Enquanto pouco se sabe do destino da temporada 2020 da MotoGP, uma coisa é certa: Valentino Rossi dará lugar a Fabio Quartararo na equipe de fábrica da Yamaha em 2021

Recém-saído da adolescência, Fabio Quartararo sabe que tem pelo caminho uma dura missão: suceder Valentino Rossi na Yamaha. Aos 21 anos, o francês de Nice foi o escolhido pela casa de Iwata para formar par com Maverick Viñales a partir de 2021, tomando um lugar que é do italiano desde 2013, quando voltou da Ducati.

Pela carreira vitoriosa e pelo papel que desempenhou na história da Yamaha e da própria MotoGP, difícil imaginar que alguém possa substituir plenamente o #46. O que torna a tarefa de Fabio um bocado ingrata. 

Ainda assim, o #20 fez o suficiente em 2019 para mostrar que merecia uma chance na equipe principal. Aos 41 anos, Rossi se encaminha para a aposentadoria ― ainda que ela não chegue em 2020 ― e, portanto, não é o futuro do time dos três diapasões. É, então, perfeitamente compreensível que a Yamaha tenha os olhos postos adiante. 

A fábrica japonesa não podia ser dar ao luxo de perder aquele que pode ser o futuro da categoria para uma equipe rival. A Yamaha, então, ofereceu um contrato de dois anos a Quartararo, mas deu a Rossi a chance de seguir com apoio total de fábrica correndo por uma equipe satélite. O italiano segue senhor do seu próprio destino ― e, ao que tudo indica ― vai formar par com Franco Morbidelli na SIC no próximo ano.

Num cenário como esse, o GRANDE PREMIUM decidiu colocar lado a lado a primeira temporada de Rossi e Quartararo na classe rainha. Na frieza dos números, o 2000 de Valentino na hoje extinta 500cc foi melhor. Afinal, o italiano conseguiu um aproveitamento de 62,5% de pódios nas 16 corridas disputadas conta o 36,8% de Fabio no ano passado.

Além disso, ao contrário do #46, Quartararo ainda não conseguiu sua primeira vitória. Rossi, porém, não fez poles em seu primeiro ano com a Honda, enquanto o #20 largou na frente sete vezes com a YZR-M1. 

Mesmo que Rossi tenha números melhores, Quartararo fez o bastante para merecer a promoção. Só o tempo vai dizer se ele conseguirá construir uma história tão vitoriosa quanto a do piloto que vai substituir. 

.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar