Equipes e pilotos LMGTE-PRO

Equipes e pilotos LMGTE-PRO

Rodrigo Berton, de São Paulo &
Rodrigo Mattar, do Rio de Janeiro
.
.

AF CORSE

Sede: Piacenza, Itália
Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Em 2017: campeã na LMGTE-PRO
Vitórias: 21 na LMGTE-PRO e 5 na LMGTE-AM

Equipe oficial da Ferrari desde a primeira corrida do WEC – e lá se vão seis anos – a AF Corse hoje é uma das principais referências do Endurance em Grã-Turismo. Amato Ferrari lidera um time capaz de dar suporte a várias outras estruturas, com eficiência e competência. Venceram ano passado o título mundial com Ale Pier Guidi e James Calado.

E têm em Daniel Serra um considerável reforço para tentar a vitória nas 24h de Le Mans, após a performance brilhante do piloto brasileiro – que vive momento excepcional da carreira. Apostam também num terceiro carro, apenas para Sarthe, que conta com o talentosíssimo Pipo Derani e o experiente Toni Vilander.

 

Pilotos do carro #51


ALESSANDRO PIER GUIDI 

18 de dezembro de 1983 (34 anos), Tortona, Itália
Graduação: Platina

13 provas
3 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017: campeão da LMGTE (153 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 46º lugar em 2017

Alessandro Pier Guidi se deu (muito) bem com a saída de Gianmaria Bruni para a rival Porsche. Herdou a vaga de piloto titular da Ferrari #51 da AF Corse após participações esporádicas no WEC em outras temporadas, para conquistar o título mundial da classe principal de Grã-Turismo em seu primeiro ano completo na competição. O italiano de 34 anos formou uma ótima dupla com o britânico James Calado. Mas, em Le Mans, ainda é um homem de pouca sorte. Em duas vezes, foi vítima de problemas e chegou em 46º lugar no ano passado.


JAMES CALADO

13 de junho de 1989 (28 anos), Cropthorne, Inglaterra
Graduação: Platina

34 provas
4 vitórias
24 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017: campeão da LMGTE (153 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 21º lugar em 2017

Ao abrir mão de tentar chegar à Fórmula 1 após boas campanhas na GP2 Series, o britânico James Calado mal tinha noção de que se tornaria um dos pilotos com maior frequência nos pódios da LMGTE no WEC. O piloto de 28 anos tem excelente aproveitamento: 24 resultados entre os três primeiros em 33 provas disputadas a partir de 2014, com quatro vitórias e o título mundial alcançado ano passado em parceria com Alessandro Pier Guidi. Vai para seu quinto campeonato como piloto da Ferrari no Mundial de Endurance. Em três oportunidades que correu em Sarthe, obteve um 21º posto na estreia - 2º na LMGTE-PRO – como melhor performance.


DANIEL SERRA

24 de março de 1984 (34 anos), São Paulo, Brasil
Graduação: Ouro

6 provas
1 vitória
1 pódio
Melhor resultado: 7º colocado da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017º: 7º colocado da LMGTE (79 pontos); campeão brasileiro de Stock Car

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 17º lugar em 2017

Difícil apontar um piloto que viva um momento tão bom na carreira quanto Daniel Serra. O ano de 2017 foi iluminado para o paulista de 34 anos: título da Stock Car e vitória na Corrida do Milhão; estreia e vitória nas 24h de Le Mans, defendendo a Aston Martin Racing – que não pôde segurar o piloto por conta de seus compromissos com a Stock Car. A AF Corse agradece: Daniel fez também neste ano pela Spirit of Race (braço suíço da equipe italiana) duas poles consecutivas, em Daytona e Sebring. Mostrou o seu valor e tem tudo para ajudar sua nova escuderia a cumprir um bom papel em Sarthe, única prova que – por enquanto – disputará na Super Season.

Pilotos do carro #52
 

TONI VILANDER

25 de julho de 1980 (37 anos), Kankampää, Finlândia
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 9
Melhor resultado: 13º lugar em 2011 e 2014

Toni Vilander é um dos mais credenciados pilotos nórdicos da atualidade no Endurance, só perdendo em experiência para o rival Jan Magnussen. O finlandês de 37 anos teve passagens pouco expressivas em categorias de monoposto, antes de se firmar há cerca de uma década como piloto Ferrari nos carros de Grã-Turismo da marca em diferentes categorias. Tem bons resultados em Le Mans, com duas vitórias na LMGTE-PRO em 2012 e 2014, além de mais três pódios. Ano passado, ganhou também as 12h de Bathurst, na Austrália.
 

PIPO DERANI

12 de outubro de 1993 (24 anos), São Paulo, Brasil
Graduação: Ouro

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 12º lugar em 2015

Luiz Felipe Derani, o popular “Pipo”, é um dos mais promissores pilotos das provas de longa duração, desde sua estreia com um protótipo LMP2 da Murphy Prototypes no ELMS, em 2014. Desde então, empolga a mídia e os torcedores com triunfos espetaculares: venceu duas vezes as 12h de Sebring e uma vez as 24h de Daytona. Disputou também duas temporadas completas no WEC e ano passado, conquistou o 2º lugar na LMGTE-PRO com a Ford. Acabou contratado pela Ferrari para disputar Le Mans e estará em Sarthe pela quarta vez, defendendo a quarta equipe diferente.
 

ANTONIO GIOVINAZZI

14 de dezembro de 1993, Martina Franca, Itália
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Antonio Giovinazzi estreia em Le Mans neste ano após uma campanha de sólidos resultados nas categorias inferiores de monoposto – andou bem na F3 britânica e europeia e também na GP2 Series, hoje Fórmula 2 – conquistando o posto de piloto reserva da equipe Sauber e substituindo Pascal Wehrlein em duas oportunidades no ano passado. Antes, já fizera sua estreia no Endurance em duas provas do WEC, com a equipe Extreme Speed, tendo bons resultados. Completa a tripulação da inscrição suplementar da AF Corse para Le Mans.

Pilotos do carro #71


DAVIDE RIGON

26 de agosto de 1986 (31 anos), Thiene, Itália
Graduação: Platina

39 provas
5 vitórias
23 pódios
Melhor resultado: vice-campeão da LMGTE-PRO em 2016
Em 2017: 4º colocado da LMGTE (139,5 pontos); 4º colocado do Blancpain Endurance Cup

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 21º lugar em 2015 e 2017

Campeão da Fórmula 3000 europeia pela Minardi e dono de dois títulos da extinta Superleague Formula (lembram?), o italiano Davide Rigon chegou ao WEC na primeira temporada da história da competição em 2012 – e logo se estabeleceu como um dos principais pilotos da Ferrari e da AF Corse. Sua melhor temporada foi no ano retrasado, quando levou o vice-campeonato. Em 2017, terminou o campeonato em 4º lugar geral entre os pilotos da LMGTE. Disputou também o Blancpain Endurance Cup com a SMP Racing, fechando o ano igualmente no quarto posto. Em quatro oportunidades, disputou as 24h de Le Mans, com um pódio em 2015 na LMGTE-PRO, chegando em segundo na categoria.


SAM BIRD

9 de janeiro de 1987 (31 anos), Roehampton, Inglaterra
Graduação: Platina

28 provas
8 vitórias
18 pódios
Melhor resultado: campeão da LMP2 em 2015
Em 2017: 5º colocado na LMGTE (139 pontos); 4º colocado na Fórmula E (122 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 10º lugar em 2015

Revelado na extinta Fórmula BMW e com passagens pela F3 britânica e europeia, além da GP2 Series, Sam Bird é hoje um dos mais versáteis pilotos do grid do WEC, revezando-se entre o Mundial de Endurance e os carros elétricos. Em seu primeiro ano completo, conquistou logo o título entre os pilotos da LMP2, defendendo a G-Drive Racing, o que foi suficiente para uma oferta de contrato para guiar a Ferrari na LMGTE-PRO, pela AF Corse. Na Fórmula E, tem sido presença constante nos pódios por sua consistência e regularidade. Disputa pela quinta vez as 24h de Le Mans, tendo subido ao pódio na LMP2, como terceiro colocado.


MIGUEL MOLINA

17 de fevereiro de 1989 (29 anos), Girona, Espanha
Graduação: Platina

9 provas 
1 vitória
4 pódios
Melhor resultado: 5º colocado da LMGTE-AM em 2017
Em 2017: 13º colocado na LMGTE (32,5 pontos); 5º colocado na LMGTE-AM (97 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 21º lugar em 2017

Confirmado (por enquanto) somente para as 24h de Le Mans, o espanhol Miguel Molina fez a temporada completa do WEC ano passado com uma aparição pela mesma AF Corse que defenderá em Sarthe e as demais pela Spirit of Race, na LMGTE-AM. Conseguiu bons resultados, mas neste ano foi alocado no programa JMW Motorsport no European Le Mans Series, vencendo já na primeira corrida do ano em Paul Ricard.

.
.

FORD CHIP GANASSI RACING UK

Sede: Greatworth Park, Inglaterra 
Carro: Ford GT EcoBoost
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo
Em 2017: vice-campeã na LMGTE-PRO
Vitórias: 5

O programa de LMGTE-PRO da Ford e da Chip Ganassi pode estar em seus últimos momentos: a montadora do oval azul de Detroit não esconde o objetivo de investir noutras frentes – talvez na emergente Fórmula E ou mesmo em programas Daytona Prototype International (DPi) ou até mesmo num LMP1 dentro de um novo regulamento técnico a partir de 2021.

Enquanto os rumores não se confirmam, vamos aproveitar o momento para curtir nas pistas um puro-sangue do esporte, que a equipe de Chip Ganassi – dividida em WEC, IMSA, Nascar e Fórmula Indy – prepara com competência, auxiliada na Inglaterra por George-Howard Chappell e pela Multimatic. 

Pilotos do carro #66


OLIVIER PLA

22 de outubro de 1981 (36 anos), Toulouse, França
Graduação: Platina

44 provas
6 vitórias
21 pódios
Melhor resultado: vice-campeão da LMP2 em 2014
Em 2017: 8º colocado na LMGTE (95 pontos); 16º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship

Participações nas 24h de Le Mans: 10
Melhor resultado: 8º lugar em 2013

Um dos mais experientes pilotos de sua geração, Olivier Pla também é dos mais versáteis do Endurance na atualidade, transitando com desenvoltura entre os Protótipos e os carros de Grã-Turismo. Está em sua terceira temporada no WEC com a equipe de fábrica da Ford, mas com poucos resultados para seu currículo – duas vitórias e cinco pódios. Nas 24h de Le Mans, esteve presente em 10 ocasiões, tendo a oitava posição em 2013 como melhor desempenho e o pódio da categoria na oportunidade, como segundo colocado. 


STEFAN MÜCKE

22 de novembro de 1981 (36 anos), Berlim, Alemanha
Graduação: Platina

48 provas
8 vitórias
21 pódios
Melhor resultado: vice-campeão da LMGTE-PRO em 2012
Em 2017: 8º colocado na LMGTE (95 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 11
Melhor resultado: 4º lugar em 2009

Piloto que durante anos defendeu a Aston Martin em Grã-Turismo e Protótipos, Stefan Mücke deixou a casa britânica após uma turbulenta negociação para aceitar uma oferta a partir de 2016 para defender a Ford e a equipe de Chip Ganassi. Tem apenas duas vitórias pela sua recente equipe, em Le Mans (embora não tenham ganho oficialmente na categoria, já que a vitória foi do Ford da IMSA) e, mais recentemente, em Spa. Formará a dupla com Olivier Pla mais uma vez, agora na Super Season. Em Le Mans, disputou 11 provas e foi 4º colocado em 2009.
 

BILLY JOHNSON

10 de outubro de 1986 (31 anos), Torrance, EUA
Graduação: Platina

7 provas
2 vitória
3 pódios
Melhor resultado: 9º colocado da LMGTE-PRO em 2016
Em 2017: 12º colocado na LMGTE (43 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 21º lugar em 2016

Californiano e descendente de japoneses, Billy Johnson assumiu o desenvolvimento do Ford GT EcoBoost de competição desde o início, o que se explica o fato de ser um dos pilotos da marca nos programas do WEC e da IMSA em aparições esporádicas. A praia do piloto de 31 anos, que até na Nascar já competiu, são as provas do Continental Tire SportsCar Challenge. Mas até que suas participações no Mundial de Endurance têm sido boas, apesar de poucas. Fez sete corridas e ainda ajudou Pla e Mücke a levar a pontuação máxima em Le Mans há dois anos e vencer nas 6h de Spa, na abertura do campeonato.

Pilotos do carro #67


ANDY PRIAULX

8 de agosto de 1974 (43 anos), Guernsey, Inglaterra
Graduação: Platina

19 provas
4 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017º: 3º colocado na LMGTE (142,5 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 15º lugar em 2011

Andy Priaulx é dono de um dos mais respeitados currículos dentre todos os pilotos do Mundial de Endurance. Campeão europeu e tricampeão mundial de Turismo, defendeu a BMW por décadas, antes de vestir desde 2016 a camisa da Ford e da equipe de Chip Ganassi, pela qual conquistou quatro vitórias e brigou até a última etapa pelo título da classe principal de Grã-Turismo do WEC no último campeonato. Nas 24h de Le Mans, esteve presente em quatro oportunidades, conquistando dois pódios na LMGTE-PRO.
 

HARRY TINCKNELL

29 de outubro de 1991 (26 anos), Exeter, Inglaterra
Graduação: Platina

20 provas
4 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017: 3º colocado na LMGTE (142,5 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 5º lugar em 2014

Relativamente jovem e muito veloz, Harry Tincknell veio dos monopostos para os Protótipos, passando pela Fórmula Renault britânica e F3 europeia (foi 5º colocado em 2013), antes de ingressar na equipe Jota Sport, disputando o European Le Mans Series – e levando o título em 2016, numa campanha paralela com a Ford no WEC. Neste ano, disputa também a IMSA como piloto oficial Mazda, perdendo pelo menos duas corridas da temporada: Mid-Ohio e a Petit Le Mans, por coincidência de datas com o Mundial. Em Le Mans, sua melhor performance foi a vitória na LMP2, com o 5º lugar geral na estreia em 2014, defendendo a Jota Sport. Ano passado, foi 2º na LMGTE-PRO.
 

TONY KANAAN

31 de dezembro de 1974 (43 anos), Salvador, Brasil
Graduação: Platina

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 10º colocado na Fórmula Indy

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 22º lugar em 2017

Um novato de peso: com títulos na Indy Lights (1997) e Fórmula Indy (2004), sem contar vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2013) e 24h de Daytona (2015), o bom baiano Tony Kanaan é a surpresa para o lineup de pilotos da Ford – considerando como o piloto de 43 anos deixou a Chip Ganassi e foi para o time de A.J. Foyt na Fórmula Indy. A participação do brasileiro será nas duas corridas iniciais da Super Season, Le Mans inclusive. Ano passado, TK conquistou junto a Joey Hand e Dirk Müller o sexto lugar na LMGTE-PRO, em sua estreia em Sarthe.

Pilotos do carro #68
 

JOEY HAND

10 de fevereiro de 1979 (39 anos), Sacramento, EUA
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 15º lugar em 2011

O californiano Joey Hand está no programa Ford de Grã-Turismo nos EUA há três anos, desde que foi contratado junto à BMW, marca que defendeu por longo período no extinto American Le Mans Series e também na IMSA, com uma participação isolada nas 24h de Le Mans de 2011, em que conquistou o melhor resultado na geral. Mas foi pela Ford que o piloto de 39 anos venceu na estreia do novo GT EcoBoost nas 24h de Le Mans, em 2016. Persegue, portanto, a sua segunda vitória na classe LMGTE-PRO.
 

DIRK MÜLLER

18 de novembro de 1975 (42 anos), Burbach, Alemanha
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 6
Melhor resultado: 15º lugar em 2011

Antigo piloto da BMW, pela qual disputou o extinto WTCC (foi vice-campeão mundial inclusive em 2005) e várias temporadas nos EUA, Dirk Müller vai para sua sétima participação em Le Mans, a terceira na equipe Ford. Pela Ganassi, foi também campeão da LMGTE-PRO em 2016 e conquistou outros dois pódios em Sarthe -  em 1999, na corrida de estreia, com um Porsche e em 2011, ainda pela BMW.
 

SÉBASTIEN BOURDAIS

28 de fevereiro de 1979 (39 anos), Le Mans, França
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 11
Melhor resultado: 2º lugar em 2007, 2009 e 2011

Sébastien Bourdais é um piloto de talento reconhecido, mas um tanto quanto subestimado porque não deu certo na Fórmula 1, defendendo a Toro Rosso. Sua extensa e rica trajetória no automobilismo nos diz que ele foi campeão da Fórmula 3000 em 2002 e quatro vezes vitorioso na extinta ChampCar, nos EUA. Nascido em Le Mans, foi criado na atmosfera das 24 Horas pelo pai – o ex-piloto Patrick Bourdais – e fez sua estreia na prova aos 20 anos, em 1999. Esteve perto da glória por três vezes, mas as lágrimas e a emoção só viriam em 2016, quando Bourdais e seus parceiros venceram a prova de estreia do Ford GT EcoBoost na LMGTE-PRO.
 

Pilotos do carro #69
 

RICHARD WESTBROOK

10 de julho de 1975 (42 anos), Chelmsford, Inglaterra
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 8
Melhor resultado: 14º lugar em 2010

Antes de chegar ao status de piloto de fábrica da Ford, passando também por Corvette e Porsche, a carreira de Richard Westbrook teve alguns percalços. Por algumas temporadas, precisou ficar afastado por falta de dinheiro. Voltou com a ajuda de amigos em 2002 e nos anos de 2006 e 2007, emplacou o bicampeonato da Porsche Supercup Internacional. Disputou também o FIA GT com o Ford da Matech e com o Nissan GT-R Nismo da JR Motorsports. Em Le Mans, esteve presente oito vezes. O melhor resultado geral foi na estreia, com um 14º lugar em 2010. Tem dois pódios em subclasses na prova francesa.
 

