Siga-nos

Ranking GP

As notas do GP da Holanda

Quem foi o melhor? Quem foi o pior? O GP da Holanda não foi marcante, mas teve atuações de destaque em uma temporada ainda imprevisível

Max Verstappen, Red Bull, GP da Holanda 2021,
(Foto: Reprodução/Twitter/@redbullracing)

O GP da Holanda era uma das corridas mais esperadas de 2021. Não pela pista de Zandvoort, mas pela festa da torcida holandesa para Max Verstappen. Dá para dizer que as expectativas viraram realidade: em um GP que esteve longe de ser épico, coube ao público criar cenas memoráveis.

Ainda assim, as atuações dos pilotos foram contrastantes. Max Verstappen voltou a ser soberano, mostrando força na luta pelo título. Pierre Gasly também teve um grande fim de semana, levando a AlphaTauri ao limite. Em contrapartida, pilotos como Sebastian Vettel e Nikita Mazepin tiveram dias sofríveis na Holanda. O russo, sem surpresas, voltou a levar a pior nota de todas no Ranking GP desta semana.

Max Verstappen, Red Bull, GP da Holanda 2021,
Max Verstappen venceu em Zandvoort (Foto: Reprodução/Twitter/@redbullracing)

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Vitor Fazio.

1°) Max Verstappen – 10.0 Irretocável! Verstappen viveu um fim de semana quase como o da Áustria, com domínio absoluto das ações. Até mesmo na classificação, quando ficou só 0s038 na frente de Hamilton, foi dominante, já que fez a marca sem abrir a asa. Deu show na frente dos compatriotas.

2°) Lewis Hamilton – 8.5 Não há muito o que falar de negativo da corrida de Hamilton. Lewis teve ótima classificação, quase fazendo milagre, mas não foi capaz de evitar a vitória de Verstappen. Segue em ótimo momento nas performances.

3°) Valtteri Bottas – 7.0 Poderia ter sido mis combativo quando era para atrapalhar Verstappen? Sim, mas Bottas não teve uma corrida ruim, não. Foi rápido, foi ao pódio. E ainda rebelde ao fazer a volta mais rápida no fim. Quase atrapalhou Hamilton, mas foi engraçado.

4°)Pierre Gasly – 9.0 Que temporada do Gasly, nossa senhora. Quarto lugar com uma AlphaTauri, coisa impressionante. E foi com autoridade, com uma bela classificação, ótima largada e um ritmo que destruiu a estratégia da Ferrari, que parecia boa.

5°) Charles Leclerc – 7.5 Fica um pouco a sensação de que a Ferrari poderia ter brigado pelo pódio, mas a culpa é mais do carro do que de Leclerc, que fez lá a parte dele e ficou na frente das McLaren.

Carlos Sainz Jr. foi ultrapassado por Fernando Alonso no fim (Foto: Ferrari)

6°) Fernando Alonso – 8.5 Forte candidato a piloto do dia, Alonso segue em ótima forma desde a corrida em Baku. O espanhol voltou a ter um fim de prova muito forte, passando Sainz quando pouca gente esperava ainda algo da etapa.

7°) Carlos Sainz Jr. – 6.0 Ficou atrás de Leclerc, perdeu a posição para Alonso no fim e bateu forte no treino livre. Ainda assim, um bom sétimo lugar e uma classificação decente.

8°) Sergio Pérez – 5.0 A corrida foi muito legal de se ver, com ultrapassagens, boa reação, mas a classificação é injustificável. Sim, a Red Bull o soltou no meio da confusão no fim do Q1, mas e nas primeiras voltas? Pérez largou lá do fundo e basicamente fez a obrigação no domingo.

9°) Esteban Ocon – 6.5 É verdade que acabou consideravelmente atrás de Alonso, mas foi um fim de semana positivo de Ocon, que vai se estabelecendo bem no meio do pelotão intermediário. Bons pontinhos.

10°) Lando Norris – 5.5 Azar tremendo com o Q2 encerrado e uma corrida decente. Mesmo assim, nada muito digno de nota, ficou ali na média.

11°) Daniel Ricciardo – 4.5 Não consegue aproveitar quando Norris tem problemas, péssimo Q3, corrida ruim também. Cada vez mais complicada a situação, o quarto lugar na não-corrida belga caiu do céu.

A McLaren teve um dia difícil (Foto: McLaren)

12°) Lance Stroll – 5.0 A pista nunca pareceu das mais fáceis para a Aston Martin e, no fim das contas, não foi mesmo. Stroll ficou na média, o esperado.

13°) Sebastian Vettel – 3.0 Mesmo que só uma posição atrás de Stroll, perde uns pontos pelos erros cometidos, principalmente na corrida, quando até podia ter passado perto dos pontos.

14°) Antonio Giovinazzi – 6.0 Uma classificação dos sonhos e uma corrida de pesadelo. Tudo deu errado desde a largada, coitado.

15°) Robert Kubica – 6.0 Foi bem, sim! Kubica estava parado, tem todas as limitações no braço que todo mundo sabe e, mesmo assim, ficou na frente das Williams. Bela prova.

16°) Nicholas Latifi – 4.5 A batida na classificação atrapalhou demais algo que até era promissor. Não dá para aliviar na nota.

17°) George Russell – 4.5 É o mesmíssimo comentário que fizemos na nota de Latifi. Aqui só vale um adendo: para efeitos de Ranking GP, George deu muito azar que não rolou a corrida na Bélgica, viria notão.

George Russell, vindo de um pódio, esteve tímido na Holanda (Foto: Williams)

18°) Mick Schumacher – 3.5 Um horror no fim de semana e ainda fez aquilo com Vettel na classificação quando brigava com o próprio companheiro na pista, mais uma vez.

19°) Yuki Tsunoda – 3.0 Não sabemos mais nem o que dizer de Tsunoda para não ficar repetitivo, mas está um horror completo. Gasly joga sozinho na equipe.

20°) Nikita Mazepin – 2.0 Mesmo comentário de Mick, mas com o adendo que ainda tentou arrebentar o companheiro na corrida com uma manobra bastante suja.

GP da Holanda – 3.5 – Certamente não foi um thriller, mas também não foi a pior corrida do ano. A variedade de estratégias salvou um GP de raras ultrapassagens na pista. Fica a torcida para que os carros de 2022 produzam um espetáculo melhor.

Melhor GP – GP da Hungria – 9.5
Pior GP – GP da Estíria – 3.0
Média – 6.8

Confira a média das notas do ano:

1°) Max Verstappen – 8.6
2°) Lewis Hamilton – 7.8
3°) Lando Norris – 7.7
4°) Pierre Gasly – 7.3
5°) Charles Leclerc – 7.1
6°) Carlos Sainz Jr. – 7.0
7°) Fernando Alonso – 6.8
8°) Esteban Ocon – 6.2
9°) Robert Kubica – 6.0
10°) Lance Stroll – 5.9
11°) George Russell – 5.8
11°) Sergio Pérez – 5.8
11°) Valtteri Bottas – 5.8
14°) Daniel Ricciardo – 5.7
15°) Antonio Giovinazzi – 5.6
16°) Sebastian Vettel – 5.5
17°) Kimi Räikkönen – 5.4
18°) Yuki Tsunoda – 4.7
19°) Nicholas Latifi – 4.6
20°) Mick Schumacher – 4.4
21°) Nikita Mazepin – 2.4

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect