Siga-nos

Lado a Lado

A classificação da Indy 500

O Lado a Lado desta semana compara os sistemas de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis

Indy 500 teve mudança na classificação (Foto: Indycar)

As 500 Milhas de Indianápolis de 2022 passam por uma importante mudança no sistema de classificação. Agora, são 12 os pilotos que avançam ao domingo e pontuam, e a briga pela pole-position será reduzida a apenas 6, tal como acontece nas provas da Indy em circuitos mistos e de rua.

No Lado a Lado desta semana, o GRANDE PREMIUM explica as principais mudanças entre o antigo e o novo formato da classificação da Indy 500.

Indy 500 tem mudança na classificação (Foto: Indycar)

De 2019 a 2021

Aos sábados, todos os inscritos na prova têm a garantia de uma tentativa de classificação com quatro voltas, e podem tentar novamente se o tempo permitir. Ao fim do sábado, os nove pilotos mais rápidos avançam para uma sessão de tentativa única no domingo. O grid do 10º ao 30º lugar é definido, e caso a prova não tenha mais do que 33 inscritos, a última fila também é garantida.

No domingo, os pilotos que classificam de 31º para baixo têm seus tempos originais deletados e partem para uma nova tentativa de quatro voltas, e eventualmente podem tentar mais uma vez se houver tempo. Os pilotos que ficam em 34º ou abaixo não participam da corrida. Os nove mais rápidos do sábado participam do “Fast Nine Shootout”. A ordem de classificação é baseada nos tempos de sábado, do mais lento ao mais rápido. Os tempos de sábado também são deletados, e o mais rápido no domingo sai na pole.

2022

O sábado foi praticamente mantido, mas com uma importante mudança: em vez de nove pilotos avançando ao domingo, serão doze.

A briga pela pole, no domingo, será dividida em duas sessões. Na primeira parte, os 12 mais rápidos terão apenas uma volta para dar o seu máximo, e apenas os seis primeiros vão se classificar para o Fast Six, que definirá as duas primeiras filas da largada. O Fast Six também terá apenas uma volta de cada piloto, feita em ordem inversa à da classificação da sessão anterior. O mais rápido leva a pole e um prêmio de US$ 100.000.

A edição de 2022 das 500 Milhas de Indianápolis acontecerá na semana seguinte à classificação, no dia 29 de maio. Antes disso, a Indy retorna no dia 1 de maio, para o GP de Barber, no Alabama.

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect