Sebastian Vettel obteve uma importante vitória na briga pelo campeonato de 2018 e, mais que isso, levou o triunfo na casa do rival Lewis Hamilton, que não foi capaz de dar sequência ao desempenho dominante que tem em Silverstone desde 2014. A Indy em Iowa também trouxe números interessantes

 

 

 

 

 

No último sábado, Lewis Hamilton levantou as arquibancadas lotadas do circuito de Silverstone ao cravar uma pole-position depois do cronômetro zerado, superando em apenas 0s044 seu maior rival da temporada. O domingo, entretanto, teve um sabor agridoce para o inglês. Largando mal, perdeu a liderança e ainda foi tocada na primeira curva, caindo para último. Ainda conseguiu se recuperar para alcançar o pódio. Enquanto isso, Sebastian Vettel saltou bem da segunda posição e correu para vitória – e uma muito importante: são oito pontos agora de diferença para Hamilton na ponta da tabela. Com o triunfo na casa do adversário, o alemão comprovou, uma vez mais, a força da Ferrari na briga pelo título. E acumulou números importantes. Vamos a eles.
 

 

 

 

 

 

 

 

 
(F1 2018; SEBASTIAN VETTEL; FERRARI; GP DA INGLATERRA; SILVERSTONE; AFP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sebastian Vettel alcançou no GP da Inglaterra sua 51ª vitória na F1. O número de triunfos agora é o mesmo de outro tetracampeão. Ao longo de sua trajetória, o francês somou 51 conquistas. Seb e Prost estão atrás apenas de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (65)
 

(F1 2018; SEBASTIAN VETTEL; FERRARI; GP DA INGLATERRA; SILVERSTONE; AFP)

Também foi a quarta vitória de Vettel na temporada. E mais impressionante, o ferrarista é o único piloto do grid a ter completado 100% das voltas. São 610 giros até aqui.

A Ferrari também lidera essa marca. Com seus dois carros, a equipe italiana concluiu 94,8% dos giros da atual temporada até aqui – ou 1.157 passagens. A Mercedes é a segunda colocada com 1.150 voltas – 94,3% do total.
(F1 2018; SEBASTIAN VETTEL; FERRARI; GP DA INGLATERRA; SILVERSTONE; AFP)

 

EQUIPE
VOLTAS
%

FERRARI
1.157
94.8%

MERCEDES
1.150
94.3%

McLAREN
1.128
92.5%

SAUBER
1.092
89.5%

RED BULL
1.062
87%

FORCE INDIA
1.054
86.4%

HAAS
1.052
86.2%

RENAULT
1.033
84.7%

WILLIAMS
1.025
84%

TORO ROSSO
900
73.8%

 

(F1 2018; SEBASTIAN VETTEL; FERRARI; GP DA INGLATERRA; SILVERSTONE; AFP)

Além de ser o único do grid a ter batido o companheiro de equipe em todas as classificações até aqui, Fernando Alonso alcançou um número importante: chegou a 200 corridas nos pontos. E a marca se torna ainda mais incrível quando se vê que o espanhol já passou de 300 GPs (F1 2018; FERNANDO ALONSO; McLAREN; )
 

 

 

 

 

A Indy foi a Iowa no último fim de semana e testemunhou um novo vencedor em 2018: James Hinchcliffe. Em grande exibição, o canadense bateu Josef Newgarden no fim e encerrou um jejum de mais de ano sem vitória. Newgarden, em quarto, embolou o campeonato totalmente, mas poderia ter sido segundo, se a Penske não tivesse o parado antes da bandeira quadriculada sob safety-car  Aos números, então.
 

 

 

 

 
(INDY 2018; JAMES HINCHCLIFFE, GP DO IOWA; INDYCAR)

 

 

 

 

 

James Hinchcliffe venceu pela sexta vez na Indy, segunda em oval. Curiosamente, segunda vez em Iowa. Também marcou a primeira vitória da história da Schmidt Peterson em um oval.

A equipe tinha apenas seis triunfos anteriores divididos entre Hinchcliffe e Simon Pagenaud em circuitos de rua e mistos na Indy.

O pódio em Iowa foi bastante surpreendente. Para se ter uma ideia, apenas Hinch (1) já tinha ficado no top-3 em outra corrida de 2018. Spencer Pigot e Takuma Sato foram estreantes

 

(INDY 2018; JAMES HINCHCLIFFE, GP DO IOWA; INDYCAR)

Spencer Pigot, inclusive, foi estreante em pódio na vida. Em 2º na primeira corrida que fez em Iowa, o americano manteve a boa fase e rompeu com estilo o melhor resultado da carreira até então – 7º em Mid-Ohio em 2016. 

Graham Rahal, em sétimo, conquistou o décimo top-10 em 11 corridas. Com o 12º lugar de Scott Dixon, o americano se isolou como rei da regularidade na temporada 2018.
(INDY 2018; SPENCER PIGOT; GP DO IOWA; INDYCAR)

O oposto de Rahal é Josef Newgarden. Muito regular no ano do primeiro título, o americano vive uma montanha-russa em 2018 e o 4º lugar de Iowa foi seu primeiro top-5 que não foi vitória (INDY 2018, ROAD AMERICA; ELKHART LAKE; ROAD AMERICA; LARGADA; INDYCAR; JOSEF NEWGARDEN)
 

A edição 2018 de Iowa derrubou várias marcas: Ryan Hunter-Reay tinha ido ao pódio em cinco das últimas seis edições, Newgarden em três das últimas quatro e Tony Kanaan em cinco das últimas oito.
 

 

 

 

 

 

 

 

 
(INDY 2018; JAMES HINCHCLIFFE, GP DO IOWA; INDYCAR)

Reportagem produzida por Evelyn Guimarães, Gabriel Curty e Fernando Silva. 

Fotos: AFP, Ferrari, McLaren e Indycar. 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar