0 |
5 | CHARLES LECLERC | MON | Ferrari | 120 | 0 |
6 | ALEXANDER ALBON | TAI | Red Bull Honda | 107 | 0 |
7 | CARLOS SAINZ JR | ESP | McLaren Renault | 104 | 0 |
8 | LANDO NORRIS | ING | McLaren Renault | 104 | 0 |
9 | PIERRE GASLY | FRA | AlphaTauri Honda | 88 | 1 |
10 | LANCE STROLL | CAN | Racing Point Mercedes | 75 | 0 |
11 | ESTEBAN OCON | FRA | Renault | 59 | 0 |
12 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | Ferrari | 45 | 0 |
13 | DANIIL KVYAT | RUS | AlphaTauri Honda | 39 | 0 |
14 | NICO HÜLKENBERG | ALE | Racing Point Mercedes | 14 | 0 |
15 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | Alfa Romeo Ferrari | 10 | 0 |
16 | ANTONIO GIOVINAZZI | ITA | Alfa Romeo Ferrari | 9 | 0 |
17 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 4 | 0 |
18 | NICHOLAS LATIFI | CAN | Williams Mercedes | 3 | 0 |
19 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 2 | 0 |
20 | GEORGE RUSSELL | ING | Williams Mercedes | 1 | 0 |
*Temporada ainda em andamento, números atualizados após o GP do Bahrein
Nada é capaz de pará-la
O ano da pandemia
