Com oito corridas disputadas, Lewis Hamilton caminha para igualar o feito de Michael Schumacher em 2002. O alemão subiu ao pódio em todas as corridas do ano

Se existe alguém a ser elogiado na temporada 2019 da Fórmula 1, este alguém atende pelo nome de Lewis Hamilton. O pentacampeão mundial teve um início avassalador de campeonato até aqui, com seis vitórias em oito corridas, disparando na classificação e já encaminhando o sexto título, que lhe coloca apenas atrás de Michael Schumacher na lista dos maiores campeões da história.

No Lado a Lado desta semana, o GRANDE PREMIUM compara o início de Hamilton em 2019 com o de Schumacher em 2002. Naquela temporada, o alemão teve uma temporada praticamente perfeita, subindo ao pódio em todas as corridas do ano.

Hamilton 2019: seis vitórias em oito corridas (Lewis Hamilton )

Schumacher após 8 corridas em 2002

70 pontos na classificação (185 utilizando o sistema atual)
6 vitórias
3 poles
2 voltas mais rápidas
43 pontos de vantagem para o segundo colocado (94 utilizando o sistema atual)

Hamilton após 8 corridas em 2019
187 pontos
6 vitórias
3 poles
1 volta mais rápida
36 pontos de vantagem para o segundo colocado

Schumacher contou com problemas dos adversários para disparar (Michael Schumacher)

O início de Schumacher na trajetória rumo ao pentacampeonato foi avassaladora, mas o alemão contou com o fator azar dos adversários. Logo na abertura da temporada, o piloto venceu tranquilamente na Austrália, se aproveitando do acidente que eliminou diversos carros logo na primeira volta, incluindo Rubens Barrichello e Ralf Schumacher.

O primeiro revés da temporada veio na Malásia. Se envolveu em toque com Juan Pablo Montoya na primeira volta e precisou fazer uma corrida de recuperação, chegando em terceiro. No Brasil, superou o mesmo Montoya na primeira volta e partiu para vitória tranquila, assim como em San Marino e na Espanha.

Na Áustria, veio a mancha da carreira, já que Barrichello o deixou passar na reta de chegada, em um dos momentos mais controversos da história da Fórmula 1. O segundo revés da temporada veio em Mônaco, quando David Coulthard dominou, mas logo mostrou força novamente, com a vitória no Canadá.

Naquele estágio da temporada, os mais próximos eram Montoya e Ralf, com 27 pontos cada. Barrichello vivia tempos difíceis, abandonando as três primeiras corridas do ano e sequer largando em Barcelona. O cenário era bem mais claro para o alemão.

 

Hamilton começou 2019 surpreendido por Valtteri Bottas, que venceu de forma acachapante na Austrália. O inglês não era favorito no Bahrein, mas se beneficiou do erro de Sebastian Vettel e do traumático problema de Charles Leclerc para vencer.

Dominou na China, foi superado por Bottas no Azerbaijão, mas emendou uma sequência de quatro vitórias, com domínios na Espanha e na França, interrompidos por uma prova problemática em Mônaco e o polêmico triunfo no Canadá, quando Sebastian Vettel sofreu uma punição, que deu a vitória em suas mãos.

Em uma temporada com menos acidentes e menos problemas de confiabilidade, Hamilton já apresenta uma vantagem bem confortável. Valtteri Bottas, o principal oponente, faz um ano bem melhor que Montoya, Ralf e Barrichello, ficando fora do pódio apenas uma vez até aqui. Um título parece completamente improvável, mas as chances de zebra são bem maiores do que em 2002.

 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar