Siga-nos

Ranking GP

As notas do GP da Rússia

O GP da Rússia teve vencedores e perdedores claros. É hora de dar as notas de cada piloto em mais uma grande corrida da excelente temporada 2021

Lewis Hamilton venceu em Sóchi (Foto: Mercedes)

Quando parece que a temporada 2021 não tem como melhorar ainda mais, lá vem ela nos surpreender novamente. A Fórmula 1 teve um GP da Rússia marcante, com imprevisibilidade ao longo de 53 voltas. E, acima de tudo, com vencedores e perdedores claramente delineados.

Por um lado, Lewis Hamilton conseguiu a centésima vitória na F1 e Max Verstappen minimizou danos ao escalar de último para segundo. Por outro, Lando Norris teve um final desastroso, assim como a maioria dos pilotos que decidiu encarar a chuva com pneus slicks. É hora de avaliar cada um no Ranking GP desta semana.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Vitor Fazio.

Lewis Hamilton venceu pela centésima vez na F1 (Foto: Mercedes)

1°) Lewis Hamilton – 8.5 Hamilton é aquele cara que sempre dá um jeito de vencer e, de certa forma, a magia do triunfo na Rússia foi tipo Turquia 2020, de repente. Só que, diferentemente da Turquia do ano passado, Lewis não deu um show de ultrapassagens ou coisa do tipo e até teve seus momentos complicados no fim de semana. O que importa, para o campeonato, é que venceu.

2°) Max Verstappen – 9.0 Sair de último para segundo é algo que sempre vai ser histórico. A corrida de Max na Rússia foi muito boa, o resultado, espetacular. O holandês deu sorte com a chuva, assim como Hamilton, depois de um stint complicado de pneus médios. Foi excelente.

3°) Carlos Sainz Jr. – 9.0 Um dos grandes finais de semana de Sainz na Ferrari. Largada esperta, primeira fila no grid, pódio no fim. Dá para resumir bem como feeling de chuva impecável, afinal, acertou a hora exata de colocar pneus intermediários quando veio a chuva no domingo e secos no s´ábado.

4°) Daniel Ricciardo – 8.0 A fase de Ricciardo parece mesmo estar virando, hein? Depois da vitória em Monza, um bom resultado na Rússia era crucial e veio mesmo. Tendência é de alta agora.

5°) Valtteri Bottas – 6.5 Bottas teve um desempenho pífio na pista molhada, mas, de verdade, dá para julgar? O que a Mercedes fez com Bottas, trocando o motor de propósito para o finlandês marcar Verstappen no fundo do grid, como explicar? Não há quem aguente humilhação assim, convenhamos.

6°) Fernando Alonso – 8.0 Corridão! Agressivo, ousado, passou até Verstappen antes da chuva cair. Só errou ao não colocar pneus de pista molhada mais cedo, cabia um pódio tranquilo ali.

7°) Lando Norris – 9.0 Pecado, pecado! Lando errou ao não parar para colocar pneus de chuva? Errou, mas quem somos nós para julgar? Fez o que achou o certo para vencer, deu azar da pista alagar tanto. Vai aprender a confiar mais no time, mas fez um fim de semana lindíssimo.

Lando Norris, Lewis Hamilton, Mercedes, McLaren,
Lando Norris viu a vitória escapar no fim (Foto: Reprodução/Twitter/@F1)

8°) Kimi Räikkönen – 8.5 Kimi na chuva foi aula! E, sim, deu sorte na hora da parada e tal, mas a corrida em si já tinha sido bem boa, viu? O finlandês passou o tempo todo acompanhando a turma do meio do grid.

9°) Sergio Pérez – 7.5 Pérez fazia sua melhor corrida desde o GP da França até a chuva cair. Aí se perdeu, ignorou o chamado do time e ficou sambando na pista molhada.

10°) George Russell – 8.0 Russell brilhou em mais uma classificação na chuva, partindo da segunda fila. A estratégia não clicou, não foi tudo bem na pista molhada no fim, mas George teve ritmo bem forte no início também.

11°) Lance Stroll – 4.5 Stroll fazia um fim de semana praticamente perfeito, com ótima classificação, bela largada, bom ritmo no seco, tudo certo. Só que teve uma atuação sofrível na chuva, algo que não é comum para o canadense. Bateu em Vettel e em Gasly em um curto espaço de tempo.

12°) Sebastian Vettel – 5.5 – Vettel fazia um fim de semana bem abaixo do de Stroll, mas cresceu no fim e foi acertado pelo companheiro, não dá para julgar o alemão ali.

13°) Pierre Gasly – 5.0 Um raro fim de semana discretíssimo de Gasly. Na classificação, vacilo da AlphaTauri na tática de uso dos pneus. Na corrida, bom ritmo e o time até errou de novo também, mas Pierre vacilou na largada, tem sua parcela.

14°) Esteban Ocon – 4.5 O tempo todo atrás de Alonso, mas faltou muito ritmo ali para Ocon depois do primeiro pit-stop. Foi presa fácil, não fez grandes coisas.

15°) Charles Leclerc – 6.0 Leclerc fazia um corridaço, da última fila para os pontos e com chances boas dentro do top-10. Veio a chuva, ficou na pista e se deu mal, escapando feio da pista.

Valtteri Bottas, Mercedes 2021,
Valtteri Bottas fazia corrida ruim, mas foi salvo pela chuva (Foto: Reprodução/Twitter/@MercedesAMGF1)

16°) Antonio Giovinazzi – 4.0 Giovinazzi foi heroico ao guiar a prova toda sem rádio, principalmente na chuva, mas voltou a se envolver em acidente de largada e isso tem complicado muito. Desta vez, nem classificou bem, para amenizar.

17°) Yuki Tsunoda – 2.0 Toda semana a mesma coisa, né? Classifica mal, faz besteira, chega longe pra caramba de todo mundo. Não há muito o que dizer de novo.

18°) Nikita Mazepin – 1.0 Tenebroso, passou vergonha hist´órica classificando na chuva e tomando quase 4s do companheiro em casa.

NC – Nicholas Latifi – 4.5 ‘NiSHOWlas’ brilhou na classificação, mas valeu de nada: trocaram o motor do rapaz e a corrida ficou condenada ali mesmo. Sem culpa na apatia dominical.

NC – Mick Schumacher – 4.5 Ganha uns pontinhos porque foi bem na classificação e é meio que isso. Não teve muito tempo de aparecer na prova.

GP da Rússia – 10.0  Outra corrida memorável, mesmo que sem um resultado final particularmente fascinante. As reviravoltas do fim de semana, incluindo a chuva do fim, pareciam roteiro de cinema. Sorte do público, que acompanha uma temporada maravilhosa.

Melhor GP – GP da Rússia – 10.0
Pior GP – GP da Estíria – 3.0
Média – 7.2

Confira a média das notas do ano:

1°) Max Verstappen – 8.4
2°) Lando Norris – 7.9
3°) Lewis Hamilton – 7.6
4°) Carlos Sainz Jr. – 7.1
4°) Charles Leclerc – 7.1
6°) Pierre Gasly – 7.0
7°) Fernando Alonso – 6.9
8°) Valtteri Bottas – 6.1
8°) Daniel Ricciardo – 6.1
10°) George Russell – 6.1
11°) Esteban Ocon – 6.0
12°) Sergio Pérez – 5.9
13°) Lance Stroll – 5.8
14°) Kimi Räikkönen – 5.7
15°) Robert Kubica – 5.5
15°) Sebastian Vettel – 5.5
15°) Antonio Giovinazzi – 5.5
18°) Nicholas Latifi – 4.7
19°) Mick Schumacher – 4.5
20°) Yuki Tsunoda – 4.4
21°) Nikita Mazepin – 2.2

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect