Hamilton x Schumacher

Lewis Hamilton conquistou o hexacampeonato e se aproximou ainda mais de Michael Schumacher, o maior vencedor de todos os tempos. Nada mais justo, então, do que colocarmos lado a lado os números dos dois

Gabriel Curty, de São Paulo

 

Números são frios, sabemos, mas não podem ser ignorados. E é por isso que, nesta quinta-feira (7), colocamos lado a lado os dois maiores campeões da história da Fórmula 1, comparando os números de Lewis Hamilton, agora hexa, com Michael Schumacher, heptacampeão da categoria máxima.

O que vemos no comparativo, além, é claro, do número de títulos muito próximo, um empate nos vice-campeonatos, além de um quase empate técnico no número de pódios. Nas vitórias, vantagem para o alemão, enquanto o inglês leva a melhor no quesito pole-positions.

Nas demais categorias avaliadas, Schumacher tem vantagem com mais voltas e corridas na liderança, muito mais voltas mais rápidas, mas também fez 58 corridas a mais que Hamilton, que pode chegar na marca do alemão com mais três anos de F1. Nos pontos, vantagem para Lewis, mas um asterisco é válido pela mudança gigante no sistema de pontuação, afinal, Michael corria e vencia em uma época em que o primeiro lugar dava 10 pontos.

LEWIS HAMILTON

 
6 títulos
2 vices
83 vitórias
248 corridas
87 poles
150 pódios
46 voltas mais rápidas
3399 pontos
146 corridas na liderança
4425 voltas na liderança

MICHAEL SCHUMACHER

 
7 títulos
2 vices
91 vitórias
306 corridas
68 poles
155 pódios
77 voltas mais rápidas
1566 pontos
142 corridas na liderança
5111 voltas na liderança

 

A discussão de quem entre os dois é o melhor é extremamente subjetiva e vai muito do gosto de cada um, mas os números estão na mesa. O que dá para cravar é que Hamilton dificilmente será superado por alguém nas poles, bem como o inglês não deve chegar nem perto das voltas mais rápidas de Schumacher.

Fazendo projeções, dá para imaginar um 2020 bem parecido com o que foram os últimos anos, com Mercedes e Hamilton dominantes e, por isso, não é completamente surreal que o inglês alcance as vitórias e os títulos de Schumacher já no próximo ano. 

Escolhendo Hamilton ou Schumacher, fato é que somos privilegiados por ter duas lendas do esporte em um espaço tão curto de tempo.