Como se sai o Max Verstappen de hoje quando comparado com a jovem promessa Lewis Hamilton? Para saber isso, colocamos lado a lado a carreira de ambos com a mesma idade

Eles possuem os maiores salários da Fórmula 1. E, hoje, são indiscutivelmente os melhores pilotos do grid – ou, ao menos, os melhores em condição de vitória. Sim, estamos falando de Lewis Hamilton e Max Verstappen.

Os dois, no entanto, são de gerações diferentes. O inglês já é heptacampeão e, a cada dia, dá mais sinais de que sua trajetória na categoria máxima do automobilismo pode estar chegando ao fim. Ao mesmo tempo, o holandês representa ainda terá uma longa carreira na F1 pela frente. Mais de 12 anos separam os nascimentos de ambos.

Com 2021 finalmente colocando um contra o outro em pé de igualdade, surge a oportunidade perfeita de um comparativo diferente. Não é aquele do que ambos fizeram até hoje, ou um outro que fizemos recentemente aqui no GRANDE PREMIUM, com os primeiros 120 GPs de ambos.

Estou me referindo ao que os dois que fizeram com a mesma idade. No caso, a idade que Verstappen tem exatamente hoje: 23 anos, seis meses e 14 dias.

Hamilton no GP da Inglaterra de 2008 (Foto: Wikimedia)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Tal conta joga Hamilton em 23 de julho de 2008, em seu segundo ano de F1 -e antes do primeiro título mundial. De cara, algo já fica claro: Lewis teve um caminho mais longa antes de estrear na categoria, ainda que já o tenha feito logo em um carro de ponta, o da McLaren.

Já Max pulou muita coisa no automobilismo de base, digamos assim. O filho de Jos Verstappen tem nada menos que o recorde de o mais jovem a estrear na Fórmula 1, aos 17 anos e 166 dias, no ano de 2015.

Isso coloca o piloto novato em sua sétima temporada aos 23 anos, ainda que nem sempre, durante esse tempo, tenha dito carros para lutar por vitórias.

Além disso, o holandês dificilmente poderá conquistar o seu primeiro título mais jovem do que Hamilton: Verstappen teria que ser campeão até agosto para tal feito, algo matematicamente quase impossível.

Independente de qualquer coisa, o que Hamilton fez de 2008 até aqui é algo de outro mundo. Se Verstappen igualar ou, pelo menos, chegar próximo, também será incrível de acompanhar.

Veja, a seguir, o comparativo de Max Verstappen com o jovem Hamilton:

Max Verstappen hoje (23 anos, 6 meses e 14 dias)

Max Verstappen, GP de Portugal 2020,
Verstappen no GP de Portugal de 2020 (Foto: Reprodução/Twitter/@redbullracing)

Pré-F1

Vencedor do Zandvoort Masters de F3 (2014)
3º colocado na F3 Europeia
3º colocado no GP de Macau (2014)

F1

Ano de estreia: 2015 (pela Toro Rosso)
6 temporadas completas (7ª iniciada)
120 GPs disputados
10 vitórias (8,3% de aproveitamento)
43 pódios (35%)
4 poles (3,33%)
1180 pontos (9,8 por corrida)
3º colocado no Mundial de F1 (2019 e 2020)

Lewis Hamilton aos 23 anos, 6 meses e 14 dias

Hamilton no GP da Inglaterra de 2007 (Wikimedia / Martin Pettitt)

Pré-F1

Campeão da Fórmula Renault Inglesa (2003)
Vencedor do Superprix do Bahrein de F3 (2004)
Campeão da F3 Europeia (2005)
Vencedor do Zandvoort Masters de F3 (2005)
Campeão da GP2 (2006)

F1

Ano de estreia: 2007 (pela McLaren)
1 temporada completa (2ª na metade)
27 GPs disputados
8 vitórias (29%)
19 pódios (70%)
9 poles (33%)
167 pontos, 6,18 por corrida (311 pontos pela regra atual, 11,5 por corrida)
Vice-campeão no Mundial de F1 (2007)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar