Hamilton desponta como favorito. Mas Vettel vai incomodar

Sem Nico Rosberg, o inglês da Mercedes naturalmente assume o posto de principal candidato ao título. Só que a Ferrari pode surpreender e colocar o tetra alemão em duelo acirrado com o tricampeão

Evelyn Guimarães, de Curitiba

 

Lewis Hamilton é o homem que mais venceu na F1 nos últimos três anos, empurrado por uma Mercedes quase perfeita. Foi duas vezes campeão neste período e ficou com o vice no ano passado, depois de uma temporada dramática, marcada por acidentes e quebras. Ainda assim, foi o piloto que mais ganhou corridas – foram dez triunfos contra os nove do rival e colega de equipe, Nico Rosberg. 2017, portanto, seria o ano da revanche. E o tom de suas declarações logo após a derrota em Abu Dhabi já davam a entender que o inglês planejava voltar com força total. Só que a esperança da ‘vingança’ lhe foi negada. Como um ato bem pensado e em um golpe único, Rosberg optou pela aposentadoria apenas cinco dias depois do título. Foi mais um coice bem dado do alemão no adversário. 

Só que, sem Rosberg, Hamilton naturalmente se coloca como grande favorito à taça, dada a superioridade da Mercedes, seu talento e o fato de que seu novo companheiro de garagem, Valtteri Bottas, (ainda) não parece pronto para uma batalha em pé de igualdade. A verdade é que, embora diga que vai seguir com a vida agitada fora das pistas, Hamilton sabe que terá de lançar mão do mesmo expediente de desempenho da fase final de 2016, especialmente se as previsões da pré-temporada se confirmarem.

A F1 é caprichosa muitas vezes. Portanto, esse favoritismo todo não pode ser tomado como garantido. Como sempre acontece quando o Mundial vive sob o domínio de uma única marca, as regras mudam. Porém, desta vez, o regulamento foi muito além disso. A ideia por trás de todas as alterações foi, mais do que frear os prateados, tornar a maior das categorias mais difícil. Neste balaio, a esperança é que a hierarquia de forças do grid também dê uma embaralhada. 

 

Quer ler esta matéria na íntegra?