Jack Miller está na MotoGP desde 2015, mas conquistou apenas duas vitórias. Hoje, o Lado a Lado relembra as vezes que o australiano subiu no degrau mais alto do pódio na classe rainha do Mundial

Jack Miller está na MotoGP desde 2015. Depois de grande desempenho na Moto3 no ano anterior, quando foi vice-campeão, o australiano pulou etapas e foi direto para a classe rainha no Mundial de Motovelocidade. Apesar de estar na sétima temporada, até hoje conquistou apenas 11 pódios, uma pole solitária e duas vitórias.

A primeira vitória foi no caótico GP da Holanda de 2016, que teve muita chuva, bandeira vermelha e favoritos caindo. A segunda foi no último fim de semana, no GP da Espanha, quando contou com um problema de Fabio Quartararo para assumir a liderança e comandar a dobradinha da Ducati em Jerez.

Apesar de poucas vezes no lugar mais alto do pódio na MotoGP, Miller teve atuações memoráveis e o GRANDE PREMIUM vai lembrar as duas vitórias no Lado a Lado de hoje.

Miller fez a festa com Marc Márquez no pódio do GP da Holanda em 2016 (Foto: Repsol)

GP da Holanda de 2016

Quando os pilotos alinharam no grid de largada em Assen, poucos colocariam Miller como favorito. Largando em 18º, o australiano fazia sua segunda temporada na MotoGP e a primeira na Marc VDS, uma equipe que raramente ocupava as primeiras posições.

Com a pista holandesa bem molhada, os pilotos patinavam com as motos, mas a situação piorou de vez na volta 14 das 26 previstas. Com o aumento da chuva, os comissários optaram pela bandeira vermelha e uma segunda bateria seria disputada.

Dessa vez, após bom início, fazendo recuperação, Miller largou em oitavo. No início, fez boa partida e, ao superar Danilo Petrucci, chegou a ficar em quarto lugar. Depois, contou com a queda de Andrea Dovizioso para subir uma posição.

Algumas voltas depois, no entanto, foi a vez de Valentino Rossi, que ocupava a liderança, cair e não retornar para a disputa. Com isso, Marc Márquez tomou a ponta seguido por Miller.

A nove voltas para o fim, Miller pressionou Márquez. Em bela manobra na chicane final de Assen, colocou por dentro e fez a ultrapassagem pela liderança. Depois, conforme a pista foi secando, o australiano apenas controlou a vantagem até receber a bandeira quadriculada com 1s991 de vantagem para o espanhol.

LEIA MAIS
⇝ Acesse todo o conteúdo do GRANDE PREMIUM

Jack Miller conquistou uma importante vitória no GP da Espanha, em Jerez (Foto: Ducati)

GP da Espanha de 2021

Depois de passar pela Pramac por alguns anos e conseguir boas atuações, Miller alcançou uma vaga na equipe de fábrica da Ducati. Cotado como favorito após as boas atuações na pré-temporada, começou mal a temporada, com quedas, brigas e até mesmo uma lesão. A corrida em Jerez era tudo ou nada.

Largando na terceira posição, Miller pulou para a liderança, mas rapidamente foi superado por Fabio Quartararo. O piloto da Yamaha passou a abrir vantagem e parecia caminhar tranquilo para a terceira vitória seguida em 2021.

A sorte mudou de lado no meio da corrida. Com fortes dores no braço, Quartararo passou a perder rendimento e Miller foi para o ataque até assumir a liderança. A partir daí, foi só seguir para uma gloriosa vitória que o colocou de vvolta na briga pelo título da classe rainha do Mundial.

Para coroar, o australiano ainda comandou uma dobradinha da Ducati, com Francesco Bagnaia em segundo. Foi apenas a sétima vez que a montadora conseguiu tal feito desde 2006.

O mais importante para Miller, no entanto, foi ter se reencontrado com a vitória após quase seis anos de jejum. Um momento para provar que aquela conquista em Assen, em 2016, não foi acidente de percurso.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar