Todo mundo em casa

Em meio a uma pandemia de coronavírus, o calendário da MotoGP sofreu muitas modificações. Isso, somado a restrições de saúde pública, forçou os pilotos a ficarem em casa

Juliana Tesser, de São Paulo

Enquanto o mundo combate uma pandemia de coronavírus, o esporte a motor ficou em segundo plano. Uma atrás da outra, as categorias foram modificando seus calendários e, claro, a MotoGP não ficou de fora dessas mudanças.

O Mundial de Motovelocidade começou parcialmente suas atividades no último dia 8, com o GP do Catar de Moto3 e Moto2. As categorias menores puderam correr em Losail, pois já estavam por lá por conta dos testes da pré-temporada, mas a classe rainha ficou de fora por conta das barreiras impostas à entrada de italianos ou de pessoas que passaram pela Itália, já que o país se tornou o foto europeu da pandemia. 

Na sequência, os GPs de Tailândia, Austin e Argentina foram adiados para a reta final da temporada. Assim, ao menos por enquanto, a temporada começa em 3 de maio, com o GP da Espanha. Mas tudo vai depender dos rumos da Covid-19. 

Com o cronograma adiado, os pilotos tiveram de encontrar maneiras de se ocupar, mas, especialmente em Itália e Espanha, as restrições são um pouco maiores, já que o governo decretou quarentena para tentar conter a disseminação do vírus.

Ainda assim, os competidores estão buscando se ocupar. Nem sempre com as melhores ideias:

 

MotoGP se reuniu pela última vez no teste coletivo do Catar
(Foto: Honda)

Maverick Viñales

 

Sem poder correr, o #12 decidiu treinar. E não só na academia. Maverick foi se aventurar no motocross, caiu e passou a noite em observação no hospital. Mesmo sem fraturas, o piloto da Yamaha tem um período de recuperação de duas semanas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A few days of recovery and back to work 😜 Thanks for all the support 😍 #12gang | #MonsterYamaha | #MotoGp

Uma publicação compartilhada por Maverick Viñales (@maverick12official) em

 

 

Valentino Rossi

 

O multicampeão não deu lá muitos indícios do que anda fazendo da vida nesses dias de isolamento, mas Francesca Sofia Novello, a namorada do #46, tratou de entregar. No Instagram, a italiana relatou a fixação de Valentino pelo jogo Gran Turismo.

Mas não é só isso! Na segunda-feira (16), pelo menos, os dois saíram para dar um passeio ao redor do lago acompanhado dos cães Ulisse e Penelope. 

Marc e Álex Márquez

 

Os irmãos estão presos em casa, mas não perderam o espírito esportivo. Pelas redes sociais, os dois mostraram que estão encarando um desafio de fazer embaixadinhas com rolos de papel higiênico. O caçula, aliás, fez isso fantasiado de Minion.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Y sólo llevamos tres días en casa... 🙄😂 #YOMEQUEDOENCASA

Uma publicação compartilhada por Alex Márquez Alentà (@alexmarquez73) em

Aleix Espargaró

 

Apaixonado por ciclismo, o catalão não deixou de treinar. Muito pelo contrário. Com uma academia própria, o #41 não só se dedicou a pedalar, mas também fez outros tipos de atividades para manter o preparo físico.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Yo me quedo en casa, pero sigo entrenando a tope!! Como lo lleváis amig@s? Venga va, a intentar ser positivos!! 🎥 @davidacedo

Uma publicação compartilhada por Aleix 41 (@aleixespargaro) em

Pol Espargaró

 

O caçula dos irmãos de Granollers manteve a rotina de treinos e também aproveitou sua academia privativa para se manter ativo. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saldremos de esta cuarentena mas fuertes que nunca, en todos los aspectos! 💪🏻 #YoEntrenoEnCasa asi me gusta! Mucho animo!! // We all are having a hard time, we must fight as a team! ¡¡ 𝗙𝗼𝗿𝘇𝗮 𝗿𝗮𝗴𝗮𝘇𝘇𝗶 !! #ITrainAtHome @technogym

Uma publicação compartilhada por Polyccio44 MotoGP Rider (@polespargaro) em

Álex Rins

 

O piloto da Suzuki também está aproveitando o tempo extra para se manter em forma. Nos stories do Instagram, o espanhol mostrou que segue pedalando.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#NosotrosNosQuedamosEnCasa #IoRestoACasa Everyone, please stay safe 🙏🏻

Uma publicação compartilhada por Alex Rins 42 (@alexrins) em

Andrea Iannone

 

Ainda na espera pela decisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) a respeito do julgamento por doping, o #29 aproveitou o tempo livre para enviar uma mensagem de apoio e esperança. Em várias línguas, aliás.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sono passati dei giorni da quando è iniziata la quarantena e ogni giorno che passa risulta più difficile guardare la normalità di tutti i giorni distanti, senza sapere davvero quando riprenderà. La situazione rischia di diventare di vero sconforto per tutti se ci focalizziamo su questo. Mi alleno, mangio, riposo e ripeto. Ma invito tutti voi ad avere un ottica differente: pensate a quanto è importante la vostra routine ora che avete dovuto prenderne le distanze. Pensateci perché quando riprenderà per tutti noi ogni giorno sarà più bello e ogni singolo gesto, il più comune sarà importante. Focalizzatevi sul fatto che tutti insieme stiamo vivendo una battaglia unica che non si combatte con armi ma con la testa. Restate a casa e utilizzate gli strumenti di comunicazione per sentirvi uniti ai vostri parenti, amici, partner e a tutti quelli che vi stanno a cuore. Questi momenti non faranno che accrescere il valore dei prossimi giorni insieme. Mi alleno perché voglio approfittarne per migliorarmi, mangio bene perché voglio valorizzare il momento superando il semplice nutrirmi e passare al gustare, riposo sapendo che posso sfruttare questi giorni per riflettere, ordino la mente e poi ripeto. Ordinate la mente anche voi. I progetti e le priorità, iniziate a costruire il vostro futuro sapendo che la routine che vi aspetta quando tutto sarà finito sarà composta solo da ciò che realmente per voi ha importanza. Fatelo, perché presto tutto finirà. Fatelo, perché tutto andrà bene. #maniac #ai29

Uma publicação compartilhada por Andrea Iannone (@andreaiannone) em

Jack Miller

 

Assim como Viñales, o piloto da Pramac decidiu se arriscar no motocross. A passagem de Jack por Gumlow, em Townsville, na Austrália, porém, correu sem maiores problemas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Been enjoying riding the dirt bike while not being able to race my @pramacracing @ducati. Thanks for the shots from Sunday @_shiftmedia_ and @dustinpoole400 for letting us come spin some laps! 🤟🏼

Uma publicação compartilhada por Jack Miller (@jackmilleraus) em