O mais jovem dos vencedores

Foi lá nos idos de 1950 que a Indy 500 viu um jovem destemido enfrentar os grandes e experientes para ficar com a vitória. O norte-americano Troy Ruttman conquistou as 500 Milhas de Indianápolis aos 22 anos e 80 dias

Evelyn Guimarães, de Curitiba

Assim como aconteceu nos primeiros anos da F1, a história das 500 Milhas de Indianápolis também começou a ser contada por homens experientes que desbravaram o desafiador circuito oval sem medo. E foi ainda nesta primeira fase que o icônico traçado da capital de Indiana testemunhou a vitória de Troy Ruttman — até hoje é o mais jovem vencedor da Indy 500.

Ruttman alcançou o feito com apenas 22 anos e 80 dias na edição de 1952, depois de uma batalha no Brickyard. Ainda, considerando que a Indy 500 fazia parte do campeonato mundial da F1 na época, a marca permaneceu nas mãos de Ruttmann por 51 anos até que Fernando Alonso ganhou o GP da Hungria em 2003, aos 22 anos e 26 dias.

Competidor nato, Troy nasceu na pequena cidade de Mooreland, no estado de Oklahoma, e também inspirou o irmão Joe a correr, que preferiu seguir o caminho da Nascar. 

Quer ler esta matéria na íntegra?