Depois de quatro corridas, Aston Martin e AlphaTauri estão entre as decepções da temporada. Vencedoras no ano passado, elas ocupam respectivamente a sétima e a sexta colocação no Mundial de Construtores
Mercedes e Red Bull, as originais, brigam corrida a corrida pelo título da temporada 2021 de Fórmula 1. Um pouco mais atrás, as genéricas ‘Mercedes verde’ e Red Bull B se mostram como verdadeiras decepções da atual temporada. Depois de quatro corridas, Aston Martin e AlphaTauri ocupam a sétima e a sexta colocação no Mundial de Construtores.
Vencedoras na atípica temporada passada, sufocada pelo início da pandemia do novo coronavírus, Aston Martin (5 pontos) e AlphaTauri (10) certamente têm motivos diferentes para agora figurarem no meio do grid, à frente das zeradas Alfa Romeo, Williams e Haas. A expectativa, apesar do começo ruim, é que ainda briguem com Alpine (15) e até mesmo Ferrari (60).
Os números de 2020 mostram que essa briga mais para cima na tabela de equipes seria possível e até esperada. Quando ainda era Racing Point e contava com a ‘Mercedes rosa’, o time baseado em Silverstone já tinha conseguido um quarto lugar com Lance Stroll, no GP da Hungria. Hoje, o melhor resultado do AMR21 não passa de um oitavo lugar, com o mesmo piloto canadense. Pior do que isso, o recém-chegado Sebastian Vettel ainda não pontuou mesmo jurando maior entendimento com o carro.
Por receber motores alemães, a Racing Point se sentiu no direito de se inspirar nos vencedores carros de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. As soluções apresentadas para os seus carros, claro, deram certo e daí veio o irônico apelido. O caso foi levado à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), mas a equipe mesmo assim terminou na quarta colocação geral. Sergio Pérez, um dos grandes responsáveis pelo sucesso, foi coroado com o lugar mais alto do pódio pela primeira vez na carreira, no GP de Sakhir.
“Os fins de semana são diferentes. Em um lugar apertado, talvez o carro se adapte melhor à pista e possa encontrar mais um ou dois décimos para tirar”, disse Vettel, já projetando o GP de Mônaco, que acontece no próximo fim de semana.
Do lado da AlphaTauri, que um ano antes ainda era Red Bull Toro Rosso, a coisa não foi muito diferente. A construção do carro não havia, ou pelo menos não aparentemente, se inspirado na prima rica. Mesmo assim, a velocidade de reta, justamente o que hoje lhe falta, chamou a atenção quando Pierre Gasly experimentou pela primeira vez a vitória na F1, no GP da Itália. Ao final da temporada, a escuderia terminou na sétima colocação geral.
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Talvez por essa colocação geral seja possível pensar que a vitória de Gasly tenha sido um ponto completamente fora da curva. E, então por isso, a equipe não tenha tanto para onde crescer. Nesse ano, um sétimo lugar no GP da Emilia-Romanha foi a melhor colocação. O jovem Yuki Tsunoda já contribuiu com pontos, mas ainda se sente frustado com o desempenho até aqui. A impressão é que o AT02 está longe de repetir pelo menos um pódio este ano.
“Precisamos compreender por que demos um passo atrás se comparado com o começo do ano passado”, reconheceu Gasly, logo após o último GP da Espanha, em Barcelona. “Temos muito trabalho pela frente.”
Diante da expectativa criada no ano passado, ainda é de se esperar que se não a ‘Mercedes verde’ e a Red Bull B venham para a briga, que pelo menos a Aston Martin e a Alpha Tauri façam um bom papel na F1 2021.
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