RYAN BRISCOE

24 de setembro de 1981 (36 anos), Sydney, Austrália (naturalizado estadunidense)
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 20º lugar em 2016

Hoje um veterano das pistas, o australiano – agora naturalizado estadunidense – Ryan Briscoe chegou a ser considerado um fenômeno do esporte. Foi campeão da Fórmula Renault e da Fórmula 3 europeia, ganhando aos 22 anos um contrato de piloto de testes na Fórmula 1, pela Toyota. Mas não passou disso na categoria máxima e migrou para a Fórmula Indy, com atuações irregulares entre 2005 e 2015, com seis vitórias defendendo a Penske. Com várias aparições em provas de longa duração no currículo, especialmente Daytona, Sebring e Petit Le Mans, migrou para o programa Ford da IMSA em 2016 e tem sido um eventual participante das 24h de Le Mans, prova que disputará pela quarta vez.
 

SCOTT DIXON

22 de julho de 1980 (37 anos), Brisbane, Austrália (naturalizado neozelandês)
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 20º lugar em 2016

Tetracampeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o neozelandês (nascido australiano) é um craque dos monopostos. Mas dá seus tiros certeiros em provas de longa duração, tendo vencido por duas vezes as 24h de Daytona. Está na equipe de Chip Ganassi há nada menos que dezesseis anos, tendo sido o piloto mais longevo desta escuderia. Em Le Mans, esteve em duas oportunidades. Na estreia, pegou pódio: foi 3º colocado na LMGTE-PRO. Ano passado, terminou em sétimo lugar.

.
.

BMW TEAM MTEK

Sede: Garching, Alemanha
Carro: BMW M8 GTE
Motor: BMW S63 4 litros V8 Turbo
Equipe estreante no FIA WEC 
Em 2017: não competiu

O Mundial de Endurance verá nesta Super Season o retorno da BMW às provas de Endurance e também a estreia da MTEK como a equipe que dará suporte aos bávaros. O novo modelo M8 GTE foi exaustivamente testado e guarda uma curiosidade – será um dos raros casos em que um carro de competição será convertido no modelo de rua, a ser vendido para o público consumidor.

Um dos pilotos que pegou o desenvolvimento do carro desde o início foi o brasileiro Augusto Farfus, há bastante tempo servindo à marca de Munique como piloto oficial de fábrica. Os pilotos são – praticamente todos – neófitos no WEC, mas todos têm no currículo participações alentadas em provas longas de diferentes categorias, de todas as procedências.

Pilotos do carro #81


NICKY CATSBURG

15 de fevereiro de 1988 (30 anos), Amersfoort, Holanda
Graduação: Ouro

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 5º colocado no WTCC

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

O holandês Nicky Catsburg foi um dos escolhidos pela BMW para fazer parte do plantel de pilotos em sua estreia no WEC. Após começar no automobilismo competindo de Fórmula Renault, o piloto de 30 anos logo passou aos carros de Turismo e Grã-Turismo. Disputou o FIA GT e o Blancpain Sprint Series, primeiro como piloto Lamborghini e depois defendendo a ROWE Racing com uma BMW. 

No WTCC, esteve nas equipes oficiais Lada e Volvo, conquistando duas vitórias e o 5º lugar na última temporada da categoria. Neste ano, participou da Corrida de Duplas da Stock Car como parceiro de Felipe Fraga e faz a sua estreia nas 24h de Le Mans. A pista, ele já conhecia, uma vez que treinou com o Corvette da Larbre Competition em 2016, mas acabou não escalado para aquela oportunidade como titular.
 

MARTIN TOMCZYK

7 de dezembro de 1981 (36 anos), Rosenheim, Alemanha
Graduação: Platina

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 7º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTLM)

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Um dos mais experientes nomes da casa bávara, Martin Tomczyk traz no currículo nada menos que 16 temporadas no DTM, primeiro como piloto Audi e depois como contratado da BMW, desde 2012. Em seu último ano nos quatrargólicos, acabou por conquistar seu primeiro e único título naquela categoria. Já em 2016, passou às provas de Grã-Turismo e no ano passado fez o campeonato da IMSA pela equipe de Bobby Rahal. Terminou em sétimo com uma vitória e quatro pódios em onze provas.  Também estreará nas 24h de Le Mans.


PHILIPP ENG

28 de fevereiro de 1990 (28 anos), Salzburg, Áustria
Graduação: Ouro

2 provas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Melhor resultado: 21º colocado da LMGTE-PRO em 2016
Em 2017: 18º no Blancpain Series Sprint Cup; 27º colocado no Blancpain Endurance Series Cup

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado:  31º lugar em 2016

Antigo piloto júnior do programa da Porsche, o austríaco Philipp Eng conquistou três títulos com os carros da marca de Weissach na Porsche Cup. Porém, todo seu cartel não foi suficiente o bastante para que ele fosse promovido ao grupo dos pilotos titulares da marca alemã. Após disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 pela equipe Dempsey Racing-Proton com o já pouco competitivo Porsche 911 RSR na versão anterior, estreou pela BMW no Blancpain GT Series e ADAC GT Masters, com aparições na IMSA. Está escalado como terceiro piloto em provas pré-selecionadas da Super Season.

Pilotos do carro #82


AUGUSTO FARFUS 

3 de setembro de 1983 (34 anos), Curitiba, Brasil
Graduação: Platina

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 16º colocado no DTM; 8º colocado nas 24h de Daytona

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 19º lugar em 2010

Augusto Farfus é mais um brasileiro que muito tem a agregar ao WEC pela vasta experiência internacional adquirida primeiro nos karts, depois na Fórmula 3000 (campeão italiano em 2003), nos carros de Turismo e enfim nos de Grã-Turismo. Há mais de uma década, o “Ninho” é piloto oficial de fábrica da BMW, tendo disputado primeiro o WTCC e o DTM – este último desde 2012, com aparições em provas de Grã-Turismo de grande porte, como as 24h de Daytona, Spa-Francorchamps e Nürburgring, além das 12h de Bathurst. Pela coincidência de datas entre o início do campeonato do FIA WEC e do DTM, Augusto não estará no grid da prova inaugural na Bélgica. Assim, sua primeira corrida na Super Season será as 24h de Le Mans, na qual esteve pela última vez em 2011.


ANTONIO FÉLIX DA COSTA

31 de agosto de 1991 (26 anos), Lisboa, Portugal
Graduação: Platina

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: 12º colocado no International GT Open; 20º na Fórmula E; 26º no Blancpain Sprint Cup

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Um dos “Reis” de Macau, com duas vitórias no Grande Prêmio de F3 realizado no circuito da Guia, Antônio Félix da Costa é piloto de fábrica da BMW desde 2014, quando despontou vindo da World Series Fórmula V8 e da GP3. Desde então, guiou nos mais diferentes tipos de carro, passando dos Grã-Turismo aos carros elétricos da Fórmula E, onde atualmente defende a MS & AD Andretti, equipe parceira dos bávaros. Tem tudo para formar uma boa parceria com Farfus ao longo da Super Season.


ALEXANDER SIMS

15 de março de 1988 (30 anos), Londres, Inglaterra
Graduação: Ouro

Estreante no WEC
1 prova
Em 2017: vice-campeão do IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTLM)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melho resultado: não terminou em 2012

Aos 30 anos, o britânico Alexander Sims estreia no WEC credenciado por sua ótima campanha de estreia pela equipe BMW na IMSA, ao lado do veterano de guerras Bill Auberlen. Foi o vice-campeão de 2017 com três vitórias – Watkins Glen, Mosport e Petit Le Mans – e quatro pódios. Antes, passou pela F3 europeia e GP3 Series, com participações esporádicas no ELMS, 24h de Le Mans (em 2012) e também pelo Campeonato Britânico de GT, no qual foi terceiro colocado em 2014 e vice-campeão em 2015.


TOM BLOMQVIST

30 de novembro de 1993 (24 anos), Cambridge, Inglaterra
Graduação: Platina

1 prova
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Em 2017: 17º colocado no DTM; 16º colocado no Intercontinental GT Challenge; 19º colocado no Blancpain Sprint Series; 31º colocado no Blancpain Endurance Series

Filho da lenda do Rali Stig Blomqvist, Tom correu com licença sueca até 2010, mas hoje faz uso da cidadania britânica. Campeão da Fórmula Renault e vice da Fórmula 3 europeia em 2014, foi contratado no ano seguinte pela BMW para servir aos bávaros no DTM. Sua melhor temporada foi há dois anos, quando terminou o ano em 6º lugar. Em 2017, se dividiu em vários certames e o desempenho esteve longe do ideal. Blomqvist também disputa a Fórmula E pela MS & AD Andretti, junto a Antonio Félix da Costa. Eventualmente, estará escalado em algumas provas no carro #82 como regra três dos titulares – é o caso exatamente da corrida de abertura, em que terá de substituir Augusto Farfus.

.
.

PORSCHE GT TEAM

Sede: Meuspath, Alemanha
Carro: Porsche 911 RSR GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Em 2017: 3ª colocada na LMGTE-PRO
Vitórias: 7

Destaque do último ano ao trazer um carro novo, rompendo os conceitos antediluvianos que remetiam ao Fusca, com o motor montado atrás do eixo traseiro, a Porsche fez uma boa primeira temporada com o novo 911 RSR GTE concebido com novo centro de gravidade, nova caixa de câmbio e o motor em posição central-traseira.

Para este ano, as novidades estão na pista, com a volta de Gianmaria Bruni ao WEC, em sua primeira temporada completa defendendo a marca de Stuttgart. E o visual de dois dos quatro carros inscritos em Le Mans – com o reforço da equipe dos EUA – remetendo a carros históricos da Porsche no ano do seu 70º aniversário. O #91 vai com o visual “Rothmans” para recordar os lendários 956 e 962 do Grupo C e o #92 será a reedição do “Pink Pig”, o Porsche 917 das 24h de Le Mans em 1971.

Pilotos do carro #91


GIANMARIA BRUNI 

30 de maio de 1981 (36 anos), Roma, Itália
Graduação: Platina

41 provas
13 vitórias
26 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2013 e 2014
Em 2017: 10º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTLM)

Participações nas 24h de Le Mans: 9
Melhor resultado: 13º lugar em 2011 e 2014

O italiano Gianmaria Bruni é considerado um dos mais completos pilotos de Grã-Turismo da atualidade mas, para chegar ao mais alto nível no Endurance, ele precisou comer o pão que o diabo amassou na Fórmula 1 e também na GP2 Series. Com o fim do sonho de continuar na categoria máxima, “Gimmi” disputou as 24h de Le Mans em 2008 e a partir daí começou a construir uma sólida reputação de ótimo acertador dos carros da Ferrari, para quem guiou até o fim de 2016. 

Com os carros italianos, conquistou o título mundial da LMGTE-PRO duas vezes, venceu 13 provas e somou 26 pódios em 40 participações no WEC. Após o fim do contrato com a AF Corse, estreou pela Porsche em meia temporada na IMSA e já vem este ano para o time no Mundial de Endurance. Nas 24h de Le Mans, venceu três vezes na classe LMGTE-PRO e somou um total de cinco pódios.
 

RICHARD LIETZ

17 de dezembro de 1983 (34 anos), Waldhofen an der Ybbs, Áustria
Graduação: Platina

49 provas
7 vitórias
22 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2015
Em 2017: vice-campeão da LMGTE (145 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 11
Melhor resultado: 11º lugar em 2010

À exceção de apenas dois dos 50 eventos que fizeram parte do total de provas do FIA WEC, o austríaco Richard Lietz disputou tudo o que pôde na competição – e sempre fiel à Porsche, pela qual levou o título mundial de pilotos na LMGTE-PRO em 2015. Além disso, venceu as 24h de Le Mans por três vezes, sendo duas na então LMGT2 (2007 e 2010) e outra na LMGTE-PRO, na temporada 2013. É um piloto rápido, confiável e que dificilmente quebra carros. Tanto que Lietz terminou TODAS as 48 corridas em que tomou parte no Mundial de Endurance.


FREDERIC MAKOWIECKI

37 anos (22 de novembro de 1980), Arras, França

32 provas
4 vitórias
23 pódios
Melhor resultado: vice-campeão da LMGTE-PRO em 2014 e 2017
Em 2017: vice-campeão da LMGTE (145 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 7
Melhor resultado: 15º lugar em 2014

Com presença garantida apenas nas 24h de Le Mans de 2018, o francês Fred Makowiecki vai defender a Porsche em outros eventos como piloto oficial da casa germânica. No cardápio do piloto de 37 anos, estará a participação nas 24h de Nürburgring e de Spa-Francorchamps, além do Intercontinental GT Challenge. Ano passado, ele foi vice-campeão de pilotos de Grã-Turismo no Mundial de Endurance. Em Le Mans, esteve presente em sete oportunidades, inclusive dividindo equipe com os brasileiros Jaime Melo e Bruno Senna. Tem dois pódios na LMGTE-PRO em 2012 e 2014

 

Pilotos do carro #92


MICHAEL CHRISTENSEN

28 de agosto de 1990 (28 anos), Karslunde, Dinamarca
Graduação: Platina

24 provas
3 vitórias
8 pódios
Melhor resultado: 3º colocado da LMGTE-PRO em 2015
Em 2017: 11º colocado na LMGTE (67 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 30º lugar em 2015

 

O dinamarquês Michael Christensen nunca se destacou nos monopostos, muito embora tenha sido vice-campeão da final mundial da extinta Fórmula BMW em 2008. Seu limite nos bólidos de rodas expostas foi a GP3 Series e, desde 2015, o nórdico é piloto oficial de fábrica da Porsche. Começou muito bem, com três vitórias e o 3º lugar na classificação final em 2015, mas nos dois últimos anos, seus desempenhos decaíram. Ano passado, ele e seu parceiro Kévin Estre acabaram por amargar nada menos que quatro abandonos. Mas quando puderam, alcançaram bons resultados e mesmo fora do top 10, fecharam a temporada com três pódios.


KÉVIN ESTRE

28 de outubro de 1988 (29 anos), Lyon, França
Graduação: Platina

13 provas
Nenhuma vitória
4 pódios
Melhor resultado: 11º colocado da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017: 11º colocado na LMGTE (67 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: não terminou em 2015, 2016 e 2017

Campeão da Porsche Cup francesa e alemã, Kévin Estre foi um dos pilotos do programa júnior da casa de Weissach que efetivamente foi aproveitado pelos germânicos, embora ainda tenha feito poucas corridas no WEC. Somente no ano passado ele disputou sua primeira temporada completa, vítima de vários problemas ao longo do campeonato. Mesmo assim, conquistou três pódios que, somados ao 3º lugar em sua prova de estreia em 2015, o deixam com 33% de aproveitamento em top 3 nas corridas que disputou na categoria. Só que o piloto de 29 anos tem uma marca bastante incômoda em Le Mans: nas três edições que disputou, não terminou nenhuma.
 

LAURENS VANTHOOR

8 de maio de 1991 (26 anos), Hasselt, Bélgica
Graduação: Platina

1 prova
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Em 2017: 6º colocado no IMSA Weathertech SportsCar Championship (GTLM)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 14º lugar em 2016

Após servir durante vários anos à Audi, com títulos no FIA GT Series e nas séries Blancpain, desde o ano passado o belga Laurens Vanthoor é piloto oficial da casa Porsche. Estreou em várias frentes, competindo na IMSA, no Intercontinental GT Challenge, FIA GT Cup, Pirelli World Challenge e Blancpain GT Endurance Series. Foi escalado para reforçar o carro #92 na disputa das 24h de Le Mans e será a única aparição do piloto de 26 anos na Super Season. Já esteve anteriormente na prova francesa a bordo de protótipos LMP2 em duas oportunidades. Foi 14º colocado há dois anos, junto a Oswaldo Negri e John Pew.

Pilotos do carro #93
 

PATRICK PILET 

8 de outubro de 1981 (36 anos), Auch, França
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 9
Melhor resultado: 16º lugar em 2013

Campeão da IMSA na classe GTLM em 2015 – e vencedor da Petit Le Mans na classificação geral, um feito histórico – Patrick Pilet defende a Porsche no campeonato de Endurance dos EUA, vindo para sua décima apresentação nas 24h de Le Mans, sempre a bordo dos carros germânicos. Também disputou o WEC em várias temporadas, conquistando como melhor resultado em Sarthe o 16º posto geral – 2º lugar na classe LMGTE-PRO.
 

NICK TANDY

5 de novembro de 1984 (33 anos), Bedford, Inglaterra
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado: vencedor em 2015

O britânico Nick Tandy chega neste ano à sua sexta participação nas 24h de Le Mans, tendo feito parte da história da Porsche na competição. O piloto, junto a Earl Bamber e Nico Hülkenberg, deu à marca de Stuttgart sua primeira vitória geral em Sarthe desde 1987. No WEC foi 4º colocado no Mundial de Pilotos do ano passado e nos EUA, soma sete vitórias na IMSA. 
 

EARL BAMBER

9 de julho de 1990 (27 anos), Whanganui, Nova Zelândia
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: vencedor em 2015 e 2017
 

Campeão de Le Mans em seu ano de estreia. Campeão do WEC ano passado e também das 24h de Le Mans, após uma recuperação inesquecível. A trajetória de Earl Bamber em Sarthe dispensa qualquer outro comentário. O piloto de 27 anos voltou para a IMSA após participar da temporada completa em 2016 e neste ano já venceu em Mid-Ohio, ocupando no momento o 2º lugar entre os pilotos na divisão GTLM.
 

Pilotos do carro #94
 

ROMAIN DUMAS

14 de dezembro de 1977 (40 anos), Alès, França
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 17
Melhor resultado: vencedor em 2010 e 2016

O veterano Romain Dumas é hoje um dos pilotos mais versáteis do automobilismo mundial. Já se aventurou com sucesso no Rali Dakar, venceu o Pikes Peak – a mais famosa subida de montanha, nos EUA (neste ano tentará de novo) e já esteve presente nas 24h de Le Mans em dezessete ocasiões, com duas vitórias na geral em 2010 (Audi) e 2016 (Porsche), mais uma conquista na LMGTE-PRO em 2013 e mais quatro pódios.
 

TIMO BERNHARD

24 de fevereiro de 1981 (37 anos), Hamburgo, Alemanha
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 12
Melhor resultado: vencedor em 2010 e 2017

Atual campeão mundial do WEC junto a Brendon Hartley e Earl Bamber, o experiente alemão Timo Bernhard vai para a 13ª participação nas 24h de Le Mans, tentando a sua quarta vitória na prova – também ganhou em 2002, no seu ano de estreia, na classe LMGT2. Desde o ano passado, dirige uma escuderia que disputa o ADAC GT Masters e esteve presente nas 24h de Spa-Francorchamps – repetindo a dose em 2018.
 

SVEN MÜLLER

7 de fevereiro de 1992 (26 anos), Mainz, Alemanha
Graduação: Ouro

Participações nas 24h de Le Mans: estreante

Campeão da Porsche Supercup Internacional em 2016 (tem oito vitórias na categoria), o alemão Sven Müller disputa as 24h de Le Mans pela primeira vez. Como piloto júnior da Porsche, disputou parte da temporada passada do Super GT na classe GT300, com dois pódios. Neste ano, faz a temporada completa pela equipe D’station Racing com um 911 GT3-R.

.
.

ASTON MARTIN RACING

Sede: Banbury, Inglaterra
Carro: Aston Martin Vantage AMR
Motor: AMG-Aston Martin 4 litros V8 Turbo
Em 2017: 5ª colocada na LMGTE-PRO
Vitórias: 13

Muitas novidades no front da Aston Martin Racing para esta Super Season: começando por um carro novo em folha, exaustivamente testado ao longo da pré-temporada e que aposenta – pelo menos na LMGTE-PRO – o conceito do Vantage que há mais de dez anos estava em uso. É bem verdade que os britânicos saborearam alguns sucessos, como a vitória na última edição das 24h de Le Mans em sua categoria e o título mundial em 2016, mas na verdade o equipamento já deu o que tinha que dar. Também dentro da pista virão caras novas para agregar ainda mais à equipe chefiada por Paul Howarth.

Pilotos do carro #95


MARCO SØRENSEN

6 de setembro de 1990 (27 anos), Svenstrup, Dinamarca
Graduação: Platina

26 provas
3 vitórias
7 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2016
Em 2017: 6º colocado na LMGTE (104 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 23º lugar em 2016

Marco Sørensen foi mais um piloto que não conseguiu chegar à Fórmula 1 após tentar o óbvio caminho das categorias menores, começando em 2007 na Fórmula Ford de seu país, passando por Fórmula Renault, F3 alemã e europeia, World Series e, por fim, a GP2. Esgotadas todas as possibilidades, passou ao posto de piloto oficial de fábrica da Aston Martin e desde então, alcançou razoável sucesso no FIA WEC com o “Dane Train”. Ao lado do compatriota Nicki Thiim, faturou a taça de campeão em 2016. Disputa as 24h de Le Mans pela quarta vez.
 

NICKI THIIM

17 de abril de 1989 (29 anos), Sønderborg, Dinamarca
Graduação: Ouro

31 provas
8 vitórias
14 pódios
Melhor resultado: campeão da LMGTE-PRO em 2016
Em 2017: 6º colocado na LMGTE (104 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado: 17º lugar em 2014

Por seu insólito penteado, Nicki Thiim pode muito bem ser chamado de “Calopsita veloz”. Tirando a semelhança com a ave, o dinamarquês de 29 anos é muito rápido e competente. Campeão da Porsche Supercup em 2013, herdou a vaga de piloto titular da Aston Martin Racing após a tragédia que envolveu o compatriota Allan Simonsen. Fez um bom trabalho primeiro com os carros da LMGTE-AM e depois subiu para a LMGTE-PRO, divisão na qual conquistou o título em 2016. A Super Season será sua terceira temporada completa no WEC. Em Le Mans, vai para sua quinta participação. Na estreia, venceu na categoria LMGTE-AM.
 

DARREN TURNER

13 de abril de 1974 (44 anos), Camberley, Inglaterra
Graduação: Platina

51 provas
8 vitórias
22 pódios
Melhor resultado: vice-campeão da LMGTE-PRO em 2012
Em 2017: 7º colocado na LMGTE (101 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 15
Melhor resultado: 5º lugar em 2007

A história recente da Aston Martin nas competições de Endurance praticamente se confunde com a carreira deste já veterano britânico. Aos 44 anos, Darren Turner tem sido fiel à marca desde 2005 - com aparições também no BTCC, Supercars da Austrália e DTM.  Tem três vitórias em classes nas 24h de Le Mans em 15 participações – e detém um recorde particular no WEC. É um dos três únicos da história a ter disputado TODAS as 50 corridas disputadas desde Sebring/2012.

Pilotos do carro #97


ALEX LYNN

17 de setembro de 1993 (24 anos), Goodmayes, Inglaterra
Graduação: Platina

9 provas
1 vitória
1 pódio
Melhor resultado: 15º colocado da LMP2 em 2017
Em 2017: 25º colocado do Mundial de Pilotos (14,5 pontos) e 15º colocado na LMP2 (54 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: não terminou em 2017

Campeão da GP3 Series e vinculado à equipe Williams na Fórmula 1, Alex Lynn muda a chave em 2018/19 e vai para a equipe oficial Aston Martin na Super Season do WEC, para disputar sua primeira temporada completa no Endurance. Até hoje, suas participações foram esparsas, mas com bons resultados como a vitória em Spa-Francorchamps com um protótipo LMP2 da G-Drive Racing. O piloto também venceu as 12h de Sebring no ano passado e tem feito boa campanha na Fórmula E, como companheiro de Sam Bird na DS Virgin Racing.


MAXIME MARTIN

20 de março de 1986 (32 anos), Uccle, Bélgica
Graduação: Platina

2 provas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Melhor resultado: 81º colocado em 2012
Em 2017: 8º colocado no DTM

Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado: 7º lugar em 2011

O belga Maxime Martin troca a BMW, com quem tinha contrato nos últimos quatro anos, por uma proposta mais concreta e vantajosa da Aston Martin – marca que já defendeu em temporada parcial do extinto FIA GT há algum tempo, embora não tivesse sido pela equipe oficial. Com experiência de quatro bons anos no DTM, somando três vitórias naquela categoria, Martin também já disputou algumas vezes as 24h de Le Mans. Um novo desafio não será problema para o piloto de 32 anos.


JONATHAN ADAM

4 de setembro de 1984 (33 anos), Kirkcaldy, Escócia
Graduação: Platina

20 provas
1 vitória
6 pódios
Melhor resultado: 7º colocado da LMGTE-PRO em 2017
Em 2017: 7º colocado da LMGTE (101 pontos)

Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado: 17º lugar em 2017

Bicampeão do British GT e atual vencedor das 24h de Le Mans na LMGTE-PRO junto a Darren Turner e Daniel Serra, Jonathan Adam não é só compatriota – mas também conterrâneo de um dos maiores nomes do automobilismo de seu país, o escocês voador Jim Clark. Com poucas provas no currículo – apenas 19 – pelo WEC, só disputou no último ano sua primeira temporada completa na categoria. A marca britânica ainda não definiu se Adam fará parte apenas das duas primeiras provas do calendário ou se será aproveitado nas demais datas do certame.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


As estrelas únicas das 24h de Le Mans

Além dos competidores regulares da temporada e daqueles que acrescentam mais carros à garagem, o Mundial de Endurance também atrai equipes e pilotos que desejam brilhar apenas nas 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do endurance mundial. Eis os times para corrida em Sarthe.
 

.
.

CORVETTE RACING – GM

Sede: New Hudson, EUA
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Motor: Chevrolet LS5 5,5 litros V8
Em 2017: campeã do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Nove vezes campeã das 24h de Le Mans em categorias de Grã-Turismo, a Corvette é sempre uma participante de muito respeito entre os inscritos e neste ano, mesmo com seu C7-R próximo do canto do cisne, não pode ser descartada como candidata a um bom resultado.

A décima vitória dos Trovões Amarelos quase veio no ano passado, mas o carro que lutava pelo triunfo não só foi ultrapassado no início da última volta como perdeu também o 2º lugar. A cena do carro #63 se arrastando com o pneu furado para receber a quadriculada foi um dos grandes momentos da edição de 2017 da prova. Para este ano, o plantel de pilotos é o mesmo que disputou no início do ano as clássicas provas de Sebring e Daytona.

Pilotos do carro #63
 

ANTONIO GARCIA

5 de junho de 1980 (38 anos), Madrid, Espanha
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 11
Melhor resultado: 9º lugar em 2006

O competente piloto espanhol Antonio Garcia vai ficar um pouco longe dos holofotes para os fãs do automobilismo em seu país. Não é para menos: a presença de Fernando Alonso vai ofuscar qualquer um de seus compatriotas e o madrilenho de 38 anos não seria exceção. Atual campeão da série IMSA e duas vezes vencedor das 24h de Daytona, Garcia é piloto oficial da Corvette desde 2009. Em Sarthe, foram onze aparições, com três vitórias em classes e cinco pódios, além de um 9º posto na estreia como melhor resultado.
 

JAN MAGNUSSEN

4 de julho de 1973 (44 anos), Roskilde, Dinamarca
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 19
Melhor resultado: 4º lugar em 2003 e 2006

Jan Magnussen já é peça de mobília da equipe Corvette – e também das 24h de Le Mans, que disputará pelo vigésimo ano consecutivo. O experiente piloto dinamarquês defende a marca da gravatinha desde 2004 e seus melhores resultados em Sarthe aconteceram em 2003 (com um protótipo Audi) e já pela Corvette, em 2006, quando ainda existia a classe LMGT1. Por sinal, nesta categoria ele alcançou seis pódios e quatro vitórias, além de outros bons resultados noutras edições da clássica prova francesa.
 

MIKE ROCKENFELLER

31 de outubro de 1983 (34 anos), Nieuwied, Alemanha
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 8
Melhor resultado: vencedor em 2010

Antigo piloto júnior da Porsche, que depois passaria à Audi, Mike Rockenfeller está de volta às 24h de Le Mans após seis anos de ausência. Pela marca de Ingolstadt, conseguiu uma espetacular vitória em 2010, mas após um grave acidente em 2011 e o pódio no ano seguinte com um 3º lugar, nunca mais foi lembrado para correr em Sarthe. Nesse meio tempo, venceu o DTM em 2013 e também fez parte da equipe Action Express na vitória nas 24h de Daytona, há oito anos. Cedido pelos alemães, fez parte da equipe Corvette em algumas provas ano passado e volta a defender a marca estadunidense em 2018.
 

Pilotos do carro #64
 

OLIVER GAVIN

29 de setembro de 1972 (45 anos), Huntingdon, Inglaterra
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 17
Melhor resultado: 4º lugar em 2006

Campeão britânico de Fórmula 3 em 1995, Oliver Gavin não conseguiu o mesmo destaque na Fórmula 3000 e rapidamente trocou os monopostos pelo Endurance. Uma sábia decisão: estreou em Sarthe em 2001 e desde o ano seguinte é o mais longevo piloto do programa da Corvette Racing, tendo cinco vitórias em classes, oito pódios e o 4º lugar geral em 2006 como melhor resultado nas 24h de Le Mans. Também foi campeão na série IMSA em 2016, com vitórias em Daytona e Sebring.
 

TOMMY MILNER

28 de janeiro de 1986 (32 anos), Washington D.C., EUA
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 9
Melhor resultado: 11º lugar em 2011

Tommy Milner é piloto da equipe de fábrica da Corvette há nove temporadas, com desempenhos bastante sólidos em provas da extinta American Le Mans Series, da IMSA e também nas 24h de Le Mans – em que estreou andando de Panoz Esperante, em 2006. O piloto de 32 anos vai para sua décima participação na prova francesa, com duas vitórias na classe LMGTE-PRO em 2011 e 2015.
 

MARCEL FÄSSLER

27 de maio de 1976 (42 anos), Einsiedeln, Suíça
Graduação: Platina

Participações nas 24h de Le Mans: 12
Melhor resultado: vencedor em 2011, 2012 e 2014

Além de Andre Lotterer, outro piloto que é sinônimo de sucesso nas 24h de Le Mans é Marcel Fässler. Campeão da prova por três vezes, o suíço de 42 anos defendeu a Audi em Sarthe entre 2010 e 2016, compondo com o alemão e com o francês Bénoit Tréluyer uma das formações mais vitoriosas do Endurance contemporâneo. Com o fim do programa da marca de Ingolstadt no WEC, acabou alocado em outros programas do construtor alemão e cedido à Corvette para provas selecionadas. Será a terceira participação de Fässler como piloto do construtor dos EUA em Le Mans, após abandonar em 2009 e terminar em 8º na LMGTE-PRO ano passado.