Siga-nos

Ranking GP

As notas do GP da Turquia

O molhado da Turquia colocou um novo nome na lista de vencedores da temporada 2021 e indicou um novo líder no Mundial de Pilotos. É hora de dar nota a todos do grid

A largada do GP da Turquia (Foto: McLaren)

A Fórmula 1 voltou a visitar a Turquia, agora para coroar o sexto vencedor de corrida da temporada 2021: Valtteri Bottas. O finlandês teve uma das melhores performances da carreira, e justamente na pista molhada, garantindo o nome entre os pilotos com uma dezena de vitórias na categoria.

Em termos de campeonato, Max Verstappen saiu muito no lucro com o segundo lugar e retomou a liderança do campeonato, enquanto Lewis Hamilton amargou o quinto lugar e viu a ponta escapar de suas mãos. É hora de avaliar o que cada um dos 20 pilotos fizeram no Ranking GP desta semana.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Gabriel Carvalho.

Valtteri Bottas comemora a vitória na Turquia (Foto: Mercedes)

1º) Valtteri Bottas – 10.0 Imparável! Bottas teve uma das melhores atuações da carreira, guiando muito na chuva como se fosse um especialista no piso molhado. Não tem como receber outra nota que não seja a máxima.

2º) Max Verstappen – 8.5 Não foi brilhante, claro que não foi, mas Verstappen teve uma grande atuação pelas circunstâncias: não era o melhor carro e, mesmo assim, chegou na frente de Hamilton.

3º) Sergio Pérez – 9.0 Talvez a melhor performance de Checo na temporada, até melhor que na vitória em Baku. Hamilton deve estar até agora tentando passar o mexicano, que se defendeu de forma magistral. Baita pódio.

4º) Charles Leclerc – 7.0 O resultado é bom? É bom. A performance foi boa? Mais ou menos, né? Sempre que Charles teve uma chance real na corrida, vacilou, na ponta e, depois, em terceiro. Dava para ser melhor.

Charles Leclerc chegou a sonhar com a vitória (Foto: Ferrari)

5º) Lewis Hamilton – 7.0 A punição por troca de componente do motor prejudicou bastante, mas Lewis deveria ter feito mais do que o quinto lugar. Ficou preso em Tsunoda e em Pérez e isso custou caro. Ainda, deveria ter parado quando a Mercedes mandou.

6º) Pierre Gasly – 7.5 Ótimo fim de semana de Gasly de novo. Bem na classificação, bem na corrida. Foi discreto, mas fez o que tinha de ser feito ali. Ótimos pontos.

7º) Lando Norris – 6.0 Uma prova um tanto quanto incomum de Norris em 2021: pouco se notou que o inglês estava ali. Lando foi bem melhor que Ricciardo, isso não pode ser esquecido.

8º) Carlos Sainz – 9.0 Um dos melhores nomes da corrida, Sainz teve atuação exuberante. Saindo de penúltimo, chegou nos pontos no primeiro stint. No segundo, depois de um pit-stop lamentável da Ferrari, encaixou volta mais rápida atrás de volta mais rápida. É um dos grandes na chuva.

9º) Lance Stroll – 7.0 Boa prova de um Stroll que realmente costuma crescer no piso molhado. Bons pontinhos para a Aston Martin.

10º) Esteban Ocon – 7.0 Não foi uma grande prova de Ocon, mas o feito histórico de chegar ao fim da corrida sem nenhum pit-stop foi daqueles! Ganha nota por isso.

11º) Antonio Giovinazzi – 6.5 Bom resultado com a Alfa Romeo, ainda que insuficiente para manter o emprego em 2022. O italiano segue em um ano digno.

12º) Kimi Räikkönen – 6.0 Também uma boa corrida, só ficou um pouco atrás de Giovinazzi, por isso a nota um pouquinho menor.

13º) Daniel Ricciardo – 3.5 Um dos piores do fim de semana, Daniel lembrou o piloto da primeira fase da temporada. Caiu no Q1 da classificação e não teve performance alguma na corrida. Ainda foi ultrapassado pelas duas Alfa Romeo em um espaço de duas curvas.

14º) Yuki Tsunoda – 5.0 Uma linda defesa de posição contra Hamilton, talvez em seu grande momento até agora na F1. Mas foi isso. No fim, mais uma rodada boba e nada de pontos.

15º) George Russell – 5.5 Longe de ter sido um grande trabalho de Russell, que já brilhou bem em algumas outras provas na pista molhada. Mas não foi tão ruim assim também.

Mick Schumacher teve domingo pior que o sábado na Turquia (Foto: Haas)

16º) Fernando Alonso – 4.5 Classificação brilhante, azarado no toque que tomou de Gasly, mas não temos como passar pano para a pancada que deu em Schumacher. Com intermediários, pouquíssimo rendeu.

17º) Nicholas Latifi – 3.5 Definitivamente, a Turquia não parece ter sido feita para Latifi. Depois do show de horrores de 2020, Nicholas voltou a errar sozinho no traiçoeiro traçado turco.

18º) Sebastian Vettel – 3.0 Aquela escolha por pneus de pista seca na parte final da corrida foi absolutamente indefensável. Pista molhada, asfalto complicado, enfim, não foi aposta, foi burrice. E Seb sabe disso.

19º) Mick Schumacher – 5.5 Uma pena a pancada sofrida no início via Alonso, hein? Mas a classificação já valeu muito, com direito a levar a carroça da Haas ao Q2.

20º) Nikita Mazepin – 1.5 Tenebroso. Toda semana é a mesma coisa: muito atrás de todo mundo, até de Schumacher nas classificações. Ainda deu uma fechada absurda em Hamilton quando era retardatário.

GP da Turquia – 7.5 – Uma boa corrida, hein? Não é sempre que o caos da Rússia vai rolar, mas a prova no piso molhado turco foi bem decente, sim. Boas brigas, bela atuação de Bottas, recuperação de Sainz…

Melhor GP – GP da Rússia – 10.0
Pior GP – GP da Estíria – 3.0
Média – 7.5

Confira a média das notas do ano:

1º) Max Verstappen – 8.5
2º) Lando Norris – 7.8
3º) Lewis Hamilton – 7.5
4º) Carlos Sainz – 7.2
5º) Charles Leclerc – 7.1
6º) Pierre Gasly – 7.0
7º) Fernando Alonso – 6.7
8º) Valtteri Bottas – 6.4
9º) Sergio Pérez – 6.1
9º) Esteban Ocon – 6.1
11º) George Russell – 6.0
11º) Daniel Ricciardo – 6.0
13º) Lance Stroll – 5.9
14º) Kimi Räikkönen – 5.7
15º) Antonio Giovinazzi – 5.5
16º) Robert Kubica – 5.3
16º) Sebastian Vettel – 5.3
18º) Nicholas Latifi – 4.6
19º) Mick Schumacher – 4.5
20º) Yuki Tsunoda – 4.4
21º) Nikita Mazepin – 2.1

Você pode gostar:

As notas do GP da Rússia

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect