Campeões na F1, vencedores em Le Mans

É seletíssima a lista dos pilotos que já conquistaram o Mundial de F1 e também tiveram a chance de triunfar na maior prova de endurance do mundo. Fernando Alonso foi o último a fazer parte do grupo

Fernando Silva, de Sumaré

Em 2019, as 24 Horas de Le Mans chegam à 87ª edição de uma gloriosa história. Ao longo de quase nove décadas, a mais icônica corrida de resistência do automobilismo mundial foi palco de dramas, tragédias e também momentos inesquecíveis e que ganharam até as telas do cinema.

Alguns pilotos entraram para a história em razão do seu cartel vencedor. O lendário dinamarquês Tom Kristensen, por exemplo, ganhou inimagináveis nove edições das 24 Horas de Le Mans. O belga Jacky Ickx, venceu seis vezes, enquanto Derek Bell, Frank Biela e Emanuele Pirro, este de volta aos holofotes no último fim de semana em razão da polêmica punição imposta a Sebastian Vettel no GP do Canadá, somam cinco triunfos cada um.

Muitos nomes com passagens na F1 encontraram a glória em Le Mans: José Froilán González, dono da primeira vitória da história da Ferrari na categoria, venceu em La Sarthe em 1954. Lorenzo Bandini, Chris Amon, Pedro Rodríguez, Bertrand Gachot, Johnny Herbert, Mark Blundell, Derek Warwick, Michele Alboreto, Pierluigi Martini, Nico Hülkenberg e até Helmut Marko — sim, ele mesmo — venceram a famosa prova.

Mas apenas cinco pilotos foram campeões mundiais de F1 e, antes ou depois, venceram as 24 Horas de Le Mans. A seguir, o GRANDE PREMIUM detalha a seletíssima lista, que foi completada no ano passado por Fernando Alonso.

 

Mike Hawthorn

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1955
Companheiro de equipe: Ivor Bueb
Equipe: Jaguar

Campeão mundial de Fórmula 1 em 1958

Curiosidade: A vitória do britânico Mike Hawthorn em Le Mans foi marcada por uma tragédia. A edição daquele 1955 foi a mais trágica da história em razão da tragédia que matou 84 pessoas — entre eles o piloto francês Pierre Levegh — e deixou mais de 120 feridos no pior acidente do automobilismo em todos os tempos.
 

Phil Hill
 

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1958, 1961 e 1962
Companheiro de equipe: Oliver Genbedien
Equipe: Ferrari

Campeão mundial de Fórmula 1 em 1961

Curiosidade: Primeiro norte-americano a conquistar o título mundial de F1, Phil Hill, nascido em Miami, cravou outra façanha naquele ano ao conquistar as 24 Horas de Le Mans. Até hoje, foi o único piloto a vencer as duas cobiçadas taças em uma mesma temporada.
 

Jochen Rindt
 

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1965
Companheiros de equipe: Masten Gregory e Ed Hugus
Equipe: North American Racing Team (Ferrari)

Campeão mundial de Fórmula 1 em 1970

Curiosidade: O conjunto formado pelo austríaco Rindt e os norte-americanos Masten Gregory e Ed Hugus foi o primeiro trio a vencer as 24 Horas de Le Mans. Antes, apenas duplas haviam triunfado em La Sarthe. Outro trio vencedor só foi visto anos depois, em 1977. Rindt foi o primeiro e único campeão póstumo da F1.


Graham Hill
 

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1972
Companheiro de equipe: Henri Pescarolo
Equipe: Matra-Simca Shell

Campeão mundial de F1 em 1962 e 1968

Curiosidade: A conquista de Norman Graham Hill em La Sarthe fez dele o primeiro e único na história a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo, que compreende os triunfos no GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
 

Fernando Alonso
 

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2018
Companheiros de equipe: Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima
Equipe: Toyota Gazoo Racing

Campeão mundial de F1 em 2005 e 2006

Curiosidade: Consagrado como um dos melhores pilotos da F1 do seu tempo, Fernando Alonso ainda estava ativo na F1 quando assinou com a Toyota para disputar a supertemporada 2018/19 do Mundial de Endurance, que compreende duas edições das 24 Horas de Le Mans. Na sua primeira tentativa, chegou ao topo do pódio e ajudou a marca japonesa a triunfar pela primeira vez na história da lendária prova.

Fernando Alonso venceu ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima em 2018
ACO