Siga-nos

Lado a Lado

Como era Hamilton com mesmo número de corridas de Verstappen

GRANDE PREMIUM compara os feitos de agora do holandês com os do inglês nas primeiras 128 provas de Fórmula 1. Apesar do título mundial em 2008, o #44 não tem tanta vantagem assim na matemática

Hamilton, Verstappen,
A guerra entre Red Bull e Mercedes parece esquentar ainda mais depois das férias de verão (Foto: Divulgação/Red Bull Content Pool)

O começo das carreiras de Lewis Hamilton e Max Verstappen na Fórmula 1 encontram lá suas semelhanças. Os dois chegaram muito cedo para a categoria e, logo de cara, corresponderam a quem investiu no talento. Mas o que o inglês havia conseguido com o mesmo número de corridas do holandês? O GRANDE PREMIUM cruzou os números e apresenta a matemática neste Lado a Lado.

Hamilton e Verstappen tinham condições financeiras bastante discrepantes ainda no kart. Enquanto um vinha de família humilde, que precisou abrir mão de muita coisa para realizar o sonho do filho; o outro já tinha mais condições com o pai Jos tendo acumulado um bom capital como piloto. O que mais chamava a atenção mesmo era o talento dos pilotos. Em diferentes épocas, Lewis foi lapidado na McLaren, e Max foi para o guarda-chuva da Red Bull.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

É bem verdade que Hamilton, logo em sua segunda temporada, com 23 anos, então a bordo da McLaren, o hoje número 44 já havia espantando o mundo da velocidade. Depois de bater na trave no ano anterior, em 2008, ele conquistou o título mundial e deu mostras que poderia dominar a categoria por bom anos. A equipe em si que não ofereceu o melhor carro para o britânico e a coisa foi degringolando até o final de 2012, quando surge o projeto da Mercedes.

Com Verstappen, a mudança de equipe foi uma promoção. Da só modesta Toro Rosso (hoje AlphaTauri) de 2015 até as quatro corridas da temporada seguinte, com vitória na estreia pelo time maior, o holandês assombrou o mundo com muita técnica. Um arrojo que quase atrasou a sua carreira, próprio de um piloto que estreou com 17 anos e queria mostrar todo o seu talento. 

Verstappen e Hamilton ainda vão brigar muito pelo título mundial (Foto: Reprodução/TV)

Fato é que o #33 tem hoje 128 GPs disputados. A essa altura, Hamilton estava no GP dos Estados Unidos, em 2013, em seu primeiro ano com a Mercedes. Só a partir do ano seguinte, começaria o domínio das Flecha de Prata, que emendaram até aqui sete títulos consecutivos.

Além do título mundial, Hamilton tinha 22 vitórias e 54 pódios. Era de certa forma o recomeço da sua carreira, em busca de tantos e tantos recordes históricos na Fórmula 1. Ainda em busca do primeiro título da carreira, o piloto da Red Bull tem 15 vitórias e 50 pódios. Ou seja, por mais que o inglês tenha sido um fenômeno em seus primeiros anos, a carreira do holandês está longe de se jogar fora. 

Se isso é um prenúncio do que Verstappen pode fazer quando tiver as 14 temporadas completas de Hamilton, é difícil precisar. Ainda assim, a temporada 2021 é só o começo de uma disputa entre dois pilotos que foram fenômenos em seus primeiros anos na F1.

Leia mais:

+ As principais categorias do esporte a motor

+ Mir 2020 x Mir 2021

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect