Siga-nos

Análise

Verstappen x Hamilton: Vitória na estratégia é bom, mas briga roda com roda será ainda melhor

A disputa no GP da França foi animada apesar de ficado por conta das paradas nos boxes decididas por engenheiros e estrategistas. A decisão do título entre o holandês e o inglês pegará fogo quando eles se encontrarem pra valer na pista

Lewis Hamilton, Max Verstappen, GP da França 2021,
Max Verstappen tem 32 pontos de vantagem sobre Hamilton (Foto: Divulgação/Red Bull Content Pool)

O GP da França até surpreendeu os mais céticos, que acreditavam em uma corrida morna, sem grandes emoções. O domingo (20) de Fórmula 1 provocou uma boa surpresa graças as diferentes estratégias de pneus de Red Bull e Mercedes, que deram a vitória a Max Verstappen sobre Lewis Hamilton. Vitória nos pit-stops, é bom, mas a aguardada briga roda com roda será ainda melhor. 

Com o resultado em Le Castellet, o holandês ampliou de quatro para 12 pontos a vantagem para o inglês, após sete corridas: 131 a 119. O próximo compromisso da F1 é já neste fim de semana, com o GP da Estiria e, depois, no outro domingo, o GP da Áustria, ambos disputados no Red Bull Ring.

Verstappen largou na pole-position, mas perdeu a traseira do seu Red Bull logo na segunda curva e permitiu que Hamilton o ultrapassasse. Naquele momento, estava aberta a possibilidade de um passeio da Mercedes pelas longas retas no circuito de Paul Ricard. O que reconhecidamente não estava previsto nos planos do time alemão era o undercut realizado pelo time rival.

Quando todo o grid reclamava do rápido esfarelamento dos pneus, Max foi para o pit na volta 18, colocou os compostos mais duros e acelerou para tirar a desvantagem para Lewis. Deu certo, já que, quando o inglês percebeu, os três segundos de desvantagem já haviam sido descontados. O holandês voltou ao pit ainda na volta 33 e, novamente de pneus médios, passou o inglês na metade da 52ª e penúltima volta.

Lewis Hamilton, Max Verstappen, GP da França 2021,
Verstappen levou a melhor sobre Hamilton mesmo com duas paradas nos boxes (Foto: Divulgação/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“A corrida foi para a frente e para trás hoje. Nosso ritmo era bom, mas tínhamos 3s de diferença para o undercut. Não foi o suficiente para proteger Hamilton”, disse o chefe de equipe Toto Wolff.

O resultado na Red Bull foi considerado como o troco do GP da Espanha. Naquele oportunidade em Barcelona, a Mercedes, com o estrategista James Vowles, o mesmo que admitiu o erro na bandeirada final na França, percebeu que era preciso fazer com que Lewis parece antes do rival e acelerasse o máximo possível para chegar no lugar mais alto do pódios.

“Fizemos o undercut com o Max e o ritmo na volta de saída foi fenomenal. Depois, ficamos na posição horrível de Barcelona e concluímos que eles não podiam fazer aquilo conosco de novo. Então, fomos para o pit-stop para o Max recuperar”, lembrou.

Esses trocos de estratégias, rixas entre os chefes de equipes, claro, são interessantes para a apertada luta do Mundial de Pilotos. Mas imagina como seria uma briga roda com roda. Até agora o mais próximo que se viu de um real confronto entre os dois pilotos foi nas voltas finais do GP do Bahrein, ainda na abertura da temporada. Por lá, Verstappen ganhou a primeira posição, mas exagerou nos limites de pista e foi obrigado a devolver a posição. Já sem pneus para atacar novamente, viu Hamilton levar a primeira vitória do ano.

A expectativa é que esse duelo entre o #33 e o #44 ainda pegue fogo. Os dois se respeitam, pouco ou nada trocam farpas via imprensa e, mais do que tudo, são ótimos pilotos. O que se sabe é que isso deve durar até o primeiro bater a roda no carro do outro. Pode não ser a melhor forma de vencer um campeonato, mas certamente é o tempero que falta para uma das melhores temporadas em muitos anos.

Se uma briga entre engenheiros de equipe, baseado em números e estratégias já é bom, imagina quando Vertappen e Hamilton brigarem pra valer roda com roda.

Leia mais:

+ Tsunoda: alguns erros, muitos palavrões e pouco resultado até agora

+ Do grid da F1 para o Victory Lane da Indy

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect