Equipes e pilotos LMGTE-AM

Equipes e pilotos LMGTE-AM

Rodrigo Berton, de São Paulo &
Rodrigo Mattar, do Rio de Janeiro
.
.

SPIRIT OF RACE

Sede: Balerna, Suíça
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Em 2017: 4ª colocada na LMGTE-AM
Vitórias: 1

Braço helvético da AF Corse nas provas de Grã-Turismo, a Spirit of Race faz sua segunda temporada completa no WEC, com uma das Ferrari F488 GTE herdadas da equipe campeã da última temporada. Como grande novidade, terão a vinda de Giancarlo Fisichella para substituir Miguel Molina e assim brigar por algo melhor que o quarto lugar alcançado no último ano entre as equipes da LMGTE-AM. Com a forte concorrência de novas equipes e novos carros, não será uma tarefa das mais fáceis.

Pilotos do carro #54


THOMAS FLÖHR

17 de março de 1960 (58 anos), St.Moritz, Suíça
Graduação: Bronze

10 provas
1 vitória
4 pódios
Melhor resultado: 4º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 20º colocado da LMGTE (9,5 pontos) e 4º colocado da LMGTE-AM (109 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 41º lugar em 2017

Proprietário da Vista Jet, companhia aérea de luxo que cobra – acreditem – o equivalente a R$ 50 mil por hora de voo de seus clientes, numa espécie de Uber de asas – o suíço Thomas Flöhr é o típico diletante milionário e apaixonado por automobilismo, que graças aos lucros de sua companhia, se auto patrocina para a segunda temporada no WEC. Ano passado, Thomas, que veio de outras competições como a Michelin Le Mans Cup e o Blancpain Endurance Series, conseguiu até uma vitória nas 6h de Fuji, debaixo de chuva – e mais três pódios. Em Le Mans, fez seu debute com o 12º lugar geral na LMGTE-AM.
 

GIANCARLO FISICHELLA

14 de janeiro de 1973 (45 anos), Roma, Itália
Graduação: Platina

19 provas
7 vitórias
12 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2012
Em 2017: 7º colocado no Blancpain Endurance Series; 9º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship

Participações nas 24h de Le Mans: 8
Melhor resultado: 13º lugar em 2014

Aos 45 anos, Giancarlo Fisichella está de volta ao Mundial de Endurance depois de cinco anos fora numa temporada completa. O veterano “Fisico”, com seu currículo de 229 participações na Fórmula 1 entre 1996 e 2009, com quatro vitórias, trouxe mais molho às provas de longa duração como piloto de fábrica da Ferrari. Conquistou inclusive o bicampeonato das 24h de Le Mans na LMGTE-PRO, após oito participações – fora outros três pódios. Neste ano, será o pilar da campanha da Spirit of Race ao lado dos já entrosados Flöhr e Castellacci.


FRANCESCO CASTELLACCI

4 de abril de 1987 (31 anos), Roma, Itália
Graduação: Prata

18 provas
1 vitória
4 pódios
Melhor resultado: 4º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 20º colocado da LMGTE (9,5 pontos) e 4º colocado da LMGTE-AM (109 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 41º lugar em 2017

O romano Francesco Castellacci nunca foi um piloto de resultados muito expressivos. De seu currículo modesto, consta um único título: campeão europeu de FIA GT3 pela equipe italiana AF Corse. De resto, competiu no Mundial de Endurance primeiro como piloto Aston Martin e depois na Spirit of Race, ambas na LMGTE-AM. Vai para sua terceira temporada na categoria, esperando evoluir ao lado de Fisichella na equipe suíça. Em Le Mans, esteve por duas oportunidades e alcançou o melhor resultado no ano passado.

.
.

TEAM PROJECT 1

Sede: Oldenburg, Alemanha
Carro: Porsche 911 RSR GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Equipe estreante no FIA WEC

Oriunda da Alemanha, a equipe Project 1 é uma das clientes Porsche que teve direito a receber a versão do 911 GTE com motor central-traseiro. Com experiência nas competições monomarca da casa de Stuttgart, quer transformar o bom retrospecto em resultados significativos em seu ano de estreia no WEC. O principal nome da equipe é o experiente Jörg Bergmeister.

Pilotos do carro #56


JÖRG BERGMEISTER

13 de fevereiro de 1976 (42 anos), Leverkusen, Alemanha
Graduação: Platina

18 provas
Nenhuma vitória
8 pódios
Melhor resultado: 6º colocado da LMGTE-PRO em 2013 e 2014
Em 2017: 10º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTD)

Participações nas 24h de Le Mans: 15
Melhor resultado: 10º lugar em 2004

O veterano Jörg Bergmeister está de volta ao WEC após servir à equipe oficial de fábrica da Porsche por várias temporadas. Sua ligação com a marca de Weissach, aliás, já passou de duas décadas – são 23 temporadas como piloto dos carros germânicos, com 15 participações nas 24h de Le Mans e uma vitória na prova francesa, em 2003. Por conta de sua elevada estatura – superior a 1,90 metro – sempre se sentiu mais à vontade nos modelos de Grã-Turismo. Será o líder e a referência de uma das novas participantes do Mundial de Endurance.


PATRICK LINDSEY

22 de abril de 1982 (36 anos), Santa Barbara, EUA
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 3º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTD)

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Proprietário de uma das principais concessionárias Porsche em Dallas, no estado do Texas, Patrick Lindsey é mais um caso de empresário bem-sucedido que faz as honras como piloto. Nos EUA, além de guiar, é também diretor de sua própria escuderia, a Park Place Motorsports. Estreante no WEC, o piloto de 36 anos realiza o antigo sonho de disputar as 24h de Le Mans. Por isso, sua equipe na IMSA disputará apenas as provas longas do campeonato estadunidense.


EGIDIO PERFETTI

5 de junho de 1975 (42 anos), Noruega
Graduação: Bronze

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 25º colocado na Porsche Carrera Supercup; 11º colocado na Porsche Carrera Cup France

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Se você já saboreou um chiclete Mentos ou os confeitos Fruitella, saiba que Egidio Perfetti, que estreia na Super Season do WEC, é herdeiro do grupo Perfetti Van Melle, que é hoje a 3ª companhia mais importante do planeta no ramo confeiteiro. Com produtos espalhados em 150 países, a empresa gera receitas superiores a 2,4 bilhões de euros – o que explica em parte a aparição de Perfetti como piloto de competição. Nas pistas desde 2010, tem como melhor resultado o terceiro lugar na Michelin Le Mans Cup na classe GT3. Ano passado, ficou na lista de espera das 24h de Le Mans e agora parte para a primeira temporada completa no Mundial de Endurance.

.
.

CLEARWATER RACING

Sede: Singapura
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Em 2017: 2ª colocada na LMGTE-AM
Vitórias: 1

Primeira equipe do sudeste asiático nas 24h de Le Mans e também no WEC, a Clearwater Racing saiu-se muito bem em 2017. No geral, o vice-campeonato, perdendo para a favoritíssima trinca da Aston Martin, não pode ser considerado um mau negócio. Com mais experiência da equipe tanto dentro quanto fora da pista – afora o auxílio da AF Corse – poderão fazer uma boa Super Season.

Pilotos do carro #61


MOK WENG SUN

27 de julho de 1967 (50 anos), Singapura (naturalizado malaio)
Graduação: Bronze

10 provas
2 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 17º colocado da LMGTE (19 pontos) e 3º colocado na LMGTE-AM (165 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 30º lugar em 2016

Mais um do lote de gentleman drivers do Mundial de Endurance, o malaio Mok Weng Sun nasceu em Singapura e pautou sua trajetória de piloto diletante nas provas asiáticas de Grã-Turismo antes de se aventurar no WEC. Disputou duas vezes as 24h de Le Mans e na estreia conquistou um meritório 4º lugar na classe LMGTE-AM. Subiu seis vezes ao pódio em seu ano de estreia e acabaram levando os pontos máximos em Le Mans – embora não tenham vencido na pista – além de ganhar também em Silverstone.


KEITA SAWA

16 de agosto de 1976 (41 anos), Chiba, Japão
Graduação: Prata

10 provas
2 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 17º colocado da LMGTE (19 pontos) e 3º colocado na LMGTE-AM (165 pontos)

Um dos bons nomes do automobilismo japonês em provas de Grã-Turismo, Keita Sawa também fez parte da boa campanha da Clearwater Racing em sua estreia no WEC. Com vários títulos e outros bons resultados no continente asiático, ajudou com sua experiência a fazer o time de Singapura faturar o vice-campeonato entre as equipes da LMGTE-AM. Disputa neste ano sua terceira 24h de Le Mans.


MATT GRIFFIN

1º de outubro de 1981 (36 anos), Blarney, Irlanda
Graduação: Ouro

26 provas
3 vitórias
9 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 17º colocado da LMGTE (19 pontos) e 3º colocado na LMGTE-AM (165 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 6
Melhor resultado: 27º lugar em 2013

Matt Griffin é o piloto que sem dúvida irá liderar a equipe Clearwater Racing a voos mais altos em 2018/19 na Super Season do WEC. Não só por sua experiência em relação aos companheiros de equipe como por também ser regular e muito rápido. No ano passado, disputou sua primeira temporada no Mundial depois de algum tempo e sem dúvida foi decisivo para que a tripulação conquistasse o vice-campeonato na LMGTE-AM para o time oriental. Foi ao pódio uma vez em Le Mans – 3º colocado na categoria em 2013.

.
.

MR RACING

Sede: Piacenza, Itália
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Equipe estreante no FIA WEC

Com bandeira japonesa – e know-how da AF Corse – a MR Racing faz sua estreia no WEC tendo como ponta de lança o piloto japonês Motoaki Ishikawa, que contará com a experiência de Olivier Beretta para ajudá-lo a evoluir ao longo da Super Season. O terceiro piloto carrega um sobrenome bastante conhecido dos fãs de automobilismo.

Pilotos do carro #70


MOTOAKI ISHIKAWA

7 de abril de 1967 (50 anos), Hyogo, Japão
Graduação: Bronze

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 18º colocado no Blancpain Endurance Series; 6º colocado no Campeonato Italiano de Grã-Turismo

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Novato na Super Season do WEC, o japonês Motoaki Ishikawa iniciou a carreira aos 40 anos na F3 japonesa e, como gentleman driver, embarcou nessa aventura através do Ferrari Challenge, chegando às séries Blancpain e ao Campeonato Italiano de Grã-Turismo, defendendo a AF Corse. A equipe italiana, inclusive, dá suporte à escuderia que foi batizada como MR Racing para proporcionar ao nipônico sua estreia na competição.


OLIVIER BERETTA

23 de novembro de 1969 (48 anos), Monte-Carlo, Mônaco
Graduação: Platina

13 provas
2 vitórias
3 pódios
Melhor resultado: 12º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 24º colocado da LMGTE (1 ponto); 12º colocado na LMGTE-AM (12 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 21
Melhor resultado: 4º lugar em 2001 e 2006

Veterano de batalhas, com meia temporada de Fórmula 1 no currículo em 1994, pela Larrousse, Olivier Beretta conseguiu muito mais destaque nas provas de Endurance. Só nas 24h de Le Mans, conquistou ao longo de 21 participações – desde 1996 – seis vitórias em subclasses. Uma delas valeu pelo WEC, em 2015. O monegasco volta a disputar uma temporada completa depois de seis anos. Ele será uma espécie de “coach” para Motoaki Ishikawa.


EDDIE CHEEVER III

5 de junho de 1993 (24 anos), Roma, Itália (tem também cidadania estadunidense)
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 5º colocado no Campeonato Italiano de Grã-Turismo

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Filho de Eddie Cheever, antigo piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy – e campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 1998 – Eddie Cheever III trilhou outros caminhos em relação à carreira do pai. O garoto italiano de dupla cidadania teve razoável carreira nos monopostos, com bons resultados na F3 italiana e europeia, mas em 2014 deu uma guinada total rumo à versão europeia da Nascar, com participações também na K&N Pro Series, antes de conquistar o título do Italiano de Grã-Turismo em 2016. Faz sua estreia no WEC na Super Season e também nas 24 Horas de Le Mans.

.
.

DEMPSEY RACING-PROTON

Sede: Ummendorf, Alemanha
Carro: Porsche 911 RSR GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Em 2017: 3ª colocada na LMGTE-AM
Vitórias: 2 na LMGTE-PRO e 9 na LMGTE-AM

A parceria entre o galã dos cinemas e apaixonado por automobilismo Patrick Dempsey e os alemães da Proton Competition segue firme nesta Super Season, com o ator emprestando seu nome e prestígio e a equipe de Ummendorf colabora com sua boa estrutura e experiência. Participante de primeira hora do FIA WEC em 2018/19, a equipe terá dois carros na Super Season e a aposta está em jovens valores ligados à Porsche, afora gentleman drivers (extremamente necessários) com muito dinheiro (mais necessário ainda).

Em 2018, a equipe disputa as 24h de Le Mans com um terceiro carro, inscrito nas cores da Black Swan Racing, mas com todo o suporte da equipe germânica

 

Pilotos do carro #77


CHRISTIAN RIED

24 de fevereiro de 1979 (39 anos), Biberach an der Riss, Alemanha
Graduação: Bronze

51 provas
6 vitórias
23 pódios
Melhor resultado: Vice-campeão da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 18º colocado da LMGTE (17 pontos); Vice-campeão na LMGTE-AM (168 pontos) 

Participações nas 24h de Le Mans: 8
Melhor resultado: 21º lugar em 2014

Há décadas tocando junto à sua família – Gerold Ried também foi piloto e o irmão Michael, hoje é engenheiro – a equipe Proton Competition, que conta com o prestígio do galã de Hollywood Patrick Dempsey, o alemão Christian Ried chega a este início de campeonato com um recorde entre os pilotos da LMGTE-AM.

Foi um dos únicos a ter participado das 50 provas da história do FIA WEC, desde 2012. Nâo é exatamente dos pilotos mais velozes do lote, mas tem quase 50% de aproveitamento em pódios e um total de seis vitórias na categoria. Em Le Mans, disputou oito vezes a clássica prova de 24 Horas e subiu ao pódio como 2º colocado na LMGTE-AM em 2014.


MATT CAMPBELL

17 de fevereiro de 1995 (23 anos), Warwick, Austrália
Graduação: Ouro

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 3º colocado no Porsche Supercup; 4º colocado no Pirtek Enduro Cup (Supercars); Vice-campeão das 12h de Bathurst

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Um dos mais promissores talentos do automobilismo australiano, Matt Campbell é outra das muitas caras novas no WEC nesta Super Season. Conquistou em 2016 o título da Porsche Cup australiana e teve um ano de muito bons desempenhos na última temporada, com o vice nas 12h de Bathurst, o terceiro lugar na Porsche Supercup internacional (com quatro vitórias, cinco pole positions e cinco pódios) e ótimas participações nas provas de Endurance do Supercars Series, que lhe renderam o 4º lugar na classificação final daquele certame.


JULIEN ANDLAUER

5 de julho de 1999 (18 anos), Pierre Bénite, França
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: Campeão da Porsche Cup francesa

Jovem (somente 18 anos) revelação do automobilismo francês, Julien Andlauer deve realizar neste ano de 2018 um sonho de menino: disputar pela primeira vez as 24h de Le Mans. O campeão da Porsche Cup francesa teve uma rápida ascensão, dos karts em 2012 até os possantes Grã-Turismo de 460 HP de potência, passando pela Fórmula 4 com bons resultados. Sua contratação pela Dempsey Racing-Proton não deixa de ser uma aposta, quanto mais uma grande surpresa. É o novato mais jovem do plantel de 180 inscritos em Sarthe.

Pilotos do carro #88


MATTEO CAIROLI

1º de junho de 1996 (21 anos), Como, Itália
Graduação: Ouro

10 provas
2 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: Vice-campeão da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 18º colocado da LMGTE (17 pontos); Vice-campeão na LMGTE-AM (168 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 34º lugar em 2017

Considerado a joia do programa de desenvolvimento de pilotos da Porsche em Grã-Turismo, o promissor italiano Matteo Cairoli caiu nas graças da marca ao ganhar a versão italiana da Porsche Cup em 2014 e ser o vice-campeão da série internacional em 2016. Jovem, rápido e talentoso, tem tudo para fazer uma bela temporada – se também os companheiros de equipe possibilitarem – a bordo do novo Porsche 911 RSR GTE que a Dempsey Racing-Proton terá à disposição nesta Super Season. Estreou ano passado em Sarthe com o 6º posto na classe LMGTE-AM.
 

GIORGIO RODA JR.

18 de março de 1994 (24 anos), Como, Itália
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 6º colocado no European Le Mans Series (LMGTE)

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Com a família inteira envolvida no automobilismo – filho e sobrinho de pilotos (os irmãos Giorgio e Gianluca Roda) – além de ter o primo Andrea Roda competindo no ELMS, Giorgio Roda Junior é mais uma cara nova da Super Season do WEC. A exemplo de Matteo Cairoli, também nasceu na cidade de Como, próxima à Milão e na fronteira com a Suíça. Foi campeão do International GT Open em 2014 e ano passado disputou o ELMS, ficando com a sexta colocação na classe LMGTE. 


KHALED AL QUBAISI

22 de dezembro de 1975 (42 anos), Abu-Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Graduação: Bronze

27 provas
2 vitórias
6 pódios
Melhor resultado: Vice-campeão da LMGTE-AM em 2016
Em 2017: Não terminou as 24h de Le Mans (LMGTE-AM)

Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado: 21º lugar em 2014

Educado em Boston (EUA) e com mestrado na Universidade George Washington, Khaled Al Qubaisi é um dos empresários mais bem-sucedidos de seu país. Entre as diversas empresas que comanda, estão a Aerospace e a companhia de investimentos Mubadala, que já patrocinou a Ferrari na Fórmula 1. Tudo isso com apenas 42 anos de idade, e numa terra onde dinheiro não é problema. 

Ano passado, ele se dedicou mais aos negócios e menos às competições, mas volta ao WEC com força total após a boa campanha na temporada retrasada, onde venceu duas corridas e brigou pelo título até o final do campeonato. Em Le Mans, participou cinco vezes e foi ao pódio duas vezes, em 2014 e 2016, com um segundo e um terceiro lugares na LMGTE-AM. 

Pilotos do carro #99
 

PATRICK LONG

28 de julho de 1981 (36 anos), Thousand Oaks, EUA Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 14
Melhor resultado: 10º lugar em 2004

Um dos mais competentes pilotos de Endurance dos EUA, Patrick Long chega à sua 15ª participação nas 24h de Le Mans. Sempre colheu bons resultados por lá: ganhou na LMGT2 por duas vezes – incluindo em sua estreia, em 2004, além de mais três pódios. Será o líder natural da tripulação do carro #99 nesta edição da prova. Atualmente, defende a equipe Wright Motorsports na IMSA.
 

TIM PAPPAS

14 de setembro de 1973 (44 anos), New York City, EUA Graduação: Bronze

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Presidente da Pappas Enterprises Inc., empresa imobiliária com mais de quatro décadas de tradição nos EUA e radicado em Boston, Tim Pappas é mais um diletante que atinge o sonho de disputar as 24h de Le Mans pela primeira vez. Eventual participante da extinta American Le Mans Series, da IMSA e do Pirelli World Challenge, disputa uma overdose de provas neste ano, incluindo também uma aparição nas 12h de Bathurst. Em seus planos, está a presença nas 10h de Suzuka e também nas 24h de Spa-Francorchamps.
 

SPENCER PUMPELLY

28 de dezembro de 1974 (43 anos), Atlanta, EUA Graduação: Prata

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 27º lugar em 2012 e 2014

Vegano por opção desde 2010, Spencer Pumpelly é um piloto de larga experiência nas séries estadunidenses de Grã-Turismo, disputando atualmente o Pirelli World Challenge na divisão SprintX e o Continental Tire SportsCar Challenge. Volta a aparecer entre os participantes das 24h de Le Mans após quatro anos – em sua última participação, guiou uma Ferrari. O 4º posto em 2012 foi seu melhor resultado na classe LMGTE-AM.

.
.

GULF RACING UK

Sede: Milton Keynes, Inglaterra
Carro: Porsche 911 RSR GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Em 2017: 5ª colocada na LMGTE-AM
Vitórias: Nenhuma

Fundada por Roald Goethe, alemão entusiasta de carros de competição e Michael Wainwright, também piloto, a Gulf Racing UK agora não tem mais a desculpa do equipamento defasado para não brigar de igual para igual com as adversárias, no terceiro ano da escuderia na LMGTE-AM. Além do ‘novo’ 911 RSR GTE de motor central-traseiro, a escuderia britânica aposta em Alex Davison como substituto de Nick Foster para fazer um bom campeonato.

Pilotos do carro #86


MICHAEL WAINWRIGHT

25 de julho de 1973 (44 anos), Worcester, Inglaterra
Graduação: Bronze

17 provas
Nenhuma vitória
1 pódio
Melhor resultado: 7º colocado da LMGTE-AM em 2016 e 2017
Em 2017: 22º colocado da LMGTE (3,5 pontos); 7º colocado na LMGTE-AM (67 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 33º lugar em 2016

Sócio de Roald Goethe na administração da equipe Gulf Racing, Michael Wainwright é outro dos diletantes que se apresenta para a Super Season. Vai disputar sua terceira temporada no Mundial de Endurance, após uma passagem pelo ELMS. A observar como o piloto, que não é dos mais rápidos, irá evoluir a bordo do novo Porsche 911 GTE. Disputará sua quarta 24h de Le Mans.
 

BEN BARKER

23 de abril de 1991 (27 anos), Cambridge, Inglaterra
Graduação: Ouro

19 provas
Nenhuma vitória
2 pódios
Melhor resultado: 7º colocado da LMGTE-AM em 2016 e 2017
Em 2017: 21º colocado da LMGTE (6 pontos); 7º colocado na LMGTE-AM (67 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 33º lugar em 2016

O britânico Ben Barker é o principal piloto da equipe Gulf Racing UK para a disputa da Super Season 2018/19. Vai para o terceiro campeonato a bordo do carro #86 e a expectativa é de que ele consiga bons resultados, especialmente em classificação. Para um time com poucos pódios no WEC e nenhuma vitória, terminar mais perto dos três primeiros colocados é a meta. Disputa as 24h de Le Mans pela terceira vez na carreira.


ALEX DAVISON

3 de novembro de 1979 (38 anos), Melbourne, Austrália
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 25º colocado na Pirtek Enduro Cup (Supercars)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 27º lugar em 2008

O australiano Alex Davison é mais outro que se junta à família do WEC na Super Season. Tem experiência de sobra na condução de carros Porsche, com direito ao título da Carrera Cup de seu país em 2004, além de somar quatro vices (o último em 2016) e um 3º lugar. No último ano, fez apenas as provas da Pirtek Enduro Cup, dos Supercars. Acabou em 25º apenas, por conta de dois abandonos em dupla com Alex Rullo, tendo apenas o 15º lugar em Bathurst como melhor resultado. Na sua única aparição em Le Mans até hoje, foi 5º colocado na classe LMGT2 e 27º na geral.

.
.

TF SPORT

Sede: Salfords, Inglaterra
Carro: Aston Martin Vantage V8
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Equipe estreante no FIA WEC
Em 2017: Vice-campeã do ELMS (LMGTE)

Sob o comando de Tom Ferrier, a TF Sport vem para sua primeira temporada no WEC após boa campanha no European Le Mans Series, onde conquistaram o vice-campeonato. Uma ascensão meteórica, considerando que há dois anos apenas, o time sediado na Inglaterra estava ainda no Michelin Le Mans Cup. Vão com um trio 100% de estreantes, onde o destaque é o primeiro turco da história de Sarthe.

Pilotos do carro #90


SALIH YOLUÇ

22 de agosto de 1985 (32 anos), Istambul, Turquia
Graduação: Bronze

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: Vice-campeão do ELMS (LMGTE)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 35º lugar em 2017

Primeiro piloto da Turquia a disputar as 24h de Le Mans em mais de 90 anos, Salih Yoluç será também o primeiro de seu país a competir no WEC. A exemplo da TF Sport, veio de outras categorias nos últimos anos – Michelin Le Mans Cup primeiro e depois ELMS, conquistando o vice-campeonato de pilotos na LMGTE, com uma vitória e cinco pódios. Também fez participações esporádicas no Blancpain Endurance Series.


EUAN ALERS-HANKEY

18 de março de 1987 (31 anos), Taunton, Inglaterra
Graduação: Ouro

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: Vice-campeão do ELMS (LMGTE)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 35º lugar em 2017

Parceiro de Salih Yoluç desde o Michelin Le Mans Cup em 2016, passando pelo European Le Mans Series, Euan Alers-Hankey também faz o seu debute na Super Season do Mundial de Endurance, como provavelmente o piloto principal da escuderia de Tom Ferrier. Deixou boa impressão, em especial, nas 24h de Le Mans, que disputa pela segunda vez.


CHARLIE EASTWOOD

11 de agosto de 1995 (22 anos), Belfast, Irlanda do Norte
Graduação: Prata

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: Campeão da Porsche Carrera Cup GB

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Conterrâneo do antigo piloto de Fórmula 1 e do Mundial de Endurance (Grupo C) John Watson, o norte-irlandês Charlie Eastwood é outro dos que vão encarar o WEC em sua primeira temporada completa. Na Fórmula 4, teve como adversários os brasileiros Guga Lima e Gaetano Di Mauro. Mas se não conseguiu emplacar nos monopostos, adaptou-se rápido ao arisco e difícil carro da Porsche Cup. Foi 3º colocado em 2017 e campeão ano passado, numa campanha de quatro vitórias, cinco poles e 10 pódios.

.
.

ASTON MARTIN RACING

Sede: Banbury, Inglaterra
Carro: Aston Martin Vantage V8
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Em 2017: Campeã da LMGTE-AM
Vitórias: 24

Marca com o maior número de vitórias na LMGTE-AM, com quase 50% de aproveitamento na categoria, a Aston Martin Racing entra em 2018 como favorita ao título na Super Season, não só por ser a única equipe de fábrica declaradamente envolvida na divisão como também pela força de sua trinca, já comprovada nos dois últimos campeonatos. Pedro Lamy, do alto de décadas como piloto de Fórmula 1, Protótipos e Grã-Turismo, lidera um time onde os pilotos de graduação inferior mostraram evidente evolução. São a tripulação a ser batida nesta Super Season.

Pilotos do carro #98


PAUL DALLA LANA

1º de fevereiro de 1966 (52 anos), Vancouver, Canadá
Graduação: Bronze

40 provas
16 vitórias
28 pódios
Melhor resultado: Campeão da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 16º colocado da LMGTE (19,5 pontos); Campeão na LMGTE-AM (192 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado: 26º lugar em 2014

O canadense Paul Dalla Lana é o que tem o melhor currículo no WEC entre os pilotos de graduação inferior – bronze ou prata – em toda a categoria desde 2012. Também pudera: cliente da Aston Martin Racing, o piloto de 52 anos vem cumprindo um bom papel nas pistas, em que pese alguns erros infantis, sempre em busca do limite. 

Casado com uma brasileira, Dalla Lana é há mais de duas décadas o bem-sucedido fundador da Northwest, especializada no ramo de imóveis comerciais. Além de empresário, é filantropo: dá nome a uma escola pública de saúde em Toronto, para a qual doou dezenas de milhares de dólares.


PEDRO LAMY

20 de março de 1972 (46 anos), Aldeia Galega, Portugal
Graduação: Platina

47 provas
19 vitórias
31 pódios
Melhor resultado: Campeão da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 16º colocado da LMGTE (19,5 pontos); Campeão na LMGTE-AM (192 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 18
Melhor resultado: 2º lugar em 2007 e 2011

Primeiro piloto português a pontuar na Fórmula 1 – foi 6º colocado no GP da Austrália de 1995, com a Minardi – Pedro Lamy tem uma sólida e longa trajetória no Endurance, tendo sido em meados dos anos 2000 um dos pilotos de fábrica da equipe Peugeot. Em 18 aparições na pista de Sarthe, conquistou seis pódios em subclasses, além de um título de pilotos do FIA GT em 1998, três troféus de campeão do European Le Mans Series e no último ano o Mundial de Pilotos da LMGTE-AM. É o mais vitorioso da história da competição, com 19 triunfos em 47 corridas.


MATHIAS LAUDA

30 de janeiro de 1981 (37 anos), Salzburg, Áustria
Graduação: Prata

27 provas
13 vitórias
20 pódios
Melhor resultado: Campeão da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 16º colocado da LMGTE (19,5 pontos); Campeão na LMGTE-AM (192 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 36º lugar em 2017

Filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda, Mathias não chegou nem próximo do pai em termos de talento. Nunca se destacou, fosse nos monopostos e depois no DTM, por grandes desempenhos, passando inclusive pela Whelen Euro Series, a versão europeia da Nascar. Mas no WEC, por conta da bem entrosada parceria com Pedro Lamy e Paul Dalla Lana, o austríaco de 37 anos não tem comprometido. Tanto que acabou, após dois anos batendo na trave, por conquistar o primeiro título de sua carreira. Nas 24h de Le Mans, resultados modestos: em três oportunidades só terminou uma – ano passado, em oitavo na LMGTE-AM e 36º na geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


As estrelas únicas das 24h de Le Mans

Além dos competidores regulares da temporada e daqueles que acrescentam mais carros à garagem, o Mundial de Endurance também atrai equipes e pilotos que desejam brilhar apenas nas 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do endurance mundial. Eis os times para corrida em Sarthe.
 

.
.

EBIMOTORS

Sede: Cermenate, Itália
Carro: Porsche 911 RSR GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Em 2017: campeã da Michelin Le Mans Cup (GT3)

Revenda Porsche da região de Como, próxima à Milão e também ao território suíço, a Ebimotors é uma escuderia de relativo prestígio e tradição em seu país. Fundada por Enrico Borghi, faz sua primeira aparição nas 24h de Le Mans após ganhar a última temporada da Michelin Le Mans Cup, o que garantiu ao time uma vaga direta. A principal atração a bordo do carro #80 é a única mulher inscrita – a dinamarquesa Christina Nielsen.

Pilotos do carro #80

FABIO BABINI

3 de novembro de 1969 (48 anos), Faenza, Itália
Graduação: Ouro

Participações nas 24h de Le Mans: 7
Melhor resultado: Sexto lugar em 2001

Distante quase uma década da disputa em Le Mans, o veterano italiano Fabio Babini volta para uma oitava aparição em Sarthe, como o principal piloto da Ebimotors, equipe que defende no European Le Mans Series. O piloto de 48 anos tem no currículo participações no extinto FIA GT, na F3 italiana, no Campeonato Italiano de GT e até no automobilismo russo, em três temporadas.
 

CHRISTINA NIELSEN

10 de janeiro de 1992 (26 anos), Hørsholm, Dinamarca
Graduação: Prata

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 35º lugar em 2016

Bicampeã do IMSA Weathertech SportsCar Championship na classe GTD, a dinamarquesa Christina Nielsen trocou as equipes satélites da Ferrari pelas da Porsche, tanto nos EUA quanto nas 24h de Le Mans – que ela disputará pela terceira vez. A piloto de 26 anos conquistou uma das vagas disponíveis na Ebimotors. Em sua estreia, conquistou seu melhor resultado: foi 6ª colocada na classe LMGTE-AM.

ERIK MARIS

16 de fevereiro de 1964 (54 anos), Lyon, França
Graduação: Bronze

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 15º lugar em 2017

O diletante francês Erik Maris, de 54 anos, abocanhou a última vaga disponível na Ebimotors para a disputa das 24h de Le Mans. Em quatro participações, teve o mérito de terminar em todas as disputas, mesmo que em colocações bastante modestas. No ano passado, após um acidente nos treinos de classificação, fez parte da tripulação do LMP2 da Eurasia que terminou em 15º na geral e 13º na categoria. Um 11º na LMP2 em 2015 foi seu melhor desempenho em Sarthe.

.
.

JMW MOTORSPORT

Sede: Colchester, Inglaterra
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Em 2017: campeã do ELMS (LMGTE) e das 24h de Le Mans (LMGTE-AM)

Para a equipe de Jim McWhiter, o ano passado foi excepcional: a JMW Motorsport faturou não só o título das 24h de Le Mans na classe LMGTE-AM como também do ELMS na divisão de Grã-Turismo. Assim, fariam jus à duas vagas automáticas para este ano, mas devido às dificuldades normais de times clientes, só inscreveram um carro. Com o ‘dindim’ da Weathertech, duas vagas foram asseguradas a pilotos dos EUA, junto ao titular Liam Griffin.

Pilotos do carro #84
 

LIAM GRIFFIN

9 de março de 1973 (45 anos), Barnet, Inglaterra
Graduação: Bronze

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 36º lugar em 2016

O inglês Liam Griffin começou a competir há uma década e, após três temporadas de pouco brilho no competitivo British Touring Car Championship (BTCC), chegou ao British GT, onde foi 4º colocado em 2015. Em Le Mans, esteve presente numa única oportunidade, em 2016, quando foi 7º na LMGTE-AM. Venceu em Paul Ricard a primeira prova do ELMS este ano, junto a Miguel Molina e Alex MacDowall.
 

COOPER MacNEIL

7 de setembro de 1992 (25 anos), Hinsdale, EUA
Graduação: Prata

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 29º lugar em 2017

Filho do patrocinador master da IMSA, o estadunidense Cooper MacNeil disputará sua quarta 24 Horas de Le Mans em 2018 – terceira por uma equipe de fora dos EUA. Pela Scuderia Corsa, equipe que defende na classe GTD neste ano, conquistou seu melhor resultado em Sarthe. Foi 29º colocado na geral e terceiro na LMGTE-AM.
 

JEFF SEGAL

27 de abril de 1985 (33 anos), Filadélfia, EUA
Graduação: Ouro
Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 24º lugar em 2015

Com duas participações nas 24h de Le Mans, Jeff Segal teve bons desempenhos em Sarthe na categoria LMGTE-AM. Foi ao pódio em sua estreia e ajudou a Scuderia Corsa a conquistar uma vaga direta ano passado, ao vencer a prova de 2016 na classe. Mas não pôde desfrutar da terceira presença com o time (este ano ausente da prova), já que assinou para defender a Michael Shank Racing na IMSA. Ano passado correu com Oswaldo Negri num Acura NSX GT3, terminando o campeonato na 13ª posição.

.
.

KEATING MOTORSPORTS

Sede: Houston, EUA
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Em 2017: 20ª colocada nas 24h de Le Mans (LMP2)

Pelo segundo ano consecutivo, Ben Keating assegurou uma vaga direta para as 24h de Le Mans, valendo-se da experiência e da estrutura da Risi Competizione, que cedeu pessoal e uma Ferrari 488 GTE para a empreitada. A única escuderia com bandeira dos EUA na LMGTE-AM almeja pelo menos terminar a prova numa boa colocação, contando para isso com o talento do sempre rápido Jeroen Bleekemolen e do alemão Luca Stolz.

Pilotos do carro #85
 

JEROEN BLEEKEMOLEN

23 de outubro de 1981 (36 anos), Heemestede, Holanda
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 12
Melhor resultado: 6º lugar em 2011

De uma família de tradição no automobilismo em seu país – o pai Michael chegou até a disputar uma prova de Fórmula 1 em 1978 e seu irmão, Sebastiaan, também é piloto – Jeroen Bleekemolen vai para sua 13ª participação em Le Mans, onde foi campeão da classe LMP2 em 2008 e sexto colocado na geral em 2011. É considerado um dos mais rápidos e experientes pilotos de Turismo e Grã-Turismo da atualidade, tendo sido convidado algumas vezes para a Corrida de Duplas da Stock Car brasileira.
 

BEN KEATING

18 de agosto de 1971 (46 anos), Tomball, EUA
Graduação: Bronze

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 34º lugar em 2016

O diletante Ben Keating é empresário do ramo de revenda de automóveis. Possui uma dezena de concessionárias na região do Texas e era, até o ano retrasado, o responsável pela permanência dos Viper no automobilismo internacional. Ainda em 2016, juntou-se ao designer Henrik Fisker na concepção de um supercarro esportivo lançado no Salão de Detroit. Chega à sua quarta participação nas 24h de Le Mans.
 

LUCA STOLZ

29 de julho de 1995 (22 anos), Kirchen, Alemanha
Graduação: Prata

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Novato em Le Mans, o alemão Luca Stolz completa o trio do #85 da Keating Motorsports entre os inscritos da LMGTE-AM. Há dois anos, venceu o Blancpain GT Series na série Sprint com o Lamborghini Huracán da equipe austríaca Grässer. Atualmente, defende a Zakspeed no ADAC GT Masters e também neste ano ganhou as 12h de Bathurst na classe Pro-Am, com a Black Swan Racing